Em um passado, não muito distante, viajar de avião, jantar no restaurante japonês aos sábados e fazer compras pela internet era “coisa de rico”. Mas graças ao desenvolvimento da economia brasileira nos últimos anos, a classe C ascendeu. E hoje, viagem de avião, jantar fora aos finais de semana e acesso a internet é realidade da chamada “nova classe média” brasileira.
De acordo com dados do instituto de pesquisa Data Popular, a classe C é responsável por 78% do que é comprado em supermercados, 60% das visitas a salões de beleza, 70% dos cartões de crédito e representa 80% dos acessos à internet no Brasil.
E eles não estão só navegando. Eles também estão comprando. De acordo com um relatório da consultoria e-bit, 52% dos novos e-compradores de 2013 (ou seja, aqueles que fizeram sua primeira compra no ano passado) possuem renda familiar de até 3 mil reais.
Contra fatos não há argumentos. Portanto, está mais que evidente que você precisa entender e agradar esse público. Saiba como.
Produtos
Analise seu mix de produtos, e se for o caso, reveja sua estratégia para que incluir no seu catálogo alguns dos itens mais procurados por esse consumidor. Eletrodomésticos e eletrônicos são os campeões de venda neste nicho.
Segundo o Data Popular, a classe C gastou 51 bilhões de reais com eletrodomésticos e eletrônicos em 2019.
Preço
Este consumidor ainda procura pelo menor preço, mesmo que seja um produto de qualidade inferior. Então, é importante que você tenha uma estratégia de precificação bem definida e visão de mercado. Faça monitoramento constante da concorrência e esqueça margens de lucro muito altas.
Formas de pagamento
Conhecida justamente por atender as necessidades das classes emergentes, a Casas Bahia ganhou esse público ao permitir que o cliente dividisse suas compras em diversas vezes.
Se você quer atender esse segmento, invista em opções de parcelamento e tenha mais de uma forma de pagamento. Segundo o e-bit, os consumidores de classes C e D ainda ficam inseguros ao passar informações confidencias de sua conta e cartão para a rede. Sendo assim, a forma de pagamento mais utilizada por eles ainda é o boleto bancário.
Simplicidade
Evite cadastros longos e complicados, obrigatoriedade de dados pessoais que dificilmente o consumidor saberá de cor (como número do título de eleitor, ou da CNH, por exemplo). Muitos cliques até o checkout podem espantar esse cliente (aliás, qualquer cliente), que tem pressa e gosta de praticidade.
Atendimento e contato
Por ser novo nesse “negócio de comprar pela internet”, esse consumidor ainda é muito inseguro e tem dúvidas a todo instante. Além de passar segurança quanto à proteção dos dados, prazo de entrega e qualidade de produtos, é interessante disponibilizar mais de um meio de contato (telefone, e-mail, chat ao vivo, redes sociais, etc.) e ter um atendimento rápido e eficaz.
Sua loja já está preparada para atender o novo e-consumidor?