De acordo com uma pesquisa ComScore, em 72% dos casos, a diferença entre um carrinho de compras abandonado e um produto vendido é o frete grátis. Você deve estar se perguntando: como pode um simples detalhe fazer tanta diferença?
Bem, a verdade é que o valor do frete pode fazer a diferença entre uma bela pechincha e um negócio que não vale a pena, portanto, é fácil se colocar na pele do comprador.
Mas, do ponto de vista do lojista, oferecer frete grátis não é uma operação tão simples assim. Para o produto chegar gratuitamente até o cliente, alguém pagará por isso – cabe a você escolher um método econômico, seguro e ético de fazer isso, sem amargar prejuízo.
Por isso, antes de fazer este tipo de oferta, é necessário fazer as contas e estar bem ciente dos custos e benefícios envolvidos na operação. Vamos a eles:
Competitividade
Benefício: A primeira razão para optar pela oferta do frete grátis é ganhar competitividade. Como já dissemos acima, a gratuidade é considerada um diferencial pelo consumidor e pode ser o motivo pelo qual o cliente comprará pela primeira vez na sua loja virtual – e não na do concorrente.
Risco: Se você não souber trabalhar bem a fidelização, esse cliente desfrutará da oportunidade do frete grátis, mas pode não voltar a comprar da sua loja. Cabe a você garantir uma boa primeira experiência e mostrar seus diferenciais para que ele se torne um comprador regular.
Aumento nas conversões
Benefício: O frete grátis tende a converter mais clientes e diminuir o abandono de carrinho. Pode elevar também o valor médio das compras. Esta é uma mudança que você poderá notar já nos primeiros dias.
Risco: Mais conversões significam mais entregas e um aumento nos custos de logística. É fundamental garantir que sua loja estará pronta para dar conta da demanda e que os custos de processamento e envio dos pedidos será viável.
Lucro maior
Benefício: Como, em tese, seu cliente se sentirá incentivado a comprar mais, é natural que seu lucro aumente.
Risco: Mas, atenção, se os custos de entrega forem embutidos no valor do produto, seu preço pode deixar de ser competitivo ou sua margem pode cair. O segredo é um só: planejamento.
Mãos à obra!