Empreendedorismo

O empreendedorismo feminino no mercado atual

5 Mins read

Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de mulheres à frente de negócios. De acordo com o levantamento “Empreendedorismo Feminino no Brasil 2022” do Sebrae, com dados do IBGE, as mulheres representam 34% do total de empreendedoras do país.

Ao todo são 30 milhões de pessoas empreendedoras no Brasil, sendo 10,3 milhões a soma de mulheres responsáveis por negócios, um número histórico desde 2016, quando  a pesquisa começou. Os estados do Rio de Janeiro e Ceará, lideram com a maior proporção de mulheres, sendo 38% nos dois casos.

De 2021 para 2022, o número de empregadoras também cresceu em 30%, porém, em um saldo geral, 87% das mulheres empreendedoras tocam sozinhas os seus negócios. O setor de serviços é onde a atuação feminina é mais expressiva, representando mais da metade.

Contudo, ainda há muitas barreiras a serem quebradas, além da jornada dupla ou tripla, que incluem maternidade e cuidados domésticos, ainda existem fatores culturais que perpetuam a resistência às mulheres em posições de liderança e participando de tomadas de decisões. Mesmo com níveis mais altos de escolaridade e menor inadimplência em instituições financeiras em comparação aos homens, as mulheres ainda enfrentam desafios como falta de confiança e acesso limitado a crédito.

Habilidades e características necessárias no empreendedorismo feminino

Além da força de vontade, uma empreendedora precisa desenvolver e trabalhar em potencialidades que impulsionam na empreitada de estar à frente de um negócio de sucesso. Algumas delas incluem:

– Resiliência e autoconfiança

– Inovação e conhecimento do mercado

– Organização e planejamento

– Boa comunicação e habilidades interpessoais

– Capacidade de liderança e formação de equipes eficazes

Essas são algumas das habilidades fundamentais para enfrentar os desafios e garantir o sucesso a longo prazo do negócio, que viabilizam iniciativa, sensibilidade e responsabilidade para assumir riscos, além de boa adaptabilidade frente a transformações constantes e rápidas do mercado.

Para saber mais e se motivar, conheça a história e os ensinamentos de mulheres inspiradoras, na seleção especial de mês das mulheres feita pelo Skeelo, para ler onde e quando quiser!

Empreendedoras da história, série de minibooks escrita por Renata Losso – Editora Pormenor

Sinopse: Empreendedoras da história é um mergulho nas vidas de mulheres que transformaram sonhos em realidade, desafiando estereótipos e pavimentando caminhos para futuras gerações. Cada capítulo traz a história de uma mulher inspiradora no mundo dos negócios, revelando não apenas os sucessos estrondosos, mas também os desafios e as lições valiosas que moldaram o seu percurso.

Lidere como uma mãe, de Valerie Cockerell – Editora Buzz – Ebook

Sinopse: Liderança não precisa ser complicada. As mães sempre souberam disso!

Em Lidere como uma mãe, Valerie Cockerell compartilha os mais notáveis princípios da maternidade para todos que desejam ser líderes eficazes.

A partir de situações reais e de sua própria experiência integrando a liderança da Disney, ela explica como criar os filhos, ser multitarefas como só uma mãe sabe ser, administrar conflitos e se tornar um exemplo são algumas das habilidades que um líder poderia aplicar no ambiente de trabalho para crescer profissionalmente.

Não precisamos olhar muito além dos ensinamentos que recebemos de nossos pais e mães para saber o que funciona e o que não funciona.

Com Lidere como uma mãe, até grandes líderes aprenderão como colher os melhores resultados para suas organizações.

Você pode fazer a diferença, de Stacey Abrams – Editora Nacional – Audiobook narrado por Jeniffer Nascimento

Sinopse:

“Sua coragem é contagiante, sua abordagem é inclusiva e seus olhos estão fixos no ponto mais alto, que sempre trouxe o melhor de dentro de nós.” – Michelle Obama

“Para Stacey Abrams, ambição é pulsão de vida e precisa ser descoberta, compreendida e acariciada. É uma ferramenta que deve ser usada para criar um percurso para a liderança diante do sabotador que, muitas vezes, carregamos dentro de nós e também dos sabotadores que nos cercam.” – Trecho do prefácio de Maju Coutinho

Persistência, trabalho árduo e bom relacionamento profissional são os ingredientes cruciais para avançar na carreira. No entanto, para pessoas como Stacey Abrams – não brancas, de regiões periféricas e sem acesso fácil a oportunidades –, é preciso mais do que isso para progredir. Stacey, uma mulher negra vinda de uma família pobre e trabalhadora nos Estados Unidos, lutou contra toda a opressão até chegar à Faculdade de Direito de Yale, uma das mais prestigiosas do mundo, e, tendo construído uma carreira como executiva em empresas de alto escalão, se tornou a primeira líder do sexo feminino de um dos partidos na Assembleia Geral da Geórgia e a primeira afro-americana na liderança da Câmara dos Representantes de seu país.

Neste livro, Stacey combina as memórias de seu caminho até a liderança com conselhos do mundo real para mulheres e pessoas não brancas, oferecendo insights duramente conquistados para navegar em mundos que, até agora, eram em grande parte território apenas de homens brancos. Você pode fazer a diferença é um manual para todos os que desejam mudar suas vidas e tomar as rédeas do futuro que desejam para si, usando sua indignação e não conformismo como força motriz para gerar ação.

Você mentora, de Paula Abreu – Editora Buzz – Ebook

Sinopse: Empodere-se na Jornada da Transformação: Cansada de trabalhar até a exaustão e ainda se sentir aquém de suas metas financeiras? Desesperada para ter tempo para si mesma, para seus filhos, para seu crescimento pessoal? Você mentora é o livro que vai ajudá-la a reconstruir seu negócio de uma forma mais leve, mais lucrativa, e mais a sua cara. Desperte a mentora que existe em você e descubra como seu conhecimento pode ser a chave para a vida que você sempre sonhou.

Meu caminho até a cadeira número 1, de Rachel Maia – Editora Globo – Ebook

Sinopse: Conheça a trajetória de Rachel Maia, uma das executivas de maior prestígio do país

Conquistar um cargo de diretoria é algo distante para a maioria da população brasileira. Imagine, então, quando se é mulher, negra e periférica. Caçula em uma família de sete irmãos, Rachel Maia estudou a vida toda em escola pública e dividia um quarto da casa com todas as irmãs. “Meu pai me ensinou que os estudos e a preparação são fundamentais. Minha mãe me mostrou que a coragem e a sensibilidade me levariam longe.”

Em Meu caminho até a cadeira número 1, a respeitada executiva conta como construiu uma carreira bem-sucedida em importantes empresas globais, como Tiffany & Co., Pandora e Lacoste. Além de compartilhar com os leitores sua trajetória de vida, formação e convicções sobre o mercado de trabalho, diversidade e autoconfiança.

Quer começar a empreender na internet? O UOL HOST ajuda milhares de mulheres empreendedoras com as melhores soluções para presença online. Conheça nossos produtos!

Related posts
EmpreendedorismoSoluções

Estratégias de alcance: qual a diferença entre omnichannel, multichannel e crosschannel

4 Mins read
Está querendo alavancar o seu negócio e precisa de uma estratégia eficaz para vender cada vez mais? Saiba que no UOL HOST…
Empreendedorismo

Bueno Wines: a inspiradora palestra de Galvão Bueno no Fórum E-commerce Brasil 2023

3 Mins read
Galvão Bueno, o icônico locutor e apresentador esportivo, para muitos o maior do país, encerrou a programação na plenária Marketing & Vendas…
EmpreendedorismoVendas Online

7 dicas para otimizar a experiência do usuário em sua loja virtual

4 Mins read
A experiência do usuário desempenha um papel muito importante no sucesso de uma loja virtual. Quando os clientes visitam a sua loja,…