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10 títulos que vão fazer seu e-mail marketing se destacar na multidão

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LNão se deve julgar um livro pela capa, diz a sabedoria popular, mas ninguém nega que uma capa bem-feita tem o poder de atrair a atenção do leitor para que ele possa, finalmente, julgar a obra pelo seu conteúdo.

A mesma lógica se aplica ao título do seu e-mail marketing. Com dezenas de mensagens chegando à caixa de entrada todos os dias, um bom título é fundamental para atrair a atenção do destinatário e fazê-lo abrir a sua.

De acordo com dados do Convinceandconvert.com, 33% dos usuários abrem um e-mail levando em consideração apenas seu título.

Mas como fazer sua mensagem sobressair, entre tantas outras, usando apenas uma linha? Listamos aqui dez dicas que vão ajudá-lo nessa missão. Vamos a elas:

1 – Diga o que há dentro da mensagem

O título do e-mail serve, principalmente, para que o destinatário saiba o que há dentro daquela mensagem.

Alinhar as expectativas entre o título e o conteúdo é essencial e cria um laço de confiança entre sua empresa e o destinatário. Não adianta ter um título chamativo se o conteúdo da mensagem não entregar a promessa.

2 – Faça uma lista

Reparou no título deste artigo? Pois é, o número não está lá por acaso. Títulos como “10 dicas de presente para o seu pai” ou “8 mimos para sua amada no Dia dos Namorados” dão ao leitor a ideia de que, ao abrir a mensagem, vai encontrar rapidamente o que procura.

Transformar sua mensagem em uma lista também permite ao leitor ir diretamente ao ponto do texto que o interessa. Ele não terá parágrafos e mais parágrafos de obstáculo para chegar aonde quer.

3 – Faça uma pergunta

A simples curiosidade gerada por uma pergunta pode levar o leitor a abrir sua mensagem. Se a pergunta conversar diretamente com uma necessidade do leitor, melhor ainda.

Por exemplo, às vésperas do Dia dos Pais você pode disparar o e-mail com o título “Seu pai é do tipo intelectual?”.

Além disso, uma pergunta bem formulada é capaz de provocar o leitor e fazê-lo parar para pensar. Assim, sem perceber e antes mesmo de clicar, ele estará interagindo com sua mensagem e com o seu negócio.

4 – Seja curto e objetivo

Clareza é fundamental. O leitor tem de bater o olho no título e saber do que se trata. E um título curto ajuda muito nesta tarefa. Além disso, títulos grandes demais podem aparecer cortados em algumas ferramentas de e-mail, anulando sua tentativa de chamar a atenção do destinatário.

5 – Mencione uma marca e se relacione com a atualidade

Se você está querendo vender o telefone de uma marca conhecida e popular, ou o livro do autor do momento, não tenha dúvida ao mencionar isso no título do e-mail.

Outra estratégia para chamar a atenção é relacionar sua oferta com fatos do momento. Por exemplo, você pode usar as denúncias de espionagem do governo americano para vender ferramentas que aumentam a segurança da comunicação do leitor ou aproveitar que uma atriz ganhou o Oscar para vender seu filme mais recente.


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6 – Jogue com a ideia da oportunidade

Mesmo de forma inconsciente, muitas pessoas entram em pânico com a possibilidade de perder uma oportunidade. Use isso a seu favor na hora de escrever o título do seu e-mail.

Por exemplo: “só neste fim de semana, 10% de desconto em toda a loja”. É o tipo de frase que pode levar até mesmo quem não estava pensando em fazer nenhuma compra naquele dia a abrir sua mensagem. Afinal, não quer descobrir amanhã ou depois que perdeu a oportunidade de comprar aquele produto no qual estava de olho por um preço mais em conta.

7 – Use a novidade

Poucas coisas são mais poderosas para chamar a atenção que o novo. “Compre já o novo livro do autor Fulano de Tal”, por exemplo. O anúncio de um produto que acaba de chegar às lojas é outro bom chamariz para sua mensagem.

Não pense duas vezes para destacar algo novo no título de seu e-mail. Seja um produto ou até mesmo um novo layout do seu site. O novo chama a atenção e desperta a curiosidade. Use isso a seu favor.

8 – Fale sobre o que as outras pessoas estão comprando

Pode parecer loucura, mas as pessoas são doidas para saber o que as outras estão fazendo. Daí o enorme sucesso daquele programa que te oferece a chance de dar “uma espiadinha”.

E tem mais, as pessoas também têm pavor de “ficar por fora”. Então use isso em seus títulos. “Dez mil pessoas já compraram o novo tablet da empresa Tal. Seja o próximo”, por exemplo.

Faça com que o destinatário do seu e-mail saiba qual é a tendência no momento e ofereça a ele a oportunidade de não ficar de fora dela.

9 – Ofereça gratuidade

Embora a palavra “grátis” dispare muitos filtros, a possibilidade de ganhar algo sem precisar pagar por ele é um chamariz poderoso. 

E você pode oferecer algo gratuito sem usar a palavra “grátis”, evitando condenar sua mensagem às trevas da caixa de spam.

“Não cobramos frete neste fim de semana”, em vez de “Frete grátis neste fim de semana”, por exemplo, dá a mesma ideia e, de quebra, dribla o filtro anti-spam, garantindo que sua mensagem chegue à caixa de entrada.

10 – Seja pessoal

Fale diretamente com o destinatário. Usar o nome da pessoa a quem o e-mail está endereçado no título, por exemplo, é uma forma de chamar a atenção.

É a mesma lógica de quando alguém grita seu nome na rua. Você não sabe quem é, corre o risco de a conversa nem ser com você, mas, mesmo assim, vai se virar para saber quem gritou seu nome.

Usar o nome do destinatário, portanto, pode levá-lo a abrir sua mensagem.

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