Fique de olho nas tendências mais quentes da internet para os próximos meses

Fique de olho nas tendências mais quentes da internet para os próximos meses

Estar por dentro das últimas tendências digitais é sempre obrigatório para quem vende pela internet (ou quer começar). Só assim você consegue preparar suas próximas estratégias e tem mais chances de sucesso.

 

Então, que tal conhecer o resultado do relatório anual da Mary Meeker. Não sabe quem é ela?

Uma série de revistas importantes pelo mundo já classificaram a analista como uma das mulheres mais poderosas do mundo da tecnologia. Até antes da bolha da internet “estourar”, em 2000, era conhecida como a Rainha da Internet.

Desde 2001, em parceria com a empresa Kleiner Perkins Caufield & Byers, a especialista divulga um relatório sobre os as tendências mais quentes da internet. O estudo costuma ser um dos mais aguardados pelos especialistas e profissionais do mundo digital.

Sentiu a importância? Então, pegue seu caderno de anotações e não perca nada do que a tecnologia e internet reservam para os próximos meses:

Dispositivos móveis

Não é novidade que o número de usuários de smartphones só cresce nos últimos anos. Segundo o levantamento, os números de 2009 para 2013 avançaram em 30%. Só no último trimestre de 2013, foram colocados no mercado 315 milhões de smartphones, 29% do que no mesmo período do ano anterior.

A quantidade de pessoas que compraram um tablet foi ainda mais impressionante. O ano de 2013 registrou aumento de 52%, sendo que somente no último trimestre foram vendidos 80 milhões de tablets.

Porém, mesmo diante desses dados, o mercado de tablets ainda tem um grande caminho a percorrer se comparado ao de celulares. Ao se olhar a população como um todo, 73% das pessoas já possuem um smartphone no mundo, enquanto apenas 6% têm tablets.

E a América Latina é um dos líderes em crescimento. A região teve aumento de aproximadamente 200% em um ano no uso de celulares. Os sistemas operacionais Android e o iOS são os preferidos, com o Android tendo a maior participação do mercado (com 70% do total).

Pode-se concluir que não dá mais para deixar de lado esse público. Você precisa ter um site profissional que atenda essa demanda e investir em ferramentas para otimizar layout, e-mail marketing e check-out nesses dispositivos. Caso contrário, você irá perder muitos clientes.

Publicidade

Falando em publicidade, o relatório da Mary Meeker apontou que a criação de anúncios direcionados para dispositivos móveis teve um aumento de 47% entre 2008 e 2013. Mas ainda está longe do ideal.

A terceira mídia em que as pessoas mais gastam seu tempo é no celular, mas o investimento em publicidade para esses meios é ainda muito baixo, ficando com apenas 4% do bolo.

Já o lucro de aplicativos para celulares está deixando a publicidade mobile tradicional para trás e contabiliza 68% da monetização do segmento global, estimada em 38 bilhões de dólares.

A televisão é ainda o canal preferido dos publicitários para investir e a internet ocupa o segundo lugar, na frente de mídias impressas e rádio. A Google fatura seis vezes mais do que o Facebook, já o Facebook apresenta um ganho duas vezes maior que o Twiter em publicidade.

Redes sociais e comunicação

Segundo o relatório há uma tendência de mudança das redes sociais e aplicativos ideias para se comunicar. Nomes como WhatsApp, SnapChat e WeChat começam a se mostrar cada vez mais como canais potenciais para comunicação mais direcionada, quando se quer atingir menores grupos e manter uma conversa mais frequente.

No entanto, o Facebook ainda é uma boa plataforma para mensagens que buscam atingir grandes audiências.

Já as redes sociais com foco visual que mais cresceram foram o Instagram, seguido pelo Pinterest. O Tumblr apareceu no relatório mais estagnado, ficando em terceiro lugar.

Quando falamos em aplicativos para criação de vídeos, o Vine e Snapchat aparecem no mesmo patamar.

Comércio eletrônico

A internet tem transformado os hábitos das pessoas e como elas interagem na sociedade. Se antes as pessoas conheciam amigos e pretendentes em bares, hoje a rede social Tinder tem ganhado destaque quando o assunto é marcar encontros.

Outro exemplo de mudança é na procura por locais para estadias e restaurantes, como o site Airbnb, em que você pode escolher alugar um apartamento ou um quarto na casa de alguém na cidade que será o destino de sua viagem.

Com isso, dá para notar que sites e aplicativos que levam as pessoas a interagirem sem sair de casa é latente e vale a pena investir nessa tendência.

Outro ponto importante para o e-commerce é que o relatório constatou que das transações realizadas online em 2013, 47% utilizaram o frete grátis, cinco anos atrás esse número era de 35%.

Ou seja, investir no frete grátis continua sendo arma poderosa para conquistar novos clientes e aumentar vendas.

O relatório também prevê que, com a construção de centros de distribuição sofisticados (contando até mesmo com robôs), a entrega na região no mesmo dia será a próxima grande tendência. 

Dois setores que aparecem como promissores para quem quer investir no mundo virtual são educação e cuidados pessoais.

O que achou dessas tendências? Está pronto para fazer parte dessa realidade tão próxima?