Datas SazonaisDivulgaçãoE-mail MarketingMarketing DigitalRedes Sociais

4 motivos que levam os clientes ao descadastro de e-mail e como evitá-los

4 Mins read

Saiba como reter os contatos em sua lista

O e-mail marketing é uma das principais ferramentas de marketing digital que existem atualmente, e é essencial para as vendas de muitas empresas. É por meio dele que você pode estabelecer um contato direto com o consumidor e criar peças de comunicação exclusivas para o tipo de perfil e momento no qual ele está. Mas de nada adianta ter um instrumento poderoso nas mãos se você não souber bem como usá-lo, não é mesmo?

 Leia também: Superguia Academia Meu Negócio – E-mail Marketing: Tudo o que você precisa saber para começar agora

Um dos principais problemas de quem trabalha com e-mail marketing é o descadastro. Quando o consumidor deixa de ter interesse em receber mensagens de sua empresa, a cabeça do empreendedor dá um nó, e um dos primeiros pensamentos dele é: “mas ele mesmo se cadastrou para receber meus e-mails, por que desistiu?”.

Se você está passando por essa situação, saiba que existem vários motivos para que o descadastro aconteça. Na sequência, você vai ver os principais e como pode evitar essa situação:

Frequência muito alta

Imagine só: você no meio de uma reunião e chega um e-mail marketing; está no banho e outra mensagem; acaba de acordar e chega mais um e-mail; deita-se para dormir e adivinha? Mais um e-mail marketing da mesma empresa! Chato, não?

Não é raro que o empreendedor fique deslumbrado com as possibilidades que a ferramenta de marketing digital tem a oferecer e acabe exagerando muito no volume de disparos que faz por dia ou por semana.

Pense que a comunicação por e-mail deve ser simpática e conveniente, e não incisiva e forçada. Quando você manda muitas mensagens, por mais que o consumidor tenha tido interesse em algum momento, isso pode irritá-lo a ponto de ele se descadastrar.

 Faça disparos inteligentes com o E-mail marketing UOL Meu Negócio

Se você estiver observando um alto número de desistências, repare se a frequência de disparos tem sido de mais de um e-mail por dia. Se esse for o caso, tente puxar o freio de mão e enviar, por exemplo, três por semana. Se isso resolver, continue com a frequência mais baixa, seus clientes vão agradecer!

Frequência muito baixa

O oposto também pode acontecer! Mandar e-mail marketing uma vez por ano, além de não surtir efeito quanto à estratégia de relacionamento com cliente, ainda pode gerar muitos descadastros, sabe por quê?

Seu cliente, provavelmente, está registrado para receber e-mail marketing de várias empresas além da sua. Depois de meses cadastrado na sua base de contatos, ele recebe uma mensagem, mas já faz tanto tempo que nem lembra mais por que escolheu ter contato com você, ou mesmo já comprou aquilo de que precisava com a concorrência.

O objetivo de enviar e-mail para um consumidor é estabelecer uma relação com ele, de forma que ele conheça, confie e escolha comprar com você quando precisar de algo. Se sua marca for extremamente ausente, será impossível criar algum tipo de relacionamento e você vai acabar sendo esquecido.

 Leia também: Aprenda a criar sua base de contatos para o envio de e-mail marketing

Estabeleça uma média mensal ou semanal de disparos e se esforce para cumprir à risca esse planejamento, sempre observando se o volume está sendo suficiente para o destinatário abrir e ler sua peça de e-mail ou não.

Conteúdo para momento e público errado

Geralmente, as estratégias de marketing digital são criadas pensando em cada momento que um consumidor regular passa e no tipo de perfil que compra em uma loja, e as peças de e-mail marketing têm de levar isso em consideração.

É só pensar, se você tiver o João, que está cadastrado na sua base há anos e nunca realizou nenhuma compra, e a Maria, que comprou com você ontem, será que vale a pena enviar o mesmo e-mail para os dois?

E se a Rosana tiver um tíquete-médio altíssimo e a Joana gastar bem menos em cada compra, é uma boa decisão mandar a mesma seleção de produtos para as duas consumidoras?

 Leia também: Por que você deve segmentar sua lista de contatos e como fazer isso

Quando o destinatário começa a receber mensagens que não fazem sentido ou não são interessantes para ele, a tendência é que logo desista daquela empresa. Para evitar que isso aconteça, pense sempre em quais grupos de clientes você tem e quais são os comportamentos mais frequentes em relação à sua loja. Esse é o segredo para criar e-mails que mantenham o público perto de você.

Prometido e não cumprido

O consumidor geralmente se cadastra para receber e-mail marketing porque tem algum tipo de interesse. Pode ser que você tenha prometido mandar as melhores promoções, dar um desconto para a primeira compra, enviar algum material exclusivo ou algo do tipo. E se a empresa acaba não cumprindo o que prometeu, sabe o que acontece? Descadastro!

 Leia também: 4 coisas que você pode dar em troca do e-mail do cliente

Em qualquer ação, sua loja deve fazer apenas aquilo que pode realizar. Se você prometeu descontos únicos para quem se cadastrar, não mande para eles os mesmos descontos que já estão no site! Seja sempre honesto com o seu consumidor.

Agora que você já sabe quais são as melhores práticas para fazer peças de e-mail marketing com qualidade e evitar o descadastramento, que tal implantar essa ferramenta no seu negócio? O UOL Meu Negócio tem planos flexíveis perfeitos para o tamanho da sua empresa. Não deixe de conhecer!

Related posts
Marketing DigitalRedes Sociais

Como ganhar dinheiro no TikTok: 9 dicas para monetizar na rede social

4 Mins read
Você sabe como monetizar no TikTok? A rede social tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil, especialmente entre a Geração Z….
Redes Sociais

5 tendências de redes sociais para 2024

3 Mins read
As redes sociais continuam a moldar e refletir nossas dinâmicas sociais, e 2024 já promete ser um ano de evolução notável nesse…
CRMMarketing Digital

RD Summit 2023: como CRM ajuda na gestão de times de vendas

3 Mins read
No recente RD Summit 2023 que ocorreu em São Paulo, um dos destaques foi a mesa redonda intitulada “CRM como Grande Aliado…