UOL Meu Negócio

O que é um domínio e como comprar um para minha loja?

Esclareça suas dúvidas sobre o assunto

Um dos primeiros passos para quem abre uma loja virtual é encontrar um nome para a empresa e, na sequência, registrar o domínio desse estabelecimento online.

Mas, espere um minuto, você sabe o que é um domínio? É simples: é o endereço utilizado para chegar a qualquer site na internet. Sabe aquilo que você digita na barra do navegador depois do www? Por exemplo: www.uol.com.br ou www.bol.com.br? Isso é um domínio. Ou seja, seu domínio vai ser o endereço da sua loja na internet.

⇒ Aproveite e baixe e-book grátis: Como montar sua primeira loja virtual

Ele também acompanha seu e-mail. Exemplo: fulano@bol.com.br ou beltrano@uol.com.br.

Simples, né? Pois é. E registrar um domínio também é mais simples que você imagina. Primeiro, você precisa ir até o site de um provedor autorizado a fazer isso, como o UOL Meu Negócio.

Lá, você vai conseguir pesquisar quais são as opções de endereços que estão disponíveis para compra. Você pode escolher entre diversas extensões, como .com, .com.br ou .tv.

O preço de registro vai variar conforme a extensão e o endereço que você escolher, mas dá para simular tudo antes de tomar uma decisão.

Por exemplo, se sua loja se chama Brinquedos Divertidos, você entra na ferramenta e consulta se é possível registrar o endereço www.brinquedosdivertidos.com ou o www.brinquedosdivertidos.com.br.

Está disponível? Então basta pagar o valor estipulado para garantir o seu domínio. Para manter um domínio, é necessário fazer um pagamento anual. Todo ano você tem de fazer a renovação. Sendo dono do endereço, você tem prioridade para mantê-lo. Mas não bobeie: se você deixar de pagar a taxa, poderá perder seu endereço.


O que é subdomínio?                  

Além de um domínio, você pode registrar, também, um (ou vários) subdomínio. Se você terá direito ou não a isso vai depender do plano de hospedagem contratado.

Trata-se de ramificações do seu domínio principal que levam a diferentes áreas do mesmo site. Essa estratégia é bastante utilizada em grandes e-commerces com a finalidade de conduzir mais rapidamente o usuário a determinada seção.

Por exemplo, o subdomínio  cliente.submarino.com.br aponta diretamente para a área de cadastro do site www.submarino.com.br. Já o endereço minhaconta.submarino.com.br leva o usuário até sua conta.

O subdomínio é bem útil, também, para lojas virtuais que possuem espaços de conteúdo, como fóruns e blogs. Nesse caso, o subdomínio, geralmente, redireciona para uma nova página. Por exemplo, na loja virtual www.oppa.com.br há a ramificação para o blog da empresa: blog.oppa.com.br.

Próximos passos

Bem, você já tem um domínio. E agora? O que fazer com ele? Para poder colocar um site neste domínio, você precisa contratar um plano de hospedagem para armazenar arquivos, textos, imagens e vídeos do seu site. Isso também não é nenhum bicho de sete cabeças – conheça os planos de Hospedagem UOL HOST.

Mas se você busca uma solução ainda mais simples, é só contratar a Loja Virtual. Junto com o plano que você paga para criar sua loja, você já ganha um ano de registro grátis de domínio. Além disso, a hospedagem já está incluída na mensalidade – ou seja, você não precisa se preocupar com nada disso!

⇒ Baixe e-book grátis: Passo a passo para criar sua loja virtual no UOL HOST

Animado? Então confira algumas dicas para escolher um bom domínio para sua loja virtual e outros artigos que podem ajudá-lo a dar os primeiros passos no mundo do e-commerce: