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Motivos para adotar o marketing de conteúdo em suas estratégias em 2017

Descubra como isto pode ajudar a alavancar vendas!

Normalmente, quando surge o desejo ou a necessidade de comprar algo, o primeiro passo é fazer uma pesquisa para coletar mais informações sobre o produto e decidir em qual loja a compra será feita, certo? E onde essa pesquisa é feita?

De acordo com o estudo “Varejo no Brasil: a influência do digital sobre o consumo”, desenvolvido pelo Boston Consulting Group (BCG), a resposta é na internet! Os dados revelam que 72% das pessoas utilizam a web para descobrir marcas e produtos, 61% para pesquisá-los e 61% para localizá-los.

E nessas buscas o que os mecanismos geralmente oferecem ao usuário? Conteúdo! Textos, artigos, posts, vídeos, podcasts etc.

Na prática, quem faz uma pergunta do tipo, por exemplo, “Como escolher um travesseiro?” não está necessariamente pronto para comprá-lo. Ele precisa, antes, aprender quais são os atributos que um bom travesseiro deve ter, o material com o qual deve ser feito e qual o melhor tipo de produto para que ele tenha um sono tranquilo e acorde renovado no dia seguinte.

Considerando isso, fica claro que, para participar desse processo de compra moderno, em que pesquisa online é o passo fundamental, é necessário ter conteúdo para oferecer ao consumidor, buscando fortalecer o relacionamento com o futuro cliente e vender para ele mediante a entrega de informações relevantes.

 Leia também: Estratégias para criar (bons) conteúdos para blog e redes sociais de sua empresa

Como se só estar fundamentado no processo de compra não fosse suficiente, existem outros motivos para você adotar o marketing de conteúdo nas suas estratégias já! Veja, na sequência, alguns deles:

Muito mais barato que outras estratégias

Você já calculou quanto gasta para criar anúncios e fazer outros tipos de campanhas pagas? Independentemente de você ter um orçamento grande ou pequeno para investir, o marketing de conteúdo, provavelmente, será mais barato.

Isso porque, para produzir conteúdo, tudo o que você precisa é de uma plataforma – que pode ser um blog corporativo, uma ferramenta de vídeo ou suas próprias redes sociais – e de alguém que crie o conteúdo, que pode muito bem ser você, dependendo das circunstâncias.

Segundo a DemandMetric, o marketing de conteúdo custa 62% menos que outras estratégias tradicionais de marketing. Ótima economia de recursos, não acha?

Dura para sempre

Quando você faz um anúncio, paga para que sua publicidade seja veiculada por um tempo limitado. E ao fim daquele prazo seu anúncio sai do ar. Com o conteúdo isso não acontece. Uma vez que você publica no seu blog, por exemplo, o texto estará sempre disponível enquanto seu blog estiver no ar, e vai continuar a trazer novos clientes sempre.

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Vamos imaginar que você venda cosméticos e reparou que os clientes sempre perguntam como devem escolher a cor da base, por exemplo. Detectando essa dúvida em comum, você prepara um post no blog da sua loja virtual explicando o passo a passo para nunca mais errar na base. Com certeza, esse material vai ajudar pessoas hoje, amanhã, daqui a um mês e daqui a um ano, porque é uma dúvida recorrente e atemporal.

Prova disso é que o DemandMetric também apurou que 70% das pessoas aprendem mais com artigos do que com anúncios, 60% gostam de ler conteúdo de marcas que são informativos, 82% se sentem mais positivos em relação à marca e 70% sentem que estão mais perto de uma empresa depois de consumir o conteúdo dela.

Um conteúdo assim também é excelente para aproximar o consumidor da finalização de compra. Afinal, esclarecida a dúvida, o cliente está pronto para confirmar qual produto é ideal para ele e fechar o pedido.

Faz você ser uma referência no assunto

Quando você escreve ou fala sobre algo, o público entende que você tem conhecimento sobre o assunto. Para empresas e profissionais autônomos, o marketing de conteúdo se torna uma forma de demonstrar que você tem autoridade no mercado em que atua. E essa autoridade é fundamental para gerar confiança no consumidor de que ele está contratando a empresa certa.

Convencido de que o marketing de conteúdo é uma boa? Ótimo, mas não precisa descartar todas as suas outras estratégias! Vale muito a pena complementar o conteúdo com outras ferramentas, como anúncios AdWords, e-mail marketing e muito mais. Dessa forma, você com certeza vai conseguir resultados para o seu negócio!