LO sonho de esvaziar os estoques com apenas 140 caracteres (ainda) não se tornou realidade. Mesmo com mais de 200 milhões de usuários no mundo, o Twitter têm desapontado boa parte das marcas que fazem uso do canal.

Se você também anda insatisfeito com os resultados que a rede social tem trazido para sua loja virtual, você não está sozinho.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Forrester Research, no Reino Unido, EUA e Canadá, 45% dos anunciantes não estão nada felizes com o retorno dado pelo Twitter. 

O Facebook também não está com esta bola toda, segundo o estudo. Apenas 55% das empresas estão felizes com o impacto de suas postagens, e 49% não tiveram sucesso ao investir nas campanhas pagas da rede social (Facebook Ads).

Mas você já parou para pensar que os resultados podem não estar correspondendo às suas expectativas porque, talvez, você não esteja explorando corretamente essas ferramentas? 

Veja algumas dicas que podem ajudá-lo a melhorar a performance de sua empresa nas mídias sociais: 

Crie laços

Segundo a própria pesquisa da Forrest, as postagens podem ser mais eficientes na hora de tornar consumidores fiéis à marca do que conquistar novos compradores. Talvez algumas empresas ainda não estejam dando o devido valor à fidelização do cliente, e por isto estão insatisfeitas com os resultados.

Use as mídias sociais para cativar seu público. Invista em uma comunicação constante com o cliente. Além de publicar novidades e conteúdo exclusivo, responda rapidamente às dúvidas e reclamações feitas no canal.


Garanta a leitura

Para que todos os seguidores leiam suas publicações no Facebook, você pode incentivá-los a receber notificações da página. O recurso avisa ao usuário quando há atualizações na fanpage de sua empresa. Peça aos seus fãs que ativem os avisos, clicando em “obter notificações”. A opção se encontra no botão “curtir” da página.

No Twitter, incentive os seguidores a criar listas que facilitam a leitura e acompanhamento dos perfis. Assim, a probabilidade de seus tuítes não se perderem no meio de tantos, e serem lidos pelo seguidor é maior.

Aposte na interação

Criatividade é importante na hora de bolar um post. O usuário tende a compartilhar a informação quando é algo com que ele se identifica.

Portanto, crie conteúdos atraentes para seu público-alvo. No Facebook, invista em imagens, elas fazem mais sucesso do que textos. 

Já no Twitter, limite-se aos 140 caracteres. Embora existam ferramentas que permitem mensagens maiores no microblog, o interessante é respeitar o limite. Dificilmente o seguidor irá ler textos longos nesta rede. Incentive os retuítes, mas com parcimônia. Implorar por “RTs” pega mal.

Invista em outras redes

A internet não é feita só de tuítes e curtidas, certo? Existem outras redes que também podem colaborar com a sua empresa como o Instagram, o LinkedIn.

Estas duas últimas, inclusive, estão na frente do Twitter e do Facebook na pesquisa de satisfação. A aprovação de cada uma delas, segundo o estudo da Forrest, foi de 62% e 56%, respectivamente.

Dica extra: Aposte no e-mail marketing

Sabe quem faturou o título de “queridinho” entre as marcas, segundo a pesquisa? O e-mail marketing. A ferramenta registrou maior grau de satisfação entre as empresas, ficando a frente de investimento em buscadores, redes sociais, resenhas e avaliações e até mesmo do chamado “marketing boca a boca”.

 

Você está satisfeito com os resultados das redes sociais? Conte para gente qual o seu canal de marketing favorito!

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