Não basta apenas saber os dias mais especiais, é fundamental entender como criar estratégias para as datas comemorativas de 2025. Como o mercado se comporta em cada uma delas e como o seu negócio pode explorar essa mudança para conseguir vender mais.
Independentemente do segmento da sua loja, alguns dias ou períodos do ano são um pouco mais especiais, não é mesmo? E é exatamente por isso que você deve começar agora a planejar as suas ações para o calendário comercial.
Afinal, o calendário está cheio de ocasiões especiais que podem ser gatilhos para aumentar o faturamento e a visibilidade do seu negócio. Das celebrações mais tradicionais, como a Páscoa, até eventos criados especificamente para criar a demanda em um setor específico, o caso da Black Friday.
De qualquer forma, sem se preocupar tanto com o motivo, a verdade é que esses dias mais especiais podem ajudar a aumentar o seu faturamento em um mês e mesmo ao longo de um ano. Então continue a leitura para conferir mais detalhes!
Quais são as datas comemorativas de 2025?
Para começar, é importante ir direto ao ponto, entendendo as características de cada uma dessas datas e como o seu negócio pode explorar para ter mais vendas.
1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal
Embora ocorra logo no início do ano, o período de férias costuma prolongar o clima de consumo do Natal. Para serviços de turismo, lazer e alimentação, essa é uma oportunidade interessante.
4 de março (terça-feira): Carnaval
O feriado de Carnaval em 2025 será no começo de março. A festa costuma movimentar desde o setor de hospedagem até estabelecimentos de entretenimento e venda de fantasias. É um momento em que ações promocionais podem atrair tanto turistas quanto consumidores locais que gostam de comemorar.
18 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo
É uma data católica de forte tradição no país, impactando principalmente hotéis e restaurantes nas cidades turísticas.
Nesse período, o chocolate se torna protagonista devido à Páscoa, que ocorre próximo a essa data (20 de abril em 2025). Produtos artesanais e cestas temáticas podem ganhar destaque.
21 de abril (segunda-feira): Tiradentes
Geralmente, prolonga o movimento de quem viaja no feriado da Páscoa ou busca descansar. É outra chance para o setor de turismo e também para comércios locais que podem oferecer promoções de fim de semana prolongado.
1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho
Um dia que não costuma ser tão forte em termos de vendas no varejo, mas ainda assim pode ser aproveitado com campanhas de valorização do trabalhador, descontos e parcerias com sindicatos ou eventos temáticos.
11 de maio: Dia das Mães
Considerada a segunda data mais forte em termos de vendas no ano, perdendo apenas para o Natal.
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8 de junho: Dia dos Namorados (comemorado em 12 de junho)
A data em si é 12 de junho, mas intensifica as buscas por presentes ao longo da primeira quinzena do mês. É uma ocasião comercial forte, que costuma impulsionar vendas de roupas, cosméticos, joias, chocolates, flores e jantares especiais.
19 de junho (quinta-feira): Corpus Christi
Outro feriado que pode virar um “feriadão,” ótimo para restaurantes, pousadas e destinos turísticos. Para outros segmentos, pode ser uma data útil para liquidar estoques do Dia dos Namorados.
10 de agosto (domingo): Dia dos Pais
Também gera boas oportunidades em produtos masculinos, eletrônicos, vestuário e gastronomia.
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7 de setembro (domingo): Independência do Brasil
Mesmo caindo em um domingo, ainda é um dia simbólico para ações de marketing que destaquem valores nacionais ou produtos que celebrem o país. Em segmentos que dependem de grandes campanhas, aproveitar o gancho patriótico pode ser interessante.
12 de outubro (domingo): Dia das Crianças
Roupas infantis, brinquedos e atividades de lazer fazem grande sucesso nesse período.
2 de novembro (domingo): Finados
A princípio, não apresenta forte impacto no varejo, mas segmentos como floriculturas podem ter uma alta considerável. Vale estudar a cultura local para identificar oportunidades.
15 de novembro (sábado): Proclamação da República
Apesar de ser um feriado prolongado no fim de semana, algumas empresas aproveitam o mês para antecipar a Black Friday, que normalmente acontece na última sexta-feira de novembro.
28 de novembro até 1º de Dezembro: Black Friday
Um dos maiores eventos comerciais do Brasil. O varejo online e físico se agitam oferecendo descontos agressivos para escoar estoque, atrair novos clientes e fidelizar os atuais.
25 de dezembro (quinta-feira): Natal
Uma das datas mais aguardadas pelo comércio. Período de aumento significativo das vendas para presentes, ceias e confraternizações. É fundamental estruturar equipes e estoques antecipadamente.
Como as datas comemorativas impulsionam as vendas?
Também é interessante entender os motivos para que um período do ano represente mais ou menos vendas para uma loja, não acha?
Sazonalidade planejada
As pessoas já esperam gastar mais dinheiro em determinadas épocas, seja no Dia dos Namorados, Dia das Mães ou Black Friday. Essa predisposição facilita a argumentação de vendas, pois o público já está em busca de oportunidades.
Força do marketing emocional
Propagandas associadas a datas festivas costumam emocionar e gerar identificação imediata. É um gatilho que faz com que potenciais compradores se lembrem de experiências passadas ou queiram criar novas memórias.
Maior disposição para consumir
Em muitos momentos do ano, os consumidores estão mais propensos a adquirir presentes e serviços relacionados a celebrações. Isso acontece porque essas datas integram o calendário cultural e social do país.
Facilidade para criar promoções temáticas
O apelo visual e conceitual de uma campanha temática é forte. Com criatividade, é possível lançar produtos ou serviços exclusivos, personalizar embalagens e elaborar anúncios segmentados.
As datas comemorativas são oportunidades estratégicas para fortalecer o relacionamento com os cliente e planejar campanhas alinhadas a essas ocasiões pode fazer toda a diferença no seu faturamento ao longo do ano.
Por isso, antecipe-se, conheça seu público e explore cada data de forma criativa e estratégica. Seja com promoções especiais, lançamentos temáticos ou ações de engajamento, o importante é criar experiências memoráveis para seus clientes.
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