Faça uma avaliação dos pontos fortes e fracos dos seus concorrentes
Todo empresário precisa saber lidar com a concorrência. Engana-se quem pensa que não é preciso acompanhar o que o outro está fazendo. Por meio de outros negócios, você pode avaliar se precisa investir em mais tecnologia, aumentar o mix de produtos ou buscar algum diferencial para se destacar no mercado.
Uma maneira muito simples de acompanhar de perto a concorrência é simular uma compra como se fosse um cliente. Tente avaliar quais são os pontos fortes da empresa e quais são os pontos fracos. O que eles oferecem que você não pensou? Ou, melhor, o que você nunca faria se fosse no seu negócio?
Essa reflexão é essencial para que você possa compreender os sinais de quando é necessário implementar ações para bater de frente com as empresas, porque existem momentos em que é necessário tomar medidas mais agressivas. A questão é quando e como. Para ajudá-lo a elucidar esse momento, veja, abaixo, as dicas que reunimos para você:
Esteja sempre atento
Acompanhar a concorrência não significa deixar de lado seu negócio e ficar 24 horas monitorando o que ela fez ou deixou de fazer. Preços, catálogo de produtos, frete, políticas de entrega e promoções são informações importantes que são atualizadas periodicamente. Estar atento a essas mudanças é o que vale!
Evite a guerra de preços
Nada pior que ficar competindo por quem vende mais barato ou quem oferece mais vantagens ao cliente. É claro que esse é um método comum de bater de frente com empresas concorrentes, mas não é uma boa opção.
Primeiro porque é supercansativo e você acaba desvalorizando o seu produto; segundo porque você diminui sua margem de lucro, e isso pode desestruturar todas as suas finanças. Nada vantajoso, não é mesmo? Por isso, se você notar que o concorrente está jogando os preços lá embaixo, respire e avalie se você pode, mesmo, entrar no jogo dele.
Para isso você pode selecionar produtos que estão com baixa rotatividade no estoque, por exemplo, e fazer uma divulgação estratégica. Nunca vire refém da guerra de preços, pois é importante se certificar de que qualquer ação não vá interferir no seu faturamento.
Conheça bem a sua margem
Se você conhecer bem as finanças do seu negócio, as chances de você bater de frente com a concorrência e vencer são bem maiores. Calcule bem os gastos necessários, pois, às vezes, você acha que está lucrando quando, na verdade, está deixando de ganhar.
Descobrir qual é a margem de contribuição de cada item vendido é essencial para que você possa planejar promoções, aumentar ou diminuir preços.
Busque uma vantagem competitiva para ser único
Para bater de frente com a concorrência e vencer é preciso se diferenciar. Não adianta você copiar tudo que o seu concorrente faz ou só agir depois que ele lançar algo novo. Para que você realmente se destaque, é essencial investir em algo que torne sua empresa referência no segmento.
Preze sempre pela qualidade e saiba que é possível se diferenciar sem precisar investir em máquinas ou produtos caros. O atendimento pré e pós-venda, por exemplo, como é? Ele é personalizado? Você pode criar um clube de benefícios ou até mesmo entrega mais rápida. Tente ter algo que nenhum concorrente seu tem.
Viu só quando e como você deve bater de frente com a concorrência? Dessa maneira, você evita ficar preso a uma redução de preços e possui um diferencial com o qual seus concorrentes não podem competir.
Caso estabeleça uma estratégia de sucesso, você que será copiado por outras empresas!