FotografiaTipos de Negócio

Quero criar um site! Por onde começar?

4 Mins read

Entenda por onde você pode iniciar suas buscas

Se esse é o seu caso, fique tranquilo, porque vamos te ensinar o passo a passo para montar o seu site e impulsionar as suas vendas!

Mas antes de colocar a mão na massa, é importante que você já tenha se planejado um pouco. Pensar nas metas que você quer atingir com o seu site, quais são as páginas que vai produzir e o conteúdo de cada uma delas é fundamental para que você possa ser mais assertivo na hora de fazer o seu site.

>> Precisa de um pouco de inspiração? Confira esses 10 sites de fotógrafos!

Com tudo isso definido é que se dá início à montagem do seu site. E para isso vamos usar o Criador de Sites UOL Meu Negócio, uma plataforma simples e intuitiva que é perfeita para você criar o seu site sozinho! Vamos ao passo a passo para fazer acontecer?

1º passo: login na ferramenta

Depois de acessar a página do Criador de Sites UOL Meu Negócio e contratar o plano ideal para o seu negócio de foto, você vai receber uma confirmação por e-mail. Essa mensagem informa que o plano já está ativo e dá as diretrizes para que você faça login na ferramenta com o seu e-mail e senha.

Com essas informações você terá acesso ao painel do cliente. Na lateral esquerda estarão listados todos os produtos que você contratou, incluindo o seu Criador de Sites. Clique nele.

A próxima tela vai exibir os passos que você dará para colocar seu site no ar, que são: escolher o seu domínio, configurar as caixas de e-mail e criar o site. Clique em Começar e vamos ver como fazer cada uma dessas etapas a seguir.

2º passo: definindo o domínio

A primeira etapa é escolher o domínio, ou seja, o endereço do seu site. Depois de clicar em Começar, você será levado a uma tela onde poderá escrever o domínio que tem em mente e verificar se ele está ou não disponível para registro.

>> Uma boa opção para fotógrafos é escolher a extensão .fot.br Conheça mais sobre ela e saiba como usá-la!

Se o domínio estiver livre, clique em Continuar para seguir com o processo de registro. Se não estiver, selecione a opção Escolher outro e tente novamente.

3º passo: configurando caixas de e-mail

Em seguida, vamos passar para a configuração das caixas de e-mail. Os seus e-mails estarão associados ao mesmo domínio que você definiu para o site. Isso significa que, se você escolheu o endereço www.pasteisdojoao.com.br, poderá ter e-mails como contato@pasteisdojoao.com.br e financeiro@pasteisdojoao.com.br, por exemplo.

Escolha quais os nomes das caixas de e-mail e a senha e clique em Continuar. 

>> Aproveite e baixe grátis o mini guia Marketing Digital para Fotógrafos.

4º passo: criação do site

Agora vamos partir para a criação do site propriamente dito. Na tela que será apresentada depois da confirmação dos e-mails, clique em Criar site.

Começaremos escolhendo o template, ou seja, o design do seu site. O Criador de Sites conta com mais de 100 templates e existem alguns pensados exclusivamente para fotógrafos! Escolha o seu preferido.

>> Veja, aqui, alguns dos melhores templates do Criador de Sites para fotógrafos.


banner_uolmn_criadordesites_academia

5º passo: edição do site

O layout escolhido será automaticamente carregado no seu site e, a partir de agora, você poderá editá-lo como quiser e acrescentar novas páginas e conteúdo.

Para começar, você pode mudar o logo, o título, fotos, textos e tudo mais que tiver no seu template. Basta clicar sobre o elemento que deseja alterar.

Na aba Design no menu lateral você ainda pode alterar os parâmetros do design global, que serão aplicados a todas as páginas. Alguns deles são a fonte, tamanho da letra, mudar o design dos botões e a cor do fundo, por exemplo.

>> Leia, também, 5 itens que não podem faltar em um site de fotografia.

6º passo: criando e editando páginas

O segundo item do menu são as Páginas. Além de editar os elementos de cada uma das páginas diretamente, você também pode usar esta aba do menu para modificar e acrescentar outras páginas para o seu site.

Clicando em uma das páginas, você verá opções para renomeá-la, ocultá-la do menu, duplicá-la, configurar uma senha que restrinja o seu acesso, excluí-la e configurar o seu SEO.

Caso queira adicionar uma página nova do zero, basta clicar no botão Página Nova.

>> Ainda não está confiante? Entenda por que o UOL Meu Negócio é a melhor plataforma para criar o seu site

7º passo: acrescentando recursos

O menu widget tem uma série de recursos e ferramentas que você pode agregar ao seu site para deixá-lo ainda mais personalizado e funcional. Formulários, imagens, botões, mapas, ícones, vídeos, horário de funcionamento, comentários e redes sociais são algumas dessas ferramentas.

Para incluir um widget basta clicar sobre ele e arrastá-lo até o local da página onde deseja que ele fique. Fácil, não é?!

8º passo: acrescentando loja 

Caso você venda algum tipo de produto, como canecas com foto, camisetas e filmes fotográficos, por exemplo, o menu loja permite que você crie um pequeno e-commerce no seu site. Basta clicar sobre ele e cadastrar os produtos com foto, descrição e preço.

>> Confira, aqui, como conquistar o seu cliente com produtos e serviços personalizados.

9º passo: montando o blog

O blog é o espaço ideal para publicar conteúdo que informa, educa e ajuda os seus futuros clientes. Além disso é uma forma eficiente de atrair e se relacionar com o público e gerar uma confiança que é fundamental para se fechar um negócio.

Terminou todas as configurações, acrescentou os textos e as fotos que mais gosta? Então agora é só clicar no botão azul Publicar e seu site estará online! Viu como é fácil? Com poucos passos você terá o site profissional no ar!

Quer experimentar? Então conheça mais sobre o Criador de Sites, escolha o plano ideal para você e monte já o seu site!

Related posts
DivulgaçãoFotografiaRedes Sociais

Como fazer fotos de produtos ficarem incríveis para as suas divulgações?

6 Mins read
Você já se sentiu atraído por algum produto ou serviço apenas pela imagem de divulgação?  Isso acontece quando as fotos de produtos…
Abertura de empresaEmpreendedorismoEmpreender na internetMercadoMercado DigitalModaPlanejamento de NegócioTipos de NegócioVendas Online

Apostar em um negócio da moda: boa ideia ou furada?

4 Mins read
Descubra como avaliar se você deveria ou não investir em um segmento que está em alta no mercado Quem quer empreender está sempre de…
Abertura de empresaEmpreendedorismoIdeias de negócioMercadoMercado DigitalPlanejamento de NegócioPlano de negóciosSalão de belezaTipos de NegócioVendas Online

10 negócios inusitados (e com muito futuro!) para quem gosta de moda e beleza

4 Mins read
Ideias inovadoras e altamente lucrativas em um dos mercados que mais fatura no Brasil Atualmente, os segmentos de moda e beleza são…