Grandes histórias de sucesso são acompanhadas de momentos de dificuldade. O caminho até alcançar seus sonhos pode ser demorado e cheio de espinhos, você precisa manter-se firme, persistir e acreditar.
Sabemos que nem sempre é fácil manter o bom humor e a esperança quando tudo parece querer ir contra você. Por isso, escolhemos alguns dos mais inspiradores discursos já feitos, tanto na vida real quanto na ficção, para ajudá-lo a se manter confiante e jamais desistir de seus planos.
Separe o lenço, apague as luzes e vamos lá!
1 – JK Rowling – Formatura da Turma de 2008 de Harvard
Conhecida mundialmente por sua obra de ficção Harry Potter, a autora procura em seu discurso, feito em 2008, na abertura da formatura de Harvard, abordar apenas a vida real. Além de contar sua história, JK Rowling traz falas inspiradoras sobre fracasso e imaginação.
Em parte do seu discurso ela diz:
“Há um prazo de validade para o ato de culpar os pais por te desviarem de sua vocação. Muitas pessoas querem agradar aos outros e acabam tomando essa “desculpa” para esconder o medo de se arriscar e empreender. Não caia nessa! (…) O fracasso significa se livrar do que não é essencial, eu parei de fingir ser qualquer coisa além do que realmente era e empreguei toda minha energia em terminar o único trabalho que importava para mim (a saga Harry Potter)”
2 – Al Pacino – Um Domingo Qualquer
Um dos discursos mais emocionantes da telona. Em Um Domingo Qualquer, filme de 1999 dirigido por Oliver Stone, Al Pacino é um treinador de futebol americano prestes a disputar a partida mais importante de sua vida.
Nesse trecho do discurso, dá para ter ideia de como o personagem batia forte no tema união em seus ensinamentos:
“Ou nos unimos agora (como uma equipe) ou morremos como indivíduos”. Al Pacino destaca a importância de se ter uma equipe trabalhando junto para se conseguir atingir um objetivo. Esse discurso também é válido para empreendedores que possuem funcionários ou sócios, a comunhão é essencial.
3 – Chris Gardner – Formatura da Turma de 2009 da Universidade de Berkeley
A história real do empresário americano Chris Gardner virou filme: À Procura da Felicidade. Sua luta como pai solteiro e depois sua glória como empresário foram verdadeiras aulas de persistência.
No seu discurso, feito para a Universidade Berkeley, em 2009, Gardner, com bom humor, fala sobre como algumas pessoas são importantes em nossa vida, mas acreditar em si mesmo e na sua própria ideia é primordial.
“Quando as pessoas disserem o que você deve fazer, a melhor coisa, depois de pensar a respeito, é jogar fora. Não deixar que os outros escolham por você”.
Não desista da sua vontade de empreender mesmo quando os outros disserem que você não deveria, esse é o aprendizado de Gardner.
4 – Charlie Chaplin – O Grande Ditador
Um discurso memorável sobre liberdade e capitalismo no filme O Grande Ditador, de 1940. Embora feito naquela época, muitas das palavras de Chaplin são aplicáveis a nossa sociedade atual.
“Vocês não são máquinas, não são desprezíveis. Vocês têm o amor da humanidade em seus corações”.
Muitas vezes com a pressão do dia a dia acabamos nos deixando levar por movimentos robotizados e esquecendo que as pessoas possuem sentimento.
Mesmo antigo, a fala do ator serve para nos relembrarmos de tratar bem funcionários e clientes não apenas como números e procurar manter o seu negócio humanizado. Um apelo à esperança no futuro. Vale ver!
5 – Steve Jobs – Formatura da Turma de 2005 da Universidade de Stanford
O discurso de Jobs para os formandos em 2005 da Universidade Stanford entrou para a história como um dos mais emocionantes e motivacionais. Não só por ele compartilhar pontos de crise de sua carreira e a luta contra um câncer na vida pessoal, mas também por suas palavras de incentivo sobre superar obstáculos, criar oportunidades e seguir sua paixão.
Se você já viu, não tem problema, vale a pena rever esse discurso inspirador. Separamos uma das citações, dentre tantas marcantes nesse discurso:
“Às vezes, a vida te acerta na cabeça com um tijolo. Não perca a fé. Estou convencido de que a única coisa que me fez seguir adiante (depois de ser despedido da sua própria empresa) foi amar o que faço”.
O fundador da Apple destaca a importância de encontrar o que você realmente quer fazer na vida para ter motivação de seguir em frente, mesmo depois de fracassos.