Quem trabalha com um e-mail profissional precisa estar preparado para alguns imprevistos no momento do envio. Mas calma, se você ainda não teve problemas com seus e-mails, esse conteúdo também foi feito para você.
Afinal de contas, nada melhor que se precaver e evitar transtornos futuros, não é verdade? Chegou a hora de saber até que ponto uma falha no e-mail profissional prejudica o bom andamento da sua comunicação.
Portanto, se você notar que as mensagens de e-mail não estão chegando aos destinatários, pode analisar alguns motivos que causam esse problema.
São inúmeras possibilidades, mas entre as principais, destacam-se: problema com o domínio que está vinculado à conta do e-mail, classificação das mensagens como SPAM, ou até mesmo anexos com tamanho acima do permitido.
Para que você entenda caso a caso, o UOL Meu Negócio vai explicar o que são os bloqueios que causam a falha no e-mail profissional.
Para começar, vamos entender o que é uma lista de bloqueio?
Mas afinal, o que é uma lista de bloqueio e como funcionam?
Uma coisa é certa: se o seu endereço de e-mail for adicionado a uma lista de bloqueio, o destinatário não receberá mais as suas mensagens.
Também chamada de DNSBL (listas de bloqueio de sistema de nome de domínio), ela é um dos recursos que resultam na falha no e-mail profissional.
Na teoria, essa lista é um banco de dados que contém endereços IP e domínios. Na prática, sua função é analisar se um endereço de e-mail está envolvido em comportamentos maliciosos.
Ou seja, ela é basicamente uma ferramenta que atua no combate aos SPAMS – uma mensagem eletrônica que chega ao usuário sem a sua permissão ou sem seu desejo em recebê-lo.
Além disso, é comum que domínios de e-mail com baixa reputação sejam incluídos nessas listas de bloqueio.
Portanto, antes de se perguntar porque as suas mensagens são bloqueadas no e-mail de outros usuários, tente se questionar:
Há quanto tempo você envia e-mails e com qual volume? Quanto maior o período que você faz envios, melhor será a sua reputação. Mas atenção: altos volumes de envios podem parecer suspeitos, já que os algoritmos entendem que a sua lista de contatos pode não ter sido adquirida de forma orgânica.
Como está o engajamento do envio? Quando suas taxas de abertura são baixas – isto é, quando os usuários não abrem suas mensagens –, aumentam as chances do seu e-mail ser considerado um SPAM.
Como estão as suas configurações de envio? Se você trabalha com o envio de e-mail marketing, é válido usar as configurações do Servidor de DNS. Ainda não tinha ouvido falar desse termo? Um DNS (Sistema de Nomes de Domínio) basicamente confirma aos provedores de e-mail que quem fez o envio realmente é quem diz ser.
Saiba o que é e como solucionar cada bloqueio
Além dos motivos que já falamos ao longo do conteúdo, a falha no e-mail profissional também pode ser causada por outras questões.
Entre elas estão, o limite de envios excedidos, espaço de hospedagem cheio, ou o conhecido erro “user unknown”.
Quando essa mensagem aparece, significa que o e-mail do destinatário está incorreto. Portanto, sempre verifique se o usuário existe no seu sistema de mensagens de destino.
Agora, voltando a falar dos bloqueios que contribuem para a falha no e-mail profissional, listamos os 3 principais que você deve ter conhecimento.
Para que você tire todas as suas dúvidas, o UOL Meu Negócio preparou um resumão do que é o bloqueio Spamhaus, bloqueio de envio via SMTP e bloqueio Vade Secure.
Acompanhe:
1. Bloqueio Spamhaus
A Spamhaus é uma organização internacional antispam que rastreia e identifica o envio de mensagens consideradas spam (e-mails indesejados), malwares (programas maliciosos) e phishing (fraudes criadas para obter ilegalmente informações do usuário).
Ou seja, o bloqueio Spamhaus atua na proteção da caixa de e-mails. Considerada uma lista de bloqueio rigorosa, ela é utilizada por grande parte dos provedores de e-mail (como UOL Host, Gmail, Hotmail, Yahoo, IG, entre outros).
Portanto, qualquer domínio, endereço IP ou endereço de e-mail que seja identificado com má reputação será “barrado” pelo bloqueio Spamhaus!
2. Bloqueio de envio via SMTP
O SMTP (Protocolo de Transferência de Correio Simples) também contribui para que um e-mail não seja enviado/recebido.
Isso ocorre devido a um bloqueio nas porta 587 – utilizada pelo protocolo SMTP para envio de mensagens –, ou na porta 110 – usada no recebimento das mensagens.
Esse bloqueio de envio via SMTP pode ser causado por vários motivos, entre os principais estão o uso de Antivírus, ou até mesmo uma restrição imposta pelo provedor de acesso!
3. Bloqueio Vade Secure
O bloqueio Vade Secure é outro modelo de antispam que bloqueia a entrega de mensagens indesejadas na caixa de entrada. Assim como o bloqueio Spamhaus, ele atua contra ameaças de segurança avançadas, como phishing e malwares.
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