Você pensou em cada detalhe de sua loja virtual, do layout caprichado à página do checkout. Está tudo bonito e funcionando perfeitamente bem. Agora só falta a melhor parte: vender.
Só um minuto! Precisamos lembrá-lo que tão importante quanto um site bem feito, é como será feito o transporte dos seus produtos até as mãos do cliente.
Você já imaginou se o seu cliente recebe um papelão rasgado, sem o mínimo capricho e, ainda, com atraso na entrega? Qual vai ser a impressão dele sobre sua loja? Nada boa, provavelmente.
Para garantir que você não irá falhar nessa importante etapa do processo de venda, siga os passos a seguir:
1º passo – Escolha os parceiros certos
Quando você contrata um fornecedor terceirizado para fazer suas entregas, como um motoboy ou uma transportadora, você perde o controle sobre da experiência do seu cliente no recebimento da compra. Mas é sua marca que pode ser comprometida se o processo falhar.
Para evitar passar uma imagem negativa, escolha bem quem são os seus representantes. Procure empresas que compartilham de seus valores e padrões de qualidade. Teste mais de uma, e nunca fique preso a somente uma opção. Tenha várias (boas) alternativas na manga.
Antes de fechar negócio, faça um teste drive do serviço como consumidor e certifique-se de que o novo parceiro tem uma boa reputação no mercado.
2º passo – Invista nas embalagens
O embrulho dos produtos não é mero coadjuvante. Como qualquer detalhe pode diferenciar sua loja virtual dos concorrentes, a embalagem é mais uma maneira de você sair na frente deles.
Por isso, aposte em embalagens charmosas e que mostrem todo o cuidado que você tem com as mercadorias que vende. Essa etapa também faz parte do processo de experiência do consumidor.
Steve Jobs, ex-CEO da Apple, era obcecado com a experiência do consumidor ao comprar um de seus produtos e, para ele, o “relacionamento” começava desde a abertura da caixa. Tudo precisa ser perfeito e superar as expectativas. Por isso as embalagens da marca são feitas com tanto esmero.
3º passo – Preocupe-se com a fragilidade
Alguns itens são mais frágeis do que outros e merecem mais cuidado durante o transporte. Por isso, você deve ter mais de uma opção para empacotar suas vendas.
Envelopes acolchoados, caixas de diferentes materiais, como madeira, MDF e plástico, além do já conhecido plástico-bolha. Todos esses itens ajudam a proteger a encomenda.
Explore todas opções e veja qual se encaixa melhor à sua necessidade. Faça um estoque desse material e use sempre que o produto exigir cuidado redobrado na hora do transporte.
4º passo – Defina custos
É preciso estabelecer o valor do frete que irá ser cobrado aos seus clientes. Se você for trabalhar com os Correios, por exemplo, já existe uma tabela de valores de acordo com região e peso. Incorpore-a em seu site (na Loja Virtual do UOL Host, a integração é automática).
Se escolheu outro meio, faça os cálculos levando em consideração a região do comprador e também tamanho da encomenda. Você pode montar uma tabela pré-definida, ou dar a opção do cliente calcular o valor na hora da compra.
O importante é que você deixe claro ao cliente os valores e condições desde o início do processo de compra.
Se o seu orçamento permitir, vale lembrar sempre que o frete grátis é ótimo para fisgar consumidores. Você pode oferecê-lo em apenas algumas regiões ou para compras acima de determinado valor.
5º passo – Acompanhe o andamento
Para deixar esse processo transparente, forneça códigos de rastreamento da encomenda. Se o pedido for enviado pelos Correios, é possível fazer o acompanhamento pelo próprio site da companhia, que fornece o código assim que o produto é postado. Basta repassá-lo ao consumidor.
Se optar por outro meio de entrega, crie um sistema de identificação dos produtos e explique como o cliente poderá acompanhá-lo pelo seu site.
É possível, também, contratar opções de seguros pra produtos de alto valor. Você já pode embuti-los no valor, ou deixar o cliente decidir se quer ou não esse serviço adicional.
6º passo – Deixe a encomenda com cara profissional
Embora escrever os dados do destinatário com caneta seja mais prático e econômico, usar etiquetas impressas deixa seus pacotes com uma “cara” mais profissional. Considere fazer esse investimento.
O mesmo vale para embalagens. Nem pense em reutilizar caixas de papelão que você pega no supermercado.
7º passo – Fique de olho nos resultados
Entrega realizada? Ótimo! Mas não pense que o trabalho acabou.Acompanhe esse cliente. Veja se ele ficou satisfeito com a compra, peça opiniões e o inclua em sua base de e-mails para enviar novidades sobre sua loja.
Aproveite os feedbacks para aprimorar seu sistema de entrega constantemente.