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O que é ROI e como calculá-lo?

Pode parecer obvio, mas a razão de ser de qualquer negócio é dar dinheiro. Na teoria, é simples. Mas na prática, nem sempre é assim que funciona.

Sua empresa pode até estar faturando, mas ela está dando o retorno desejado? Para responder essa pergunta, você precisa calcular qual é o ROI (Return on Investment, em inglês, ou Retorno sobre o Investimento, em português) dela.

A conta é simples: pegue tudo que você lucrou até o momento e subtraia o valor que você investiu para criar seu negócio. Depois divida o resultado pelo valor do investimento. Esse é o ROI da sua empresa.

Você pode e deve calcular o ROI de cada ação que você faz para promover sua empresa, por exemplo. E-mail marketing, campanhas de links patrocinados, promoções, investimentos em mídias sociais. Tudo deve ser colocado na ponta do lápis para que você avalie qual foi o real impacto da iniciativa.

A fórmula é sempre a mesma: ganho com a ação – custo da ação ÷ custo da ação.

O ROI mostra qual é a eficácia dos seus investimentos. Se o resultado for negativo ou abaixo do esperado, é hora de rever a estratégia!

Quer saber mais sobre os indicadores importantes para sua empresa? Dê uma olhada nos artigos a seguir:

 – O que são os KPIs e como usa-los na sua loja

 – 6 métricas importantes para uma loja virtual

 – Taxa de conversão – saiba por que você deve ficar de olho nela

 – Como calcular o ROI do e-mail marketing

 – Quais os indicadores importantes para avaliar o progresso de minha loja