O último grande evento do ano ironicamente é o mais esperado pelos comerciantes: o Natal. E não é só pelo clima de fraternidade que invade as ruas, telas de computadores e corações das pessoas, que a data é tão querida. Mas sim, por razões comerciais que enchem os olhos de qualquer empresa. Dá uma olhada:
Natal: 5 motivos pelos quais esses é o evento mais esperado pelo comércio eletrônico
Quer saber porque o Natal é a data mais esperada pelo varejo? Confira cinco bons motivos:
1) É hora de faturar muito!
Os números dos últimos anos provam que o faturamento no período é na casa dos bilhões.
2013 – R$ 4,3 bilhões
2012 – R$ 3,06 bilhões
2011 – R$ 2,6 bilhões
2010 – R$ 2,2 bilhões
A cada ano o faturamento do setor com o evento cresce:
De 2012 para 2013 – + 41%
De 2011 para 2012 – + 18%
De 2010 para 2011 – + 10%
De 2009 para 2010 – + 40%
2) Os Números de pedidos bombam
Quanto mais compradores, maiores são as chances de conquistar clientes fiéis
Mais de 10 milhões de pedidos foram feitos via internet no Natal de 2013
55% dos consumidores compraram mais de 4 presentes no Natal passado
3) Dá para vender os mais variados produtos
Confira as categorias que mais fazem sucesso na época:
Moda e acessórios
Eletrodomésticos
Telefonia e celulares
Livros
Informática
Saúde e Beleza
Casa e Decoração
Eletroeletrônicos
4) O valor das compras é acima da média
R$ 368 foi o tíquete-médio das compras de Natal em 2013
R$ 327 foi o tíquete-médio das vendas do comércio eletrônico durante 2013
5) Dá para vender até os 45’ do segundo tempo.
Dados do Natal de 2013 comprovam a tese:
24% dos e-consumidores realizam suas compras duas semanas antes do Natal
17,5% compram uma semana antes do Natal
11% deixa para comprar na própria semana do dia 25
Fontes: e-bit, Oh!Panel, ABComm, SPC Brasil