Hoje em dia o acesso via smartphone já é maior que o via desktop, por isso você deve se preparar.
Imagine a seguinte cena: uma pessoa interessada em comprar um presente está super atarefada. Na hora do almoço, ela aproveita para acessar à internet em seu smartphone e tentar resolver essa pendência. Ao abrir seus e-mails, em meio as novas mensagens na caixa de entrada, lá está a da sua loja virtual com a sugestão perfeita do item que ela poderia comprar.
Ansiosamente, ela clica para abrir a mensagem. Mas a imagem não carrega, o link não funciona e lá se foi sua oportunidade de vender.
Segundo estudo recente da Forrester Research, o mobile commerce deve movimentar 100 bilhões de dólares nos EUA em 2014. Isso representa 29% de todas as transações de e-commerce previstas para este ano.
Por tanto, cada vez mais sua loja deve estar pronta para atingir esse público.
Confira cinco dicas que vão deixar seu e-mail marketing mais amigável às telas de smartphones:
Tenha um endereço confiável
Quando o consumidor está navegando em seus e-mails pelo celular, ele não vai querer perder tempo descobrindo de quem é aquela mensagem com um endereço de remetente que ele nunca viu antes.
Para ganhar a confiança, e mais chances do cliente abrir sua mensagem, certifique-se que o seu endereço de e-mail e nome que aparece na mensagem é facilmente reconhecido.
Escolha um bom assunto
Além do nome que aparece em seu e-mail, o assunto e-mail marketing é outro fator decisivo para ganhar o clique do consumidor pelo celular. Use a criatividade e aposte uma chamadas atraentes para explicar o objetivo da mensagem.
Reveja sua call to action
O cliente não pode ficar perdido e ter que rolar a tela do celular várias vezes até encontrar o bendito botão ?comprar?. Para ser amigável a plataformas móveis, seu botão tem que ser grande, chamativo e posicionado em um lugar de fácil acesso. Você pode fazer testes até descobrir qual das mudanças trazem mais resultados.
Inclua imagens
Item obrigatório para produtos de um e-commerce, essa opção também tem que estar presente em seus e-mails. Fique atento à qualidade mas também ao tamanho, afinal, o interessante é que a pessoa possa ver a imagem carregada em pouco tempo.
Invista em design responsivo
Não custa reforçar que o design responsivo é um aliado crucial na era dos dispositivos móveis. De nada adianta mandar bem nos quatro itens acima, se o seu e-mail for desenhado para funcionar apenas em telas de computadores.
Um e-mail que não se encaixe bem à telinha vai ser ignorado e excluído facilmente.
A melhor maneira de descobrir quais são os pontos fracos e fortes da mensagem é fazendo testes A/B. Aposte nessa estratégia e depois conte para a gente os resultados!