Sabe quando você entra em um site, não vê nada muito interessante e decide ir para outro endereço em seguida? Bounce rate é a expressão, em inglês, usada para descrever esse tipo de comportamento, muito comum na web.
Traduzido para o português, o termo significa “taxa de rejeição” e indica que um site não está sendo muito atraente para os visitantes.
O bounce rate mostra o percentual de pessoas que foram até sua página e saíram sem clicar em nada. Quanto maior for esse número, maior é a quantidade de internautas que foram embora sem interagir com o site.
Um bounce rate de 30%, por exemplo, mostra que somente 30 em cada 100 visitantes entraram, deram uma olhada rápida e saíram logo depois. Nesse caso, a maioria das pessoas ficou interessada no conteúdo, o que é um bom sinal.
Se o bounce rate for de 80%, porém, apenas 20 em cada 100 pessoas mostraram interesse, enquanto 80 em cada 100 foram embora. Uma taxa alta como essa é preocupante, porque, para fazer sucesso, uma página precisa prender a atenção da maioria dos seus visitantes.
Como não dá para agradar a todo mundo, sempre haverá algum grau de bounce rate em qualquer site. O importante é evitar que essa taxa fique muito alta.
Na homepage de uma loja virtual, um bounce rate alto mostra que ninguém se interessou pelos produtos exibidos. Pode ser que os destaques tenham sido mal escolhidos; o preço esteja alto; as fotos não sejam muito atraentes ou que faltem boas promoções.
Em páginas que mostram um produto, o percentual pode ser um pouco maior, mas o ideal é sempre pensar em uma maneira de manter a atenção do visitante. Sugerir links bacanas para outras áreas do site é um jeito de fazer o internauta navegar mais por ali, sem querer fugir para outro lugar.