Entenda o que a gigante do e-commerce anda fazendo e inspire-se
Embora seja uma das empresas mais tradicionais do e-commerce, a Amazon não fica para trás quando o assunto é lançar tendências e inovar.
A empresa, que nasceu vendendo livros nos primórdios da internet, hoje oferece mais de 20 milhões de produtos nas mais variadas categorias.
Com mais de 50 milhões de clientes e presença garantida no top 15 das marcas mais influentes do mundo, a gigante do comércio eletrônico está sempre lançando moda.
Suas empreitadas de sucesso no mundo dos livros eletrônicos (com o leitor Kindle) e da computação em nuvem (com o portfóio de serviços Amazon Web Services) estão aí para provar que sempre vale muito a pena prestar atenção a tudo que a empresa de Jeff Bezos faz.
Quer saber o que eles andam aprontando? Confira algumas novidades para ficar de olho:
Patente do fundo branco
Em março, a Amazon obteve uma patente denominada studio arrangement. Na prática, ela garante à empresa os direitos sobre diferentes formas de capturar imagens de objetos e produtos em um fundo branco.
É bom estar atento a isso, já que muitos fotógrafos (e lojas virtuais) utilizam essa prática em ensaios. Ainda não se sabe se a Amazon pretende fiscalizar o uso de sua patente por outras pessoas, e nem o porquê de ter comprado essa briga. Mas é bom desde já ficar de olho no lance.
Amazon Dash
Essa engenhoca lê código de barras e contém um microfone. A ideia é que ela facilite as compras triviais dos clientes, como alimentos, bebidas e produtos de higiene.
Por exemplo, quando algum item estiver acabando na despensa, basta usar o Amazon Dash para ler o código de barras e, assim, um produto igual será entregue na casa do cliente no dia seguinte.
Não é necessário que faça nenhum pedido adicional, somente a leitura do código já lança um alerta para o sistema de logística e entrega.
O consumidor também pode usar o microfone para pedir o produto que ele quer no gogó, mas nesse caso, é preciso depois confirmar as especificações (como marca e tamanho) pelo site empresarial.
Por enquanto, o dispositivo está em teste em três cidades dos Estados Unidos.
Amazon Locker
Trata-se de uma ideia da Amazon para facilitar a entrega de produtos para quem está viajando ou simplesmente não tem endereço para destinar a sua encomenda.
Funciona da seguinte maneira: o cliente faz a compra pela internet e escolhe o local mais próximo onde tenha um armário da Amazon instalado (parecido com aqueles de colégios e clubes).
Ao finalizar sua compra, o consumidor recebe um código para a abertura desse armário e retirada da sua mercadoria, que estará ali.
Entrega antecipada
Esse sistema funciona na base de algoritmos e a Amazon pretende revolucionar as entregas com ele.
O mecanismo se antecipa à finalização do pedido. Enquanto o cliente está escolhendo e avaliando, o produto já está a caminho de sua residência (mesmo que ele não tenha fornecido o endereço de entrega!). Para conseguir essa façanha, o sistema trabalha com geolocalização.
Se o cliente concluir a compra, a Amazon envia o endereço específico de entrega para o sistema e o produto chega em tempo recorde na casa do comprador.
O mecanismo não está em funcionamento e ainda passa por testes e aprimoramento, porém, a Amazon já registrou os direitos sobre o sistema.
Você já conhecia alguma dessas novidades? Acha que elas irão emplacar?