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Fidelizar clientes: 05 dicas para fazer ele se sentir especial

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Encantar e fidelizar clientes é um dos desafios que os empreendedores precisam vencer. Afinal, quem não gosta de se sentir especial? 

Podemos mencionar algumas vantagens desse processo de fidelização, uma delas é que os clientes satisfeitos sempre indicarão a sua empresa para outras pessoas, gerando mais confiança e credibilidade no mercado, o que naturalmente faz o seu negócio crescer. 

Isto vai além do que apenas oferecer produtos e serviços de qualidade, mas principalmente se colocar no lugar do cliente, entendendo as suas necessidades e mantendo uma relação de longo prazo com ele.

Existem várias formas de se dar a atenção que o cliente merece, por isso citaremos algumas delas aqui. 

O que é fidelizar clientes e como isso é importante para o meu negócio? 

Quando se lida com os clientes, estamos nos relacionando com pessoas que possuem sonhos, expectativas a respeito do futuro e de tudo o que desejam realizar na vida. Ao entender isso, fica mais fácil se colocar no lugar delas e apresentar as soluções que necessitam como consumidores.

Além do atendimento e da venda ser realizada, é necessário saber o que o cliente achou do produto/serviço adquirido, se teve algum problema com a entrega ou com o seu funcionamento — podemos chamar de pós-venda, algo muito importante para o seu negócio.

Essas práticas fortalecem a confiança entre as partes, levando a um relacionamento profissional duradouro – isso é fidelizar clientes! 

O caminho da conquista: comunicação humanizada na internet

Por vivermos em um mundo altamente tecnológico, nos deparamos com inúmeras formas de comunicação entre empresas e pessoas. Redes sociais, aplicativos de celular, e-mails, formulários em sites ou lojas virtuais, chats e atendimentos por mensagens são algumas das mais utilizadas. 

Mas, é importante que a relação entre cliente e empresa seja mantida da forma mais humana possível. Principalmente, ao oferecer seus produtos e serviços a eles. Nesse sentido, para se conectar com o consumidor é preciso saber contar uma boa história.

Isto é, quando o empreendedor conversa com o cliente da maneira correta, pensando em suas necessidades, contando a ele a história por trás do seu produto ou serviço prestado, será mais fácil de compreender o que a empresa está oferecendo ao consumidor, tornando-o mais propenso a comprar com recorrência. 

5 dicas para fazer o seu cliente se sentir especial na internet 

O cliente precisa ter uma boa experiência com a empresa em todas as etapas (atendimento, envio de mensagens, perguntas, compra e recebimento do produto ou prestação do serviço) para que ele de fato, se sinta especial! 

Para que isso seja realizado da melhor maneira, vamos conferir algumas dicas sobre o assunto:

1. Escrever mensagens de agradecimento 

As pessoas gostam de ser surpreendidas positivamente. As mensagens de agradecimento são uma das formas de encantar o seu cliente e é muito fácil de fazer! 

A cada compra que ele fizer você escreve uma mensagem à mão ou impressa, colocando-a na embalagem e enviando-a ao cliente. 

Algumas dicas do que pode ser escrito com esse caráter, são:

  • De preferência, escreva sempre o primeiro nome do cliente na mensagem
  • Agradecimentos sinceros são sempre bem-vindos, tais como: é muito bom ter você como cliente, desejamos ótimas compras e etc
  • Se for a primeira vez que ele comprou com você, demonstre o quanto está feliz com isso.

2. Embalagens e cartões personalizados

Ainda falando sobre cartões e mensagens personalizadas aos clientes, as embalagens dos produtos também podem levar o nome da sua empresa ou marca. 

E não precisa ser só cartões de papel, mas também os virtuais, aqueles que você cria e envia para os consumidores via redes sociais, e-mail, aplicativos, chat e etc. 

3. Espaço dedicado aos clientes

Para saber se a sua empresa está mandando bem, é possível dar espaço para que os clientes deixem os seus depoimentos sobre os produtos e serviços oferecidos, como por exemplo:

  • Colocar as opiniões em um destaque no Instagram
  • Repostá-las nos stories nas redes sociais
  • Avaliações públicas no site e loja virtual do seu negócio — isso reforça a prática de fidelizar clientes.

E se eu receber uma crítica sobre a minha empresa? Isso significa que assim como existem pessoas que têm uma boa experiência com o seu produto, pode acontecer o contrário, e tudo bem. 

É importante abrir espaço para essas críticas, considerando cada uma delas e assim mudando o que for necessário para melhorar o seu negócio. Se os clientes não disserem que o brigadeiro que compraram estava muito doce, como o empreendedor vai criar produtos melhores e com mais sabor? 

A crítica deve ser considerada e aplicada no dia a dia para saber se ela tem fundamento, considerando quantos clientes reclamaram, quais aprovaram os seus produtos e quais são as soluções possíveis para os problemas observados

4. Atendimento personalizado

O atendimento deve ser sempre agradável, simpático e que tire as dúvidas do consumidor, fazendo com que ele se sinta ouvido.

Em um espaço físico o empreendedor tem mais contato com o cliente, deixando essa relação mais próxima. Quando a empresa é virtual, o contato físico não é visível, mas ainda assim o empresário pode se aproximar do seu cliente, por meio de todas as dicas que apresentamos neste artigo.   

5. Envie brindes

Aproveite as datas comemorativas ou de aniversário do cliente, por exemplo, para enviar alguns brindes. 

Se a sua empresa vende produtos de papelaria, é possível enviar mini-agendas, canetas e bloquinhos de papel aos clientes, pois isso irá encantar o consumidor. Posteriormente, ele se lembrará sempre da sua empresa! 

Se você é um empreendedor que vende bolos e doces, pode criar mini amostras desses produtos, já que os alimentos atraem naturalmente os clientes. Aproveite a ocasião e peça a opinião deles sobre os sabores, a qualidade dos seus produtos e o que pode ser melhorado. 

Para divulgar essas delícias (bolos, doces ou algo gostoso que você vende) em seu site/loja virtual ou nas redes sociais, não se esqueça de tirar boas fotos — aquelas de dar água na boca — e coloque as informações necessárias ali para que os consumidores não tenham dúvidas do que querem, como comprar, os sabores disponíveis e etc. 

Com todas as dicas que colocamos aqui, com certeza você conseguirá não somente conquistar, mas também fidelizar os clientes no seu negócio e manter uma relação cada vez melhor com eles! 

Para ajudar a divulgar o seu negócio seja em sua loja virtual, no site ou nas redes sociais, separamos aqui um material que apresenta 14 ferramentas para bombar a sua empresa principalmente no Instagram, atraindo os usuários e fazendo-os se tornarem seus futuros clientes!

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