Dentro desse caos que é o mundo e o mercado, hoje você jamais deve se esquecer da alma do marketing
Estava aqui preparando uma palestra e pensando: “Nossa, tem tanta coisa para falar sobre marketing pessoal. Esse mundo dos experts “bombando”, as ferramentas online, os novos conhecimentos…”. Confesso que me animei tanto que já queria sair falando naquele instante.
Foi quando pensei: “Ok, tudo isso parte de um lugar − a essência do marketing. E será que eles sabem qual é?” Há algum tempo, falávamos mais disso, lá por 2007 e 2008 eu lembro, mas percebi que paramos de discuti-la. Você sabe qual é?
Eu adoro a definição de que marketing é “entender e atender os clientes”, mas não acredito que a mágica dele, o ponto central, esteja aqui. Precisamos entender o mercado. É óbvio que não existiria um negócio e tampouco um setor se não fosse para atendê-lo. E ter um preço? Ué, precisamos vender, e o valor é estratégico para tudo. E o lugar? Também, pois não queremos vender picolé no Alasca. Na verdade, todos os Ps ou Es do marketing são importantes, mas não são o cerne.
São muitas variáveis em que o marketing atua, mas tem uma que realmente aponta quem são os caras do marketing, da galera que apenas brinca de tentar aparecer. A DIFERENCIAÇÃO.
É aqui que mágica acontece. Os profissionais incríveis e empresas sabem ser únicos, da forma mais relevante para o mercado. E, obviamente, para você criar essa diferenciação vai precisar entender dos outros artifícios, como preço, necessidade do mercado, praça, promoção, emoção e uma lista imensa.
Mas a questão é que o que vai para cada pensamento de marketing parte dessa questão: “O que nos torna singulares?”
Mais ainda no marketing pessoal, pois o preço e a praça são artifícios que podem ser mais bem explorados pelas empresas, até como fator de diferenciação. O profissional é distinto por aquilo que sabe (conhecimento prático e teórico) e pela imagem que ele tem no mercado. na verdade, é essa combinação que define o seu valor.
Logo, o valor do seu valor é aquilo que está mostrando ao mundo, ou seja, o que você conhece e pode fazer. Mas o grande ponto é que quanto mais diferente, melhor será para se destacar e prosperar. Como você vai comprar um produto, serviço ou profissional se não sabe por que ele é diferente? A decisão vai para o preço.
Portanto, quando pensar em como anda sua imagem, seu marketing pessoal, lembre-se de que todas as ações e atitudes devem partir da alma do marketing – que é o seu grande diferencial.
“Tão importante quanto ser um profissional diferente é mostrar esse valor para o mercado.”