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Como construir uma lista de e-mail marketing qualificada para o seu negócio

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Você já deve ter se perguntado como algumas marcas conseguem enviar e-mails que parecem feitos sob medida para seus leads, não é mesmo? A resposta está em uma lista de e-mail marketing qualificada. Aqui, é como se uma comunidade online de pessoas interessadas no que você tem a oferecer fosse construída, prontas para se envolverem e se conectarem com sua marca de forma genuína.

Pensando nisso, separamos este artigo para explorarmos juntos como criar uma lista de e-mil marketing de forma autêntica e eficaz. Confira!

A importância da lista de e-mail marketing

Antes de tudo, é importante entender que a lista de e-mail marketing nada mais é do que uma ferramenta extremamente poderosa para qualquer empresa que busca estabelecer e manter relacionamento com seus clientes atuais e potenciais. Em primeiro lugar, uma lista de e-mails permite que uma marca se comunique diretamente com seu público-alvo de forma segmentada e personalizada. Ao enviar e-mails, uma empresa pode compartilhar informações relevantes, como atualizações de produtos, conteúdo exclusivo, ofertas especiais e notícias da empresa, mantendo os clientes informados e engajados.

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Além disso, uma lista de e-mails é uma maneira eficaz de aumentar o tráfego do site e gerar leads qualificados. Sendo assim, quando os assinantes da lista são direcionados para o site da empresa por meio de links em e-mails, é possível aumentar a exposição aos seus produtos e serviços, incentivando assim, ações como inscrições em eventos, compras ou downloads de recursos.

Outro grande benefício é a capacidade da lista de medir e analisar o desempenho das campanhas de e-mail marketing. Aqui, conseguimos notar métricas como taxa de cliques, taxa de abertura e a taxa de conversão, fornecendo insights valiosos sobre o comportamento do público-alvo da sua empresa, além de ajudar a aprimorar futuras estratégias de marketing.

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Melhores estratégias para construir uma boa lista de e-mail marketing

Conheça agora as melhores estratégias para construir uma lista de e-mail marketing qualificada para o seu negócio. Vamos lá?

Ofereça conteúdo de valor em troca de inscrições

Uma das maneiras mais eficazes de construir uma lista de e-mail marketing qualificada é oferecer conteúdo de alto valor em troca de inscrições. Isso significa criar materiais exclusivos, como e-books, guias, artigos de blog bem-produzidos, whitepapers, webinars ou cursos online, que sejam relevantes e úteis para o seu público-alvo. Sendo assim, ao disponibilizar esse conteúdo gratuitamente, você pode incentivar os visitantes do seu site a se inscreverem na sua lista de e-mails para ter acesso.

Por exemplo, se você possui uma loja virtual que venda produtos de beleza, ofereça um guia gratuito sobre como se maquiar, como fazer skincare e por aí vai. Ao promover esses recursos em seu site, blog e redes sociais, você atrai potenciais clientes interessados no seu nicho. Ao se inscreverem para acessar o conteúdo, os visitantes fornecem seus endereços de e-mail, permitindo que você os inclua em sua lista de contatos.

Utilize pop-ups e formulários de inscrição estratégicos

Saiba que pop-ups e formulários de inscrição são ferramentas muito poderosas quando pensamos em capturar endereços de e-mail de visitantes do seu site. No entanto, é importante usá-los de forma estratégica e jamais de maneira invasiva. Aqui, não bombardeie simplesmente seus visitantes com pop-ups assim que eles acessem o seu site, considere exibi-los em momentos-chave da jornada do usuário, como após um certo tempo de navegação ou quando estão prestes a sair da página (exit-intent pop-ups).

Além disso, procure personalizar seus pop-ups e formulários de inscrição de acordo com o conteúdo da página em que são exibidos. Por exemplo, se um visitante está lendo um artigo sobre dicas de viagem, você pode oferecer um e-book gratuito com “10 dicas de restaurantes em Roma” em troca do endereço de e-mail. Essa abordagem relevante e contextual aumenta as chances de conversão e ajuda a construir uma lista de e-mails mais qualificada.

Realize concursos e sorteios

Concursos e sorteios são uma maneira divertida e eficaz de incentivar as pessoas a se inscreverem na sua lista de e-mails. Ou seja, oferecer prêmios atrativos, como produtos gratuitos, descontos exclusivos ou experiências únicas, irá gerar interesse e engajamento em torno da sua marca.

Mas como fazer isso? Construir uma lista de e-mails qualificada através de concursos deve ser feita com regras bem definidas, que exijam que os participantes forneçam seus endereços de e-mail para concorrer. Além disso, promova o concurso em seus canais de mídia social, site e newsletter existente para alcançar um público mais amplo.

Crie CTAs (Call-to-Actions) atrativos para incentivar o download

CTAs bem elaborados são fundamentais para incentivar os visitantes do seu site a se inscreverem na sua lista de e-mails. Por isso, ao desenvolver CTAs, certifique-se de que sejam claros, concisos e visualmente atraentes. Utilize verbos de ação que incentivem a ação, como “Baixe Agora”, “Inscreva-se”, “Receba seu Guia Gratuito”, entre outros.

Torne o benefício da inscrição claro no CTA. Por exemplo, se você está oferecendo um e-book gratuito, mencione isso diretamente no botão de inscrição. Também é importante posicionar os CTAs de forma estratégica em seu site, incluindo-os em locais visíveis e relevantes, como no final de artigos de blog, na barra lateral ou em pop-ups sutis.

Realize testes A/B para otimizar o desempenho das campanhas:

Os testes A/B são uma ferramenta poderosa para otimizar o desempenho das suas campanhas de e-mail marketing e construir uma lista de e-mails mais qualificada. Desse modo, ao realizar testes A/B, você pode experimentar diferentes elementos, como linhas de assunto, conteúdo do e-mail, CTAs e horários de envio, para determinar o que ressoa melhor com o seu público-alvo.

Comece testando uma variável por vez para garantir resultados precisos. Por exemplo, envie duas versões do mesmo e-mail para diferentes segmentos da sua lista, alterando apenas a linha de assunto. Analise os dados para identificar qual versão teve uma taxa de abertura e cliques mais alta e use essas informações para otimizar futuras campanhas.

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