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5 formas práticas de aumentar a qualidade dos produtos da sua loja

2 Mins read

Aumenta a qualidade e aumente seu faturamento.

Ter bons produtos é um ingrediente fundamental para o sucesso de qualquer loja virtual. Por melhor que seja o seu serviço de entrega ou por mais impecável que seja o seu atendimento, vender produtos de qualidade duvidosa pode acabar manchando sua imagem.

Se você produz os itens que vende na sua loja, é mais fácil ter o controle sobre esse processo. Mas não se iluda. Mesmo que você trabalhe com produtos de terceiros, os clientes que tiverem uma má experiência irão associar essa percepção negativa à sua marca. Portanto, o cuidado tem de ser redobrado.

Mas, como garantir que somente produtos de primeira linha apareçam em sua loja virtual? Como se transformar em referência de qualidade e atrair cada vez mais clientes?

Infelizmente, essa é uma luta diária e não existe receita mágica. Mas preparamos algumas dicas que podem ajudá-lo nesta tarefa. Vamos a elas.

1.  Negocie com os fornecedores

Se sua loja ainda está começando, negociar com grandes fornecedores pode parecer uma experiência intimidadora. Não se deixe levar por esse sentimento. Se o fabricante tem interesse em vender os produtos dele na sua loja, estamos falando aqui de uma transação que tem benefícios para ambas as partes.

Portanto, coloque suas condições na mesa e seja firme. Você tem todo direito de exigir que os produtos atendam a padrões mínimos de qualidade.

2.  Conheça o mercado

Como varejista, você precisa estar o tempo todo atento ao que acontece no segmento em que você trabalha. Quem são as principais empresas que podem fornecer produtos para sua loja? Qual a reputação delas no mercado?

Estar antenado a tudo que acontece é a melhor forma de se posicionar bem nas negociações e atrair os produtos de melhor qualidade para a sua prateleira virtual.

Se você estiver por fora do que está acontecendo no mercado, as chances de alguém te empurrar qualquer coisa apenas para cumprir as metas são grandes. Conhecimento é poder numa mesa de negociação.


3.  Fique atento às tendências

Seja você um vendedor de roupas ou de eletroeletrônicos, conhecer as tendências do segmento em que sua loja atua é primordial para poder buscar as novidades e se diferenciar da concorrência. Feiras e eventos do setor são uma boa oportunidade para ficar atento ao que há de novo, assim como publicações específicas do nicho.

4.  Peça avaliações dos seus clientes

Um cliente comprou um produto na sua loja? Pergunte a ele o que ele achou daquele item, quais seus pontos fortes, quais seus pontos fracos e o que pode ser melhorado.

Com essa avaliação em mãos, você poderá não só avaliar o que tem agradado mais a sua clientela, mas também analisar a qualidade dos produtos que colocou à venda.

Além disso, poderá estabelecer um diálogo de alto nível com seus fornecedores, fazendo inclusive sugestões para que eles melhorem a qualidade dos produtos que fabricam.

5.  Ouça as avaliações dos clientes

É isso mesmo. Não adianta apenas pedir para que os clientes da sua loja avaliem um produto que compraram com você. É necessário levar em conta essas avaliações nas suas decisões futuras sobre quais produtos irá disponibilizar na sua loja online.

Se um determinado produto é constantemente mal avaliado pelos consumidores, não tenha dó, risque-o da sua lista de compras.

Se os produtos de um determinado fornecedor também são constantemente mal avaliados, faça o mesmo, sem piedade, corte-o da sua lista de fornecedores. 

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