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Passo a passo para criar sua primeira loja virtual

6 Mins read

Empreenda no e-commerce, um dos mercados que mais crescem no Brasil

Criar uma loja virtual é o sonho de muitos empreendedores que desejam iniciar no mundo do varejo. E, diferentemente do que algumas pessoas pensam, não é necessário contratar profissionais nem dispor de um largo orçamento para colocar uma loja virtual no ar em pouco tempo.

Não acredita? Veja todos os passos para você criar um e-commerce de sucesso!

Crie uma identidade para o seu negócio

Uma boa forma de começar a estruturar sua loja virtual é criando uma identidade para ela. Pense em por que você pensou em empreender no e-commerce? O que sua loja vai oferecer ao público? Por que ela será diferente das outras? O que você quer proporcionar para o consumidor? Qual será o seu foco de atuação? E os seus princípios?

Quando propõe uma identidade para seu negócio, você ajuda as pessoas a entender sua marca e cria um conceito que estará fixado na cabeça do consumidor. É essa identidade que vai ajudá-lo a escolher um bom logo, pensar nos protocolos de atendimento e em toda a comunicação da empresa.

Tire um tempo para pensar em tudo isso, e quando estiver pronto para responder à pergunta “Pelo que eu quero que minha empresa seja conhecida”, você encontrou a identidade da marca!

>> O branding tem tudo a ver com identidade de marca! Conheça mais sobre esse conceito e aplique-o na sua loja!

Registre o domínio já

Com o nome escolhido, é hora de partir para uma etapa mais tecnológica. Como você terá um negócio virtual, vai precisar de um endereço na internet para que as pessoas possam te encontrar. Esse endereço é chamado de domínio.

O domínio, normalmente, é formado pelos prefixos www, http ou https, seguido pelo nome do domínio e por uma terminação como .com.br, .com ou .net. O resultado é algo como www.nomedodominio.com.br

>> Veja mais Dicas para escolher um domínio perfeito para sua loja

É interessante que você registre o seu endereço logo depois de ter decidido o nome da empresa, porque há uma grande concorrência, e um domínio sempre pertence a quem o registrou primeiro.

Por isso, mesmo que sua loja se chame Florzinha Moda, se alguém já registrou o www.florzinhamoda.com.br essa URL não vai pertencer a você.

Uma opção, nesse caso, é mudar o nome ou a terminação. Hoje existem diversas possibilidades no mercado, e o UOL HOST tem mais de 60 delas! Você pode escolher .site, .store, .tech, .black, .fitness, .game, .pizza e mais um monte de alternativas.

Para o exemplo da Florzinha Moda, poderíamos registrar www.florzinha.moda, já que a terminação .moda é uma das extensões que o UOL HOST oferece!

>> Conheça mais sobre as opções de registro de domínio e leia, também, Por que você deve registrar vários domínios para o seu site

Cuide da identidade visual

Com nome escolhido e domínio garantido, vamos avançar para o momento de escolher sua identidade visual.

Chamamos de identidade visual os elementos gráficos que transformam o conceito da sua marca em uma imagem que o consumidor pode ver, compreender e memorizar facilmente.

Um dos principais elementos da identidade visual é o logo. Ele deve transmitir uma mensagem muito clara para o público e para o mercado sobre a personalidade da empresa e o que ela faz.

Como esse é um processo trabalhoso, que exige conhecimento e é praticamente a primeira impressão que o mundo tem sobre o seu negócio, o ideal é que o seu logo e toda sua identidade visual sejam executados por um profissional.

Quem quer economizar nessa etapa e acaba deixando essa tarefa nas mãos daquele sobrinho que gosta de desenhar ou entende um pouco de Photoshop corre o risco de o logo parecer amador e, com certeza, os seus clientes vão perceber isso.

>> Temos para você 4 dicas para criar um logotipo para sua marca


Não esqueça a segurança!

Vender pela internet significa trabalhar diariamente com dados confidenciais, como números de cartões de crédito, endereços e documentos dos seus clientes e, por isso, é preciso que o seu e-commerce seja seguro.

Além de escolher uma plataforma que seja reconhecida no mercado, como a Loja Virtual, uma boa escolha para ter uma camada extra de segurança é contratar um certificado SSL.

O certificado SSL é um protocolo que criptografa as informações transmitidas entre o servidor da sua loja e o computador do consumidor. Dessa forma, mesmo que uma pessoa mal-intencionada chegue a interceptar a comunicação e colha dados, eles estão criptografados, e a leitura será impossível.

Quando um site tem certificado SSL, o prefixo no domínio muda de http para https e um cadeado aparece ao lado da URL. O consumidor já conhece esse elemento e considera os sites com o cadeado mais seguros.

O próprio Google recentemente informou que vai posicionar melhor sites com protocolo HTTPS em suas páginas de resultados, e que o seu navegador, o Google Chrome, vai apontar os sites sem SSL como não seguros para navegação.

Ou seja, você tem mais de um motivo para contratar um certificado SSL para sua loja virtual, não é mesmo?

>> O UOL HOST também oferece esse serviço de criptografia, e você pode conhecer mais sobre ele e contratar o melhor plano para certificado SSL.

Faça fotos e descrições campeãs

Quando compra pela internet, o consumidor não consegue ver o produto pessoalmente, tocá-lo e vê-lo funcionar. Então é necessário que a loja virtual esteja recheada de fotos, vídeos e boas descrições para que o visitante possa ter certeza de que aquele produto é realmente o que precisa.

Invista em fotos de qualidade, que mostrem todos os ângulos da mercadoria e a sua utilização. Também vale fazer vídeos do seu funcionamento, que apresentam o item e mostram detalhes do seu funcionamento.

Por fim, não se esqueça, também, de fazer boas descrições, que expliquem por que o consumidor deveria comprar o produto e tragam informações importantes como dimensões, peso, cores disponíveis, acessórios, fabricante, materiais utilizados, voltagem, e por aí vai.

Sem investimento nesses pontos, o consumidor pode acabar ficando com dúvidas sobre a mercadoria, o que cria uma sensação de desconfiança que é tudo o que você não quer!

>> Confira 15 dicas para deixar as fotos dos seus produtos mais atraentes

Divulgue, divulgue, divulgue!

Quando seu e-commerce estiver no ar, é hora de divulgar o endereço e atrair os primeiros clientes. Existem várias maneiras de divulgação, você pode apostar em:

– Redes sociais: crie anúncios e chamadas para a sua loja virtual que está sendo inaugurada.

– Google Adwords: use essa ferramenta, que permite que sua loja apareça nas páginas de resultados do Google, de acordo com a pesquisa feita pelo usuário.

– Blogs e influenciadores: faça parcerias com outros canais e personalidades que tenham a ver com o seu público e seus produtos para que sua marca seja apresentada por eles.

– Promoções: invista em promoções e condições especiais para a inauguração e chame a atenção dos consumidores.

– UOL Anúncios: apresente sua marca para um público de mais de 33 milhões de visitantes e altamente segmentado.

Acompanhe os resultados e faça os acertos pelo caminho

Com sua loja virtual funcionando e fazendo as primeiras vendas, o trabalho ainda não acabou, hein! Fique de olho nos resultados de tráfego e no faturamento, acompanhe as respostas dos usuários para as suas ações.

>> Veja aqui os Sinais que mostram que sua loja virtual está fazendo sucesso

Quando você analisa de perto os resultados, consegue entender o que está dando certo e onde está errando. É dessa forma que você pode planejar suas próximas ações baseadas no sucesso que já alcançou e corrigir as falhas antes que elas prejudiquem o seu negócio.

Para criar o seu e-commerce e acompanhar todos os resultados, você pode contar com a Loja VirtUOL, a plataforma de loja virtual do UOL que permite a você criar sua própria loja sozinho! Os planos são flexíveis e você ainda conta com recursos como a integração com redes sociais, cálculo automático de frete e muito mais!

Com a Loja VirtUOL e essas dicas, o seu e-commerce tem tudo para começar com o pé direito e prosperar muito! Está pronto para liderar uma loja virtual de sucesso? Então contrate agora mesmo o seu plano de Loja VirtUOL e dê o primeiro passo!

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