Empreendedorismo

10 filmes inspiradores sobre empreendedorismo

6 Mins read

Você está tomando coragem para tirar um negócio do papel? Se a gente pudesse te dar um conselho, seria: coloque o seu projeto em prática hoje mesmo!

Abrir um negócio é um passo importante. Por isso, é sempre bom ter em quem se inspirar, para evitar os erros já cometidos e aprimorar processos que já deram certo.

Nessa jornada, o cinema sempre foi um importante recurso para quem precisava estimular a criatividade. Aliás, não é de hoje que a “sétima arte” retrata filmes inspiradores!

Por isso, resolvemos trazer um conteúdo diferente.

Pesquisamos e listamos 10 incríveis histórias para auxiliar o seu desenvolvimento profissional. Curioso(a) para conhecer quais foram os filmes escolhidos?

Acompanhe conosco essa seleção especial! 

E não esqueça, no blog do UOL Meu Negócio, quem resolve empreender também tem acesso a conteúdos completos, que explicam “de A a Z” como montar um negócio na internet.

Não deixe de conferir!

Maratone a seleção de filmes inspiradores sobre empreendedorismo 

A melhor forma de ter boas ideias é conhecendo histórias bem sucedidas. Nesse sentido, que tal ver como o empreendedorismo é retratado nas telonas?

Separamos histórias de quem se tornou referência: seja no ramo alimentício, no universo infantil ou nas redes sociais.

A partir de agora, você tem a chance de tirar ótimas lições e aprender com os erros retratados em filmes inspiradores!

1. Fome do Poder 

Sabe os inconfundíveis “arcos dourados” da famosa rede de fast food? Pois é, antes de ser mundialmente conhecido, o “McDonald’s” era um pequeno restaurante na Califórnia.

No filme Fome de Poder, conheça os irmãos Richard e Maurice McDonald e veja como foi a criação do primeiro estabelecimento da marca. Saiba, por exemplo, como tudo mudou depois que eles conheceram Ray Kroc, um vendedor de máquinas de milk shakes.

Se você está se perguntando que lições tirar do filme de 2016, aqui vão alguns exemplos: 

Nem sempre o produto final é o diferencial – no caso da lanchonete, a entrega rápida foi uma das responsáveis pelo sucesso da marca. E mais, veja como é importante ter sócios conectados com o negócio – ou seja, nem sempre o seu amigo será o investidor ideal!

Deu vontade de assistir? Fome de Poder está disponível para assinantes na HBO Max!

2. O Lobo de Wall Street

Leonardo DiCaprio é Jordan Belfort, um jovem ambicioso que sonha em enriquecer na Bolsa de Valores de Wall Street.

Em O Lobo de Wall Street (disponível na HBO Max), você aprende a importância de uma boa oratória. Até porque Jordan não era o maior conhecedor de investimentos, mas usava técnicas que valorizavam seus resultados.

Portanto, se você ainda tem dúvidas sobre o poder das palavras, vai descobrir que a oratória é uma boa estratégia para dialogar e convencer clientes!

3. A Rede Social

Na produção de 2010, você descobre como Mark Zuckerberg deu início a uma das redes sociais mais populares do planeta: o Facebook. Mas antes de chegar ao topo, o jovem tímido de Harvard teve que lidar com vários imprevistos.

Aliás, esse é um dos principais ensinamentos para quem empreende. A vida de um gestor é árdua, ocupar um cargo de liderança não é fácil, e estar cercado de profissionais competentes é essencial para uma empresa chegar ao topo!

E mais, o filme também mostra que um bom empreendedor não deve ter medo de mudanças. Portanto, faça testes constantes com seus produtos, de acordo com o interesse e a demanda do consumidor.

Ou você acha que o Facebook se tornou gigante do dia para a noite?

Assista A Rede Social na plataforma do UOL Play!

4. Walt Antes do Mickey 

A seleção de filmes inspiradores traz uma produção imperdível! Baseado na história de Walt Disney, Walt Antes do Mickey mostra o início de sua carreira e as dificuldades enfrentadas antes de criar o simpático personagem.

Desde pequeno, Walter Elias Disney utilizava as paredes da sua casa como tela para seus desenhos. Pode até parecer clichê, mas uma das primeiras lições do longa é que não se deve desistir dos sonhos. Mais que isso, não ofusque o talento que você traz dentro de si!

Além disso, a produção de 2015 mostra que uma boa reputação abre muitas portas para o empreendedor. O motivo é simples: a honestidade resulta em confiança e a confiança atrai pessoas que irão apostar e ajudar o seu negócio a evoluir.

O filme está disponível para assinantes na plataforma Prime Video!

5. Forrest Gump 

Não poderia faltar um clássico, não é mesmo? Lançado em 1994, o filme estrelado por Tom Hanks é relevante até hoje! Na história, Gump tem a Síndrome de Asperger – um estado do espectro autista –, mas que não impede que ele tenha uma vida produtiva.

O que esse enredo nos mostra? Que nem sempre sabemos o tamanho da nossa capacidade, por isso é tão importante persistir!

Quer outra lição importante que vale para a vida e para o empreendedorismo? Converse, dialogue, e trate a todos exatamente do mesmo jeito, com respeito e honestidade. Afinal, nunca se sabe quem será o seu próximo cliente.

Você pode assistir Forrest Gump nas plataformas Netflix e Prime Video!

Mulheres empreendedoras: a força feminina que supera desafios

Não tem como falar de grandes histórias sem citar filmes inspiradores em que as mulheres são destaque! Afinal, segundo o relatório GEM (Global Entrepreneurship Monitor), elas são 46% dos empreendedores iniciais – com até 3,5 anos de empresa.

Por isso, completamos essa seleção especial com produções focadas no empreendedorismo feminino. Você é uma mulher empreendedora? Então vai adorar se inspirar nessas histórias que marcaram o cinema!

6. Girlboss

Baseada na história de Sophia Amoruso, um dos nomes mais respeitados da moda, a série mostra as reviravoltas na vida da fashionista. Da época em que pegava comida do lixo ao sucesso com a Nasty Gal, sua loja no famoso site de vendas eBay.

Você é uma jovem empreendedora? Então essa é uma ótima produção para você maratonar!

Girlboss está disponível para assinantes na plataforma da Netflix!

7. Coco Antes de Chanel 

Ainda no universo da moda, trazemos a história de Coco Chanel. Mas o filme não mostra apenas o período de ascensão que muita gente já conhece. O foco são os primeiros anos de vida da mulher que revolucionou a alta costura.

Do abandono em um orfanato ao ganha-pão como cantora de cabaré. Acompanhe como foi a trajetória de Coco Chanel até a criação do seu imponente império!

O filme está disponível para assinantes da plataforma Warner Bros!

8. O Diabo Veste Prada 

O longa, estrelado por Anne Hathaway e Meryl Streep, conta a história de uma jovem jornalista que consegue emprego na maior revista de moda de Nova York. O problema é que a sua nova chefe é a poderosa (e temida) Miranda Priestly.

Muitas pessoas acreditam que esse clássico é mais um filme biográfico do que uma ficção. Até porque, Lauren Weisberger, autora do livro homônimo, foi assistente de Anna Wintour, a editora-chefe da revista Vogue.

O Diabo Veste Prada está disponível para assinantes na plataforma Star+!

9. Um Senhor Estagiário

Esse filme define bem o ditado que diz que “idade não é documento”! Se você já é “mais experiente” e ainda tem dúvidas se vale a pena abrir um novo negócio, Robert De Niro vai mostrar que a hora é agora.

Em Um Senhor Estagiário, são debatidos temas importantes como a mulher no mercado de trabalho e etarismo – discriminação contra pessoas mais velhas.

Portanto, se você está pensando em abrir espaço para novas oportunidades, essa produção inspiradora pode te ajudar nisso!

Um Senhor Estagiário está disponível para assinantes na HBO Max!

10. Joy: O Nome do Sucesso 

Precisando de uma ajudinha para saber como apresentar seu produto ao cliente? Joy: O Nome do Sucesso, que está na nossa lista de filmes inspiradores, é uma verdadeira aula de empreendedorismo e superação.

A história real apresenta Joy Mangano, uma garota prodígio responsável por diversas invenções. Vivendo em uma família humilde e conturbada, ela enfrenta vários desafios até conseguir apoio para que sua invenção seja produzida e distribuída.

O filme está disponível para assinantes nas plataformas Google Play e Star+!

O UOL Meu Negócio quer ajudar você a se tornar um empreendedor de sucesso!

Gostou da nossa lista de filmes inspiradores? Agora você tem boas opções para relaxar e aprender ao mesmo tempo. Afinal, empreendedor que é empreendedor, deve estar sempre em constante aprendizado!

E não se esqueça: na hora de tirar seus planos do papel, você pode contar com o apoio do UOL Meu Negócio!

Temos ferramentas eficientes para quem sonha em ter um negócio próprio, e o melhor, em um ambiente com ótimas chances de sucesso: na internet.

Acesse agora mesmo o nosso site e conheça todas elas. Da criação do site aos anúncios nas redes sociais, o UOL Meu Negócio será o seu melhor parceiro!

Related posts
Empreendedorismo

O empreendedorismo feminino no mercado atual

5 Mins read
Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de mulheres à frente de negócios. De acordo com o levantamento “Empreendedorismo Feminino…
EmpreendedorismoSoluções

Estratégias de alcance: qual a diferença entre omnichannel, multichannel e crosschannel

4 Mins read
Está querendo alavancar o seu negócio e precisa de uma estratégia eficaz para vender cada vez mais? Saiba que no UOL HOST…
Empreendedorismo

Bueno Wines: a inspiradora palestra de Galvão Bueno no Fórum E-commerce Brasil 2023

3 Mins read
Galvão Bueno, o icônico locutor e apresentador esportivo, para muitos o maior do país, encerrou a programação na plenária Marketing & Vendas…