Se o seu site não está rendendo os resultados esperados o problema pode estar em um desses elementos
Você chegou à conclusão que o seu negócio realmente precisava de um site, fez todo o processo de contratação de domínio e hospedagem, planejou o layout e o conteúdo, colocou o site no ar e aí… Nada! Logo você percebe que o site não está rendendo os resultados que gostaria, mas não sabe onde errou.
Essa situação é mais comum do que você imagina e, muitas vezes, causada por alguns pequenos erros ou detalhes que atrasam a evolução do seu negócio na internet. A seguir, elegemos alguns dos principais motivos que podem estar fazendo com que seu site não tenha tanto sucesso quanto você gostaria e ensinamos como pode corrigi-los. Confira:
>> Está pensando em construir um site agora? Confira o Passo a passo para criar seu primeiro site
Domínio ruim
Normalmente, quando estamos estudando o motivo de um site não estar tendo o volume de tráfego ou vendas esperado, pensamos em tudo, menos em elementos como o domínio. Mas você sabia que o endereço do seu site é uma das principais chaves para ter um site de sucesso?
Basta pensar, você acha que teria mais chances de lembrar do site www.lojasilva.com.br ou do www.lojassilvaatacadoevarejo.com.br?
Quanto mais simples, direto e curto for o domínio, mais fácil é compreendê-lo e lembrá-lo. Quando você tem um endereço muito longo, com palavras difíceis de lembrar ou uma grafia muito diferente, corre o risco de perder visitas ao site simplesmente porque as pessoas têm dificuldade em encontrá-lo ou mesmo em digitar o seu domínio corretamente.
É claro que hoje, com o grande volume de sites existentes em todo o mundo, pode não ser tarefa fácil encontrar aquele domínio exato que você gostaria, mas existem outras diversas possibilidades para registrar o seu site sem prejudicar o tráfego online. Uma das melhores é utilizar extensões de domínios diferentes, que ainda não são tão populares, quanto o .com.br ou .com.
Por exemplo, se o endereço www.lojasilva.com.br já foi registrado por outra pessoa, que tal utilizar www.silva.store? Será um endereço fácil, simples e curto e ainda deixará claro para o consumidor que se trata de uma loja!
>> Não deixe de ler, também, Razões para escolher uma extensão de domínio diferente para o seu negócio
Design não responsivo
De acordo com o IBGE, o celular já é o principal dispositivo utilizado para acessar a internet no Brasil. Isso significa que, se você quer garantir que as pessoas visitem seu site (e tenham uma boa experiência por lá), precisa ter um design responsivo, ou seja, ele precisa ser construído com layout que se adapte a telas menores, como as de smartphones e tablets.
Se as pessoas costumam entrar e sair do seu site rapidamente quando o acessam de dispositivos móveis, provavelmente é porque elas percebem que o site não é responsivo e desistem de acessá-lo.
Ser amigável ao mobile também é necessário não só porque essa é uma tendência de comportamento consumidor que veio para ficar, como também é essencial se você quiser que o seu site tenha um bom posicionamento nos mecanismos de busca.
Ser responsivo é um dos requisitos do Google para que um site tenha um bom ranqueamento e, consequentemente, fique mais perto do topo nas páginas de busca. Logo, se você quer não só proporcionar uma melhor experiência para o público que usa smartphones, mas também ser encontrado por alguém, precisa garantir que o seu site seja responsivo.
>> Quer saber mais sobre design responsivo? Esclareça suas dúvidas sobre o assunto e invista já nele
Navegação complicada
Você parou para pensar na experiência do consumidor enquanto estruturava seu site? Sabe o número de páginas pelas quais ele deve passar e a quantidade de vezes que precisa clicar em algo para chegar a um produto, por exemplo? Se a resposta é não, é uma boa ideia revisitar seu site com olhos de consumidor.
A dificuldade em navegar, ou seja, encontrar categorias, fazer pesquisas e localizar produtos é um dos principais fatores que derrubam as vendas de um site. Afinal, depois que o usuário entra em uma página, temos poucos segundos para ajudá-lo a encontrar o que ele procura. Se ele não consegue localizar rapidamente o que precisa, as chances de abandonar o site e correr para o concorrente são imensas.
Se você percebe que os visitantes saem com frequência do seu site antes de chegar ao checkout ou que parecem perdidos na navegação, rumando de uma página para a outra sem uma lógica aparente, pode ser uma boa ideia reavaliar a estrutura do site e repensar em páginas, categorias e atalhos que possam facilitar a navegação.
Identificou algumas possíveis causas dos problemas no seu site? Comece escolhendo um domínio vencedor, com o UOL HOST, coloque o seu negócio online de volta nos eixos e prepare-se para o sucesso!