Soluções

Tendências futuras em cloud: o que esperar nos próximos anos?

5 Mins read

A computação em nuvem é uma tecnologia que revolucionou a maneira como empresas e indivíduos gerenciam e armazenam seus dados e aplicativos. Nos últimos anos, essa tecnologia tem se expandido rapidamente, e suas aplicações continuam a evoluir. À medida que olhamos para o futuro, podemos identificar algumas tendências promissoras em cloud computing que moldarão todo o cenário tecnológico nos próximos anos.  

Pensando nisso, separamos aqui tudo o que você precisa saber sobre as tendências cloud 2023. Vamos lá! 

O que é cloud computing? 

Mas o que, de fato, é cloud computing? Para conhecer melhor sobre essa tecnologia e assim, aproveitar as tendencias futuras dela, separamos tudo o que você precisa saber sobre. Confira com a gente! 

Cloud computing, ou computação em nuvem, nada mais é do que um modelo de computação baseado na entrega de recursos de computação, como armazenamento, servidores, redes, bancos de dados e software, pela Internet. Em vez de hospedar esses recursos localmente em hardware físico ou em servidores dedicados, a computação em nuvem permite acessar e utilizar esses recursos de maneira remota por meio de provedores de serviços em nuvem. 

Os provedores de serviços em nuvem contam com uma infraestrutura física de servidores e data centers em grande escala. Eles fornecem acesso a esses recursos por meio de uma rede global de alta velocidade. 

Os serviços em nuvem são geralmente fornecidos sob demanda, isso significa que significa que os usuários podem aumentar ou diminuir os recursos conforme necessário, pagando apenas pelo que usam. Isso proporciona flexibilidade e escalabilidade aos usuários, permitindo que eles dimensionem seus recursos de acordo com as necessidades do momento. 

Existem diferentes modelos de serviço em nuvem: 

Infraestrutura como Serviço (IaaS): Nesse modelo, os usuários têm acesso a recursos virtuais, como servidores, armazenamento e redes, permitindo que eles criem e gerenciem sua própria infraestrutura. 

Plataforma como Serviço (PaaS): Aqui, os usuários têm acesso a uma plataforma completa de desenvolvimento, onde podem criar, executar e gerenciar aplicativos sem se preocupar com a infraestrutura subjacente. 

Software como Serviço (SaaS): Nesse modelo, os usuários têm acesso a aplicativos de software completos pela Internet, geralmente por meio de um navegador da web, sem precisar instalar ou manter o software localmente. 

Cloud conta com uma grande variedade de vantagens, como flexibilidade, escalabilidade, alta disponibilidade, redução de custos e facilidade de acesso a recursos e dados de qualquer lugar do mundo. Ela é muito utilizada em empresas de todos os tamanhos e setores, permitindo que elas se concentrem em suas principais atividades enquanto terceirizam a infraestrutura de TI para provedores em nuvem confiáveis.  

Tendências em cloud para o futuro 

Agora, para você que contratou o UOL Cloud para a sua empresa ou que está pensando em tomar essa atitude, chegou o momento de conhecer as principais tendencias em cloud para o futuro. Vamos conhecer cada uma delas? 

Aumento da adoção da nuvem híbrida 

A nuvem híbrida, que combina infraestruturas locais com serviços de nuvem pública e privada, tem ganhado destaque. Essa abordagem oferece maior flexibilidade e permite que as empresas escolham onde armazenar seus dados com base em requisitos de segurança, conformidade e desempenho. A tendência é que mais organizações adotem modelos híbridos para maximizar os benefícios da nuvem sem comprometer a integridade de seus dados sensíveis. 

Aumento da segurança na nuvem 

À medida que mais dados críticos são armazenados na nuvem, a segurança se torna uma preocupação ainda maior. A tendência futura é o desenvolvimento de soluções de segurança mais robustas e avançadas para proteger dados na nuvem. Tecnologias como criptografia aprimorada, autenticação multifator e detecção de ameaças em tempo real desempenharão um papel fundamental na proteção dos ativos digitais. 

Expansão da edge computing 

A edge computing é uma tendência emergente que envolve o processamento de dados o mais próximo possível de sua fonte, reduzindo a latência e melhorando o desempenho. Com a crescente adoção de dispositivos IoT (Internet das Coisas) e a necessidade de processar dados em tempo real, a edge computing se tornará cada vez mais importante. Nos próximos anos, veremos um aumento significativo na implementação de infraestruturas de edge computing, permitindo que as empresas processem dados rapidamente e tomem decisões instantâneas. 

Avanço da inteligência artificial na nuvem 

A inteligência artificial (IA) está revolucionando diversos setores, e sua aplicação na nuvem é uma das tendências mais promissoras. Com o poder de processamento da nuvem e a disponibilidade de grandes conjuntos de dados, a IA tem o potencial de impulsionar descobertas científicas, melhorar a eficiência empresarial e aprimorar a experiência do usuário. Nos próximos anos, veremos um aumento na utilização de serviços de IA baseados na nuvem, permitindo que empresas de todos os tamanhos aproveitem os benefícios dessa tecnologia. 

Crescimento da nuvem para serviços específicos 

Embora a nuvem já seja amplamente adotada, ainda há setores e serviços específicos que estão migrando para essa plataforma. Por exemplo, a área da saúde está começando a aproveitar os benefícios da nuvem para armazenar registros médicos e permitir o compartilhamento de informações entre profissionais de saúde. Setores como educação, transporte e manufatura também estão adotando soluções em nuvem adaptadas às suas necessidades. Nos próximos anos, veremos um crescimento contínuo nessa área, à medida que mais setores perceberem o potencial da nuvem para melhorar suas operações. 

Tecnologia em nuvem mais sustentável 

A cada ano que passa, o assunto sustentabilidade se torna ainda mais importante por parte dos consumidores, sendo usado, em muitos casos, como critério na hora de comprar o serviço. E é por conta disso que deve ser um assunto abordado dentro do ambiente de nuvem nos próximos anos. Saiba que a nuvem conta com diversas funcionalidades que ajudam no desenvolvimento sustentável de softwares, como a computação em servidor, ou seja, aqui, a implementação de código com recursos sem servidor diminui significativamente as taxas de consumo de energia.  

Uma visão rápida sobre o futuro  

A computação em nuvem continuará a evoluir e moldar o cenário tecnológico nos próximos anos. A adoção da nuvem híbrida, o aumento da segurança, a expansão da edge computing, o avanço da inteligência artificial na nuvem e o crescimento da nuvem para serviços específicos são algumas das tendências que veremos no futuro.  

À medida que a tecnologia se desenvolve, é fundamental que as empresas acompanhem essas tendências e adotem soluções inovadoras para permanecerem competitivas no mercado em constante evolução. A nuvem continua a oferecer possibilidades infinitas, e aqueles que aproveitam seu potencial certamente terão uma vantagem significativa nos próximos anos. 

Quer contar com os melhores servidores em nuvem? Adquira seu plano UOL Cloud já!

Related posts
Soluções

Shopping UOL: confira tudo sobre o marketplace do UOL HOST

3 Mins read
Na última terça-feira, dia 23/04, o UOL HOST fez o lançamento do Shopping UOL, o seu próprio marketplace, uma nova solução para…
Soluções

Como escolher a plataforma de e-commerce ideal para o seu negócio

4 Mins read
Escolher a plataforma de e-commerce ideal pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio online. Hoje em…
Soluções

Como começar a empreender? 7 dicas para iniciar seu negócio ainda em 2024

6 Mins read
Sabemos o quanto empreender do zero é uma jornada desafiadora, repleta de oportunidades e claro, muitos obstáculos. Se você está ansioso para…