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Como prestar um atendimento prático e perspicaz sem ser agressivo

Veruska Olivieri

É fundamental oferecer um atendimento ágil e objetivo para garantir a satisfação dos clientes

Uma das frases mais repetidas é “o cliente sempre tem razão”. No entanto, apesar de o cliente ser necessário para o sucesso dos nossos negócios, o empreendedor sábio consegue demonstrar, de forma sutil, que o cliente nem sempre está certo.

Se todos os empresários de sucesso fossem oferecer cegamente apenas o que os clientes acreditam que precisam e almejam, Henry Ford não teria investido na fabricação de automóveis. Ele apenas teria fabricado charretes mais confortáveis. 

O bom empreendedor precisa ser criativo para sair da sua zona de conforto e mostrar para seus clientes que os serviços e produtos que ele vende são essenciais, além de precisar, também, ser firme em seu ponto de vista, perspicaz, prático e inteligente nas relações interpessoais.

PERFIL DO CONSUMIDOR ATUAL

As pessoas têm pressa e não querem enrolação, portanto, um bom atendimento deve se encaixar no perfil do consumidor atual, ou seja, que não quer perder tempo nem dinheiro. Para isso, é fundamental oferecer um atendimento ágil e objetivo e garantir a satisfação dos clientes, não só em relação ao produto ou serviço em si, mas também em relação às experiências de compra que eles terão na sua loja.

Um bom atendimento não é demorado nem é aquele em que o cliente é bajulado o tempo todo. Um bom atendimento também não é aquele em que o cliente recebe “sim” para tudo e, por falta de orientação do vendedor, por exemplo, acaba adquirindo o que não precisava.

O BOM TRATO COM O CLIENTE

Independentemente do seu segmento de mercado, é possível ser perspicaz e prático no atendimento sem ser indelicado com o cliente. Comece fazendo os olhos dos seus clientes brilhar. Seja esclarecedor, consistente e solucionador. Ser ágil e prático não significa ser afobado e apressado. É ter a capacidade de decifrar com leveza as necessidades do cliente e, com presteza, apresentar alternativas realmente úteis. É também saber discordar dele e mostrar-lhe que a sua opção pode ser a melhor naquele momento.

Além disso, a sinceridade é um fator determinante. Seja verdadeiro com os clientes, demonstre quais são as reais utilidades e vantagens de um determinado produto. Dessa forma, diante de um atendimento verdadeiro e honesto, os consumidores terão algo que é essencial para ser fiéis ao seu empreendimento: a confiança.

O ponto crucial é: você precisa entender quem são esses clientes. E isso só é possível se investir em técnicas de atendimento e relacionamento.

Não há como atender os clientes de forma satisfatória se quem os atende não sabe o que eles buscam. Sendo assim, é pertinente que, em cada atendimento, você e sua equipe tenham em mente as possíveis razões que levaram os clientes a buscar a sua loja.

Além disso, outro ponto bastante pertinente é manter a comunicação S.C.O.T. Esse tipo de comunicação, bem como dizem as suas iniciais, denota Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência. Por meio de tais qualidades, é possível criar um elo de empatia com o cliente, tratando-o de forma correta e sem ser indelicado.

O bom atendimento é o reflexo do empreendimento e, caso não exista confiança na mensagem transmitida, a imagem do seu negócio vai arcar com os prejuízos. Já um atendimento eficiente, alinhado com a mensagem-chave da sua empresa, é capaz de consolidar um cliente e ainda atrair outros.