Agilize o processo de checkout e evite que o consumidor desista de comprar
A partir do momento em que o cliente seleciona um produto, o processo de compra precisa ser simples e prático para evitar que ele desista justamente no fim. Nesse sentido, para que esse tipo de problema não ocorra, é recomendável ter um checkout transparente.
O que isso significa? Você precisa passar para seu cliente que é seguro e fácil concluir a compra no mesmo ambiente da sua loja. A experiência pode ser comparada a uma compra em um supermercado. Se o cliente está com o carrinho cheio de produtos, mas as filas dos caixas estão longas e a espera é demorada, ele pode desistir da compra facilmente.
>> Leia também: 10 detalhes que farão com que o cliente conclua a compra no seu site
E você não quer que isso se repita em sua loja virtual, certo? Para que você entenda as diferenças, reunimos as informações de três modelos de checkout:
? Padrão: o cliente é direcionado para outra página para fazer o pagamento e concluir a compra. Geralmente, muitas pessoas se perdem nessa etapa e ficam com receio de colocar seus dados em um site diferente da sua loja. Ou ficam com dúvida se estão fazendo o procedimento corretamente e saem da página sem ter finalizado a compra.
? Lightbox: uma janela é aberta dentro do seu site para o cliente fazer o pagamento. Nesses casos, fica claro para o cliente que ele precisa inserir os dados no ambiente da ferramenta de pagamento, como a do PagSeguro, para finalizar a compra.
? Checkout transparente: o cliente fica no ambiente do seu site durante todo o processo de compra. Essa é a melhor maneira de oferecer uma experiência de compra completa na sua loja virtual. Quando o pagamento é finalizado, o cliente recebe a confirmação de compra na loja.
Abaixo, reunimos outras dicas de como evitar o abandono de carrinho adotando o checkout transparente em seu e-commerce.
Invista em um design prático
Seja sincero: a sua loja virtual é fácil de ser navegada? Para evitar abandono de carrinho é indispensável que seu site tenha um design simples, prático e com todas as informações necessárias.
Lembre-se, também, de que tudo precisa seguir um padrão de cores e fontes que tenham a ver com a sua marca. É preciso investir um tempo para aliar beleza com praticidade. Caso contrário, não adianta ter um checkout transparente, pois seus clientes ainda não vão conseguir comprar em sua loja virtual.
>> Leia também: 4 Cases de sucesso de UX Design para inspirar seu e-commerce
Ofereça várias opções de pagamento
No checkout transparente, o cliente quer ter escolhas de como vai realizar o pagamento da compra. Cartão de crédito, débito, transferências on-line e boleto são maneiras que atendem a maioria dos consumidores. Afinal, quanto mais opções sua loja tiver, o seu alcance será maior e aumentam as chances de acertar a necessidade do consumidor.
>> As lojas virtuais UOL já vêm integradas com o PagSeguro, que oferece a opção de checkout transparente e diferentes formas de pagamento!
Disponibilize um atendimento para tirar dúvidas
Outra recomendação para evitar abandono de carrinho é tentar antecipar e solucionar quaisquer dúvidas que seu cliente possa ter na hora de finalizar uma compra. Ou seja, você não pode presumir que todos sabem realizar pagamentos online. Uma sugestão é disponibilizar um atendimento online ou ter uma página com um FAQ bem prático. Aliado a um checkout transparente, fica muito mais difícil de o cliente desistir da compra.
Viu só como é possível evitar o abandono de carrinho com um checkout transparente? Não deixe para depois e coloque já em prática essas dicas!