Imagine que você está passeando pelo shopping e vê um anúncio na vitrine de 80% de desconto em qualquer sapato. Então você não resiste e entra na loja, mas dá de cara com um monte pijamas.
E os sapatos? Ah! Eles estavam escondidos lá no fundo da loja. Mas provavelmente sua decepção foi tamanha ao não encontrá-los logo na entrada que você nem quis procurar. Simplesmente deu as costas e foi embora sem levar nada.
Isso pode acontecer na sua loja virtual se você não tomar cuidado. A falta de uma landing page (página de entrada, na tradução para o português) pode estar jogar seus investimentos em marketing pelo ralo.
Mas afinal, o que é landing page?
Quando você convida alguém a acessar sua loja virtual, seja via e-mail, anúncios, banner, redes sociais, links patrocinados ou outras campanhas, você deve apresentar um link para ele clicar. A página para qual este link irá direcionar o usuário é a landing page.
E para que ela serve?
A landing page deve corresponder exatamente às expectativas de quem chegou até ela e convencer o cliente a efetuar a ação pretendida – seja comprar um produto ou fazer um cadastro, por exemplo – com a menor quantidade possível de cliques.
Por exemplo: uma loja virtual que vende eletrônicos está fazendo uma promoção de aparelhos celulares e investiu em uma campanha com banners e links patrocinados para promovê-la. A landing page dessa campanha deve reunir apenas ofertas de celulares e nada mais.
E qual a diferença entre ela e a página inicial do meu site?
A home page é aquela que introduz sua loja ao visitante e que apresenta um panorama geral de tudo que poderá ser encontrado nela. Lá, ele vai encontrar todos os tipos de produtos que você oferece – voltando ao exemplo anterior, computadores, tablets, MP3 players e, com sorte, algum celular.
Já a landing page é mais direta e focada apenas no objetivo da campanha. A ideia é garantir que o cliente ache exatamente o que procura e evitar que ele se perca ou saia do seu site sem comprar o que queria.
Como faço uma landing page eficiente?
Como já dito, ela deve entregar o que foi prometido no anúncio. Como o objetivo é convencer o cliente a tomar uma atitude, o texto tem que ser direto e persuasivo. E não se esqueça de incluir “calls to action” (em português, chamadas à ação).
Se você está vendendo um produto, o botão de “comprar” deve estar bem visível. Se o objetivo é que o cliente faça um cadastro, deixe os campos à vista e simplifique ao máximo o processo.
No exemplo acima (foto meramente ilustrativa), o cliente encontra o preços e a descrição dos serviços desejados – no caso, assinatura do UOL Host – logo de cara e preciso só informar seu nome e e-mail para comprar o produto.
Capriche também nas imagens e, se possível, use vídeos. Há pesquisas que indicam que vídeos podem aumentar em até 80% a taxa de conversão de uma página.
Agora que você sabe por que é importante ter uma landing page, que tal fazer um teste e criar a sua? Ferramentas como Unbounce, Kissmetrics e Hubspot – atenção, elas são pagas! – permitem criar landing pages para suas campanhas e medir os resultados sem complicação.