UOL Meu Negócio

O que é e como funciona o Reels do Instagram?

O Reels do Instagram é hoje uma das ferramentas mais utilizadas para criação de conteúdo na internet. Seja apenas para compartilhar humor ou para vender algum produto, o recurso virou tendência.

Todos os dias, milhares de pessoas utilizam o Reels para se expressar. De receitas a tutorias de maquiagem, o universo dos vídeos curtos estão cada vez mais inseridos na vida das pessoas.

Com o tempo máximo de 30 segundos, os reels do instagram têm atraído cada vez mais público. Através da agilidade que as informações são repassadas na internet, utilizar a ferramenta pode ser valioso e estratégico para o seu negócio.

Você já deve ter dado boas gargalhadas ou feito receitas novas com esses vídeos na internet. Quer saber como produzir seu próprio conteúdo e atrair diversas visualizações? Acompanhe o material abaixo e se torne um criador de vídeos no Instagram também!

Afinal, o que é o Reels do Instagram?

Criado no final de 2019, o Reels conquistou o público no ano de 2020 diante da pandemia do Covid-19. A ferramenta inserida no Instagram, famosa rede social de compartilhamento de fotos e vídeos, surgiu para ser concorrente do TikTok.

Basicamente, o Reels é um espaço para você criar vídeos em até 30 segundos. Nele, você pode gravar com a câmera do seu celular na hora ou ainda resgatar vídeos da galeria do seu aparelho.

Além disso, com ele você pode editar seus vídeos adicionando músicas, filtros coloridos e textos. Aliás, são diversas as funcionalidades que a ferramenta apresenta. Ainda existe opções como:

Assim, para criar e publicar seu vídeo, é só acessar o aplicativo do Instagram e clicar na opção criar postagem, que fica na parte de cima do ao lado das notificações. Aproveite para se divertir e usar toda sua criatividade.

Afinal, para produzir um conteúdo de qualidade que encante o público é necessário utilizar ao máximo as possibilidades que o Reels do instagram oferece. É fácil e rápido, em apenas 30 segundos você poderá apresentar produtos aos seus seguidores.

Como funciona o Reels?

Abaixo, separamos um passo a passo para criar seu Reels agora mesmo.

  1. Abra o aplicativo do Instagram em seu celular
  2. Localize ao lado do ícone das notificações, na parte superior, o botão de criar publicação (+) e clique nele
  3. Após, vai abrir uma listagem com as seguintes opções: Publicar, Story, Vídeo do Reels e Transmitir ao Vivo. Clique em Vídeo do Reels
  4. Em seguida, você já pode começar a criar!
  5. Na parte esquerda da tela, você vai encontrar a opção de adicionar música, aumentar o tempo em até 60 segundos de vídeo, acelerar ou diminuir imagem, separar a tela e adicionar o temporizador para iniciar a gravação após alguns segundos 
  6. É na parte de baixo também que você terá a opção de adicionar efeitos, com base nos salvos em seu instagram, além de resgatar vídeos de seu álbum, já gravados anteriormente com seu celular
  7. Feito isso, você poderá ver uma prévia do seu vídeo antes de postar
  8. Ao final, é só compartilhar com seus seguidores. Lembre também de adicionar legenda

Seguindo esses passos o seu Reels estará pronto para encantar seus clientes e acessar novos consumidores com seus conteúdos exclusivos e diferenciados.

Conheça a seguir, mais sobre as atualizações que o Reels do Instagram sofreu recentemente, de modo a tornar a ferramenta fácil e rápida para mexer. 

Novas atualizações no Reels do Instagram

As atualizações constantes realizadas no Reels do Instagram oferecem maior praticidade e agilidade para que os usuários possam criar conteúdos com maior facilidade.

Se você utiliza a ferramenta desde seu lançamento, pode acompanhar essa evolução do Reels, com melhorias e novas funções que agradaram o público.

Para ficar por dentro dessas novidades, separamos as principais atualizações no Reels do Instagram que você precisa conhecer, elas são:

Essas são duas atualizações importantes no Reels do Instagram que você precisa ficar de olho, principalmente pois é uma resposta ao concorrente TikTok.

Quando uma plataforma é atualizada, possivelmente a outra também sofrerá modificações, de modo a corresponder às demandas do mercado, mas também as necessidades dos usuários.

Vale destacar que toda atualização é sempre bem-vinda e você precisa estar por dentro de tudo, utilizando essas novidades para melhorar suas publicações.

Afinal de contas, o Reels é uma ferramenta importante para apresentar e divulgar seus produtos e serviços na internet, veja na sequência como seu negócio pode se destacar com ele.

Qual a importância do Reels para o meu negócio?

O Instagram é uma plataforma cada vez mais utilizada pelas empresas para criar relação direta com seus clientes. Desde seu surgimento, as possibilidades de enviar mensagens, trocar curtidas e seguir novas pessoas tem atraído o mundo dos negócios.

As empresas que usam a plataforma para vender, alcançam diferentes públicos pela facilidade do acesso. No Brasil, estima-se que o Instagram possua mais de 70 milhões de usuários, o que para as vendas online é um campo fértil.

Diariamente, diferentes pessoas pesquisam no aplicativo vídeos que mostram produtos e serviços, de modo a entender como eles funcionam, o que acaba por facilitar a compra. Nesse sentido, utilizar o Reels tem sido benéfico para quem quer ter sucesso de vendas.

Ou seja, com tamanho acesso diariamente na plataforma, seus produtos vão ter maior visibilidade, atingindo diferentes pessoas interessadas em comprar e passando confiança ao seu cliente.

Assim, com a possibilidade de apresentar de maneira rápida e direta, seus conteúdos serão mais dinâmicos e interessantes aos usuários. Marcas que utilizam as redes sociais para vender, ganham destaque no mundo virtual. 

Quais as vantagens de utilizar o Reels do Instagram?

Agora que você já sabe a importância da criação de vídeos curtos com o Reels do Instagram, é chegado o momento de entender as vantagens que essa ferramenta pode trazer ao seu negócio.

Por serem rápidos e visualmente divertidos, além de facilitarem na venda, os reels vão deixar o seu perfil mais atrativo, fazendo seus clientes se interessarem ainda mais por sua marca.

Por ser um aplicativo de celular a possibilidade de seus clientes compartilharem com outras pessoas é ainda maior. Dessa maneira, eles poderão compartilhar utilizando poucos cliques, que trarão um ótimo retorno a sua empresa.

Por fim, o ponto alto de utilizar os Reels é seu alcance. Essa ferramenta faz com o aplicativo impulsione para novos seguidores e pessoas que estão pesquisando no Instagram o seu conteúdo. Diferente das fotos que ao postar aparecem para poucos usuários, o reels alcança cada vez mais pessoas.

Com todas essas informações, divulgar seu negócio através do reels do Instagram vai impulsionar suas vendas. Aproveite todas as possibilidades que a ferramenta oferece e faça sua marca se destacar!

Para ajudar, baixe gratuitamente a nossa Planilha de Calendário para programação de conteúdo no Blog e Redes Sociais e planeje seus vídeos de forma eficaz!