A bomba vai explodir em 5, 4, 3, 2, 1… Boom!!!
Se você ouvisse esta frase, com certeza, antes da contagem regressiva terminar, já estaria correndo para bem longe. Isso porque a frase acionou seu senso de urgência, e sem muito tempo para pensar, você simplesmente agiu, nesse caso, correndo.
Guardadas as devidas proporções, tão urgente quanto correr de uma bomba pode ser comprar um produto, se a oferta for imperdível, o estoque limitado ou a peça exclusiva, por exemplo.
Usando essa técnica, você pode explorar uma das reações mais primitivas do ser humano para vender mais.
Quer saber como? Selecionamos algumas dicas. Coloque-as em prática já, antes que o concorrente o faça! (viu, acabamos de utilizar o mesmo artifício com você!)
Contagem regressiva
Acrescentar no site quanto tempo falta para uma oferta expirar ou alguma condição especial acabar pode ajudar o cliente indeciso a agir mais rápido. É comum ver essa estratégia nos sites de compras coletivas, por exemplo. Ao lado de cada cupom oferecido, sempre tem um cronômetro contando os minutos para o fim daquela oferta.
O UOL HOST lançou uma promoção de Ano Novo para os planos de hospedagem e com um cronômetro regressivo mostra aos clientes o tempo restante para aproveitarem a oferta.
Condições especiais para os primeiros
Quem acompanhava os antigos programas da Polishop conhece bem essa tática. A empresa sempre ofertava algum brinde para as primeiras dez pessoas que ligassem, por exemplo. E a loja virtual da marca segue usando a mesma tática. Para estar entre os primeiros e garantir a promoção, o cliente corre para finalizar a compra.
Últimas peças
Avisar o cliente que o estoque está chegando ao fim é outra técnica que costuma funcionar bem. Para isso, vale desde um banner no site até um aviso assim que o cliente colocar o produto no carrinho.
A Americanas.com usa essa estratégia. Quando restam poucas peças, o anúncio de “últimas unidades” aparece acima do botão “comprar”.
Ofertas relâmpagos
A GAP é um exemplo de loja que usa bem a estratégia nos seus e-mails marketing. A marca americana faz liquidações doidas (algumas oferecendo mais de 50% de desconto) por um curto tempo. Quem quiser aproveitar, tem de correr!
No e-mail marketing abaixo, a loja oferece 30% de desconto válido apenas para um dia: 17 de janeiro.
Produtos indisponíveis
Esta tática é utilizada, principalmente, por lojas de roupa. Por oferecerem diversas variações de um produto (como tamanho e cor), dá para mostrar ao cliente, quando ele seleciona uma peça, quais opções que existem dela e se ainda tem em estoque ou não. Por exemplo, se um cliente seleciona uma camiseta regata masculina e vê que a preta G já não está mais disponível, e que só há mais duas brancas e uma amarela G, ele se antecipa para garantir a dele, antes que fique sem nenhuma opção de cor.
Na Dafiti, ao escolher o tamanho da peça, aparece ao lado a quantidade disponível em estoque.
Prazos de entrega
Especialmente em datas comemorativas, o cliente quer a garantia de que seu produto chegue até o dia desejado. Então, avisos como “hoje é o último dia para comprar e sua encomenda chegar antes do Natal” também acionam o senso de urgência do consumidor.
Cupons de desconto
Enviar e-mail marketing com cupons de desconto é sempre uma boa ideia, seja para reativar clientes antigos ou conquistar novos. Mas se eles tiverem um curto prazo de validade, mais uma vez o senso de urgência entrará em ação. Com medo de perder a vantagem, o cliente vai correr para visitar a loja e usá-lo.
O site Enjoei usa esse artifício. Por e-mail, envia cupons de desconto ao seus clientes com curto prazo de validade.
E então, preparado para fazer seus clientes correr? Coloque já seus planos em ação!