EmpreendedorismoFinançasGestão de Finanças

5 discursos que farão você chorar (prepare os lencinhos e a pipoca!)

3 Mins read

Grandes histórias de sucesso são acompanhadas de momentos de dificuldade. O caminho até alcançar seus sonhos pode ser demorado e cheio de espinhos, você precisa manter-se firme, persistir e acreditar.

Sabemos que nem sempre é fácil manter o bom humor e a esperança quando tudo parece querer ir contra você. Por isso, escolhemos alguns dos mais inspiradores discursos já feitos, tanto na vida real quanto na ficção, para ajudá-lo a se manter confiante e jamais desistir de seus planos.

Separe o lenço, apague as luzes e vamos lá!

1 – JK Rowling – Formatura da Turma de 2008 de Harvard

Conhecida mundialmente por sua obra de ficção Harry Potter, a autora procura em seu discurso, feito em 2008, na abertura da formatura de Harvard, abordar apenas a vida real. Além de contar sua história, JK Rowling traz falas inspiradoras sobre fracasso e imaginação.

Em parte do seu discurso ela diz:

“Há um prazo de validade para o ato de culpar os pais por te desviarem de sua vocaçãoMuitas pessoas querem agradar aos outros e acabam tomando essa “desculpa” para esconder o medo de se arriscar e empreender. Não caia nessa! (…) O fracasso significa se livrar do que não é essencial, eu parei de fingir ser qualquer coisa além do que realmente era e empreguei toda minha energia em terminar o único trabalho que importava para mim (a saga Harry Potter)”


 

2 – Al Pacino – Um Domingo Qualquer

Um dos discursos mais emocionantes da telona. Em Um Domingo Qualquer, filme de 1999 dirigido por Oliver Stone, Al Pacino é um treinador de futebol americano prestes a disputar a partida mais importante de sua vida.

Nesse trecho do discurso, dá para ter ideia de como o personagem batia forte no tema união em seus ensinamentos:

“Ou nos unimos agora (como uma equipe) ou morremos como indivíduos”. Al Pacino destaca a importância de se ter uma equipe trabalhando junto para se conseguir atingir um objetivo. Esse discurso também é válido para empreendedores que possuem funcionários ou sócios, a comunhão é essencial.


3 – Chris Gardner – Formatura da Turma de 2009 da Universidade de Berkeley

A história real do empresário americano Chris Gardner virou filme: À Procura da Felicidade. Sua luta como pai solteiro e depois sua glória como empresário foram verdadeiras aulas de persistência.

No seu discurso, feito para a Universidade Berkeley, em 2009, Gardner, com bom humor, fala sobre como algumas pessoas são importantes em nossa vida, mas acreditar em si mesmo e na sua própria ideia é primordial.

“Quando as pessoas disserem o que você deve fazer, a melhor coisa, depois de pensar a respeito, é jogar fora. Não deixar que os outros escolham por você”.

 Não desista da sua vontade de empreender mesmo quando os outros disserem que você não deveria, esse é o aprendizado de Gardner.

4 – Charlie Chaplin – O Grande Ditador

Um discurso memorável sobre liberdade e capitalismo no filme O Grande Ditador, de 1940. Embora feito naquela época, muitas das palavras de Chaplin são aplicáveis a nossa sociedade atual.

“Vocês não são máquinas, não são desprezíveis. Vocês têm o amor da humanidade em seus corações”.

Muitas vezes com a pressão do dia a dia acabamos nos deixando levar por movimentos robotizados e esquecendo que as pessoas possuem sentimento.

Mesmo antigo, a fala do ator serve para nos relembrarmos de tratar bem funcionários e clientes não apenas como números e procurar manter o seu negócio humanizado. Um apelo à esperança no futuro. Vale ver!

5 – Steve Jobs – Formatura da Turma de 2005 da Universidade de Stanford

O discurso de Jobs para os formandos em 2005 da Universidade Stanford entrou para a história como um dos mais emocionantes e motivacionais. Não só por ele compartilhar pontos de crise de sua carreira e a luta contra um câncer na vida pessoal, mas também por suas palavras de incentivo sobre superar obstáculos, criar oportunidades e seguir sua paixão.

Se você já viu, não tem problema, vale a pena rever esse discurso inspirador. Separamos uma das citações, dentre tantas marcantes nesse discurso:

 “Às vezes, a vida te acerta na cabeça com um tijolo. Não perca a fé. Estou convencido de que a única coisa que me fez seguir adiante (depois de ser despedido da sua própria empresa) foi amar o que faço”.

O fundador da Apple destaca a importância de encontrar o que você realmente quer fazer na vida para ter motivação de seguir em frente, mesmo depois de fracassos.

Related posts
Empreendedorismo

O que é venda consignada? Veja como aplicar no seu negócio

4 Mins read
Imagine um modelo de negócio em que o fornecedor e o vendedor final ganham juntos. Esta prática já existe no mercado e,…
Empreendedorismo

Planilha de fluxo de caixa: conheça suas vantagens e como utilizá-la!

5 Mins read
Você já ouviu falar na importância de ter uma planilha de fluxo de caixa?  Apesar de muitos já conhecerem, ainda existem algumas…
EmpreendedorismoGestão de Finanças

MEI vs Imposto de Renda: quando é preciso declarar?

5 Mins read
Quando o assunto é Imposto de Renda e o MEI é normal que haja dúvidas referente aos temas. Afinal, a declaração pode…