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6 ideias de ações para vender mais no Dia dos Pais

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Veja maneiras fáceis e baratas de conquistar clientes

Nos jornais, TV, rádio e páginas na internet as propagandas começam a anunciar a chegada do Dia dos Pais. Embora a data não seja tão forte quanto o Natal e o Dia das Mães, a comemoração é muito importante para o varejo, tanto físico quanto online.

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Para se ter uma ideia, de acordo com a consultoria especializada em comércio eletrônico E-bit/Buscapé, o setor movimentou 1,38 bilhão de reais no período do Dia dos Pais em 2015. Ao todo, foram feitos 3,5 milhões de pedidos nas lojas virtuais. Quer mais? De acordo com estudo do Ibope, mais da metade dos brasileiros que acessam a internet compra o presente do pai pela rede.

Diante dos dados apresentados acima, a questão que fica é: sua loja virtual está preparada para atender milhões de clientes atrás de um presente para o pai? Mais do que ter o estoque em dia e planejar promoções de produtos, é preciso, também, saber como divulgar sua loja e os produtos no período em que a concorrência é acirrada.

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A proposta deste artigo é apresentar uma série de campanhas reais que foram feitas por empresas para esse período e que podem inspirá-lo a fazer alguma ação bacana de Dia dos Pais para divulgar sua loja virtual e aumentar a clientela. Confira:

Referência a super-herói

Aquela velha história de relacionar os pais aos super-heróis continua sendo uma boa estratégia. Afinal, muitas vezes, os pais são mesmo o primeiro herói que temos como referência na vida, não é mesmo?

Então, reforçar essa analogia em suas campanhas pode estimular as pessoas a homenagear seus heróis com uma lembrança. Aqui, vale lembrar que todas as suas ações nessa data devem ter como alvo os filhos, uma vez que são eles que vão às compras.

Veja, por exemplo, a campanha da Birchbox, uma loja virtual de produtos de beleza por assinatura. Na campanha, a empresa sugere que é a vez de o cliente ser o herói do pai ao dar um kit completo de produtos de beleza para ele.

Para completar, a peça cria um senso de urgência ao afirmar que esse kit foi feito exclusivamente para o Dia dos Pais, ou seja, os clientes não podem perder a oportunidade de comprá-lo nesse período.

Entrega no prazo

Imagine chegar ao almoço na casa do pai sem presente? Um vexame, né? De acordo com pesquisa da Campaigner, empresa de marketing digital, 44% das pessoas compram o presente uma semana antes do Dia dos Pais. Sabendo disso, a loja virtual precisa se comprometer a entregar os produtos até a véspera da data. Mais do que isso, ela deve deixar muito bem claro como funciona o prazo de entrega.

Nesse sentido, vale destacar um banner no site da loja avisando que somente as compras realizadas até determinado dia serão entregues até a véspera do Dia dos Pais. Caso você também tenha um espaço físico, é legal até deixar a opção de pegar o presente direto na loja, para o cliente se sentir ainda mais tranquilo.

Em seu e-mail marketing, a loja americana de moda Uniqlo avisa que, para o pai não correr o risco de ficar sem presente no seu dia, o usuário precisa comprar agora mesmo! Para estimular ainda mais a compra por impulso, o e-mail sugere peças em promoção.


Embalagem e cartão de presente

Você não precisa dar descontos agressivos e frete grátis para agradar aos clientes. Oferecer embalagem e cartão de presente já é uma ideia bem legal, econômica e que facilita a vida do consumidor. Afinal, a personalização faz com que a pessoa sinta que aquele presente foi escolhido com muito cuidado e especialmente para ela.

E é assim que a loja virtual exclusiva de presentes masculinos Gift for Men embalou uma de suas campanhas para a data comemorativa. De quebra, ao fazer isso, a empresa reforça o nome da sua marca na embalagem e no cartão de presente, tendo mais chance de ser lembrada em uma próxima compra.

E-mail marketing direto, reto e especial

Nesse momento, vale tentar “pegar” o cliente pelo sentimental, lembrando-o dos sacrifícios que um pai faz na vida por seus filhos. No entanto, o e-mail deve aproveitar e já trazer várias opções de presentes, para que o filho possa agir rapidamente sob o “efeito sentimental”.

Verifique se todas as imagens e links estão direcionando os usuários para a página certa, isto é, a do produto em questão. Não é legal você apresentar, por exemplo, um par de tênis no e-mail e, em seguida, o usuário clicar na imagem dele e cair na página de camisetas.

⇒ Leia também: Superguia Academia UOL Meu Negócio – E-mail marketing: tudo que você precisa saber para começar agora

A atenção deve ser redobrada quando há uma grande variedade de produtos apresentada no e-mail. Para não ter erro no redirecionamento, vale colocar o botão de “comprar” ao lado de cada produto. Assim, a pessoa vai para a página correta, reforçando, também, a importância da call to action na mensagem. Veja o exemplo da Livraria Cultura.

Outro ponto que merece atenção no e-mail marketing é a responsividade da peça. Por conta da popularidade dos smartphones – mais de 90% dos usuários brasileiros acessam a internet por meio do dispositivo móvel, de acordo com dados do IBGE –, seu e-mail precisa se adaptar a todos os tamanhos de tela. Em resumo, o seu e-mail deve ser mobile-friendly.

Por fim, lembre-se que você só deve disparar mensagens para sua base de contatos, isto é, para pessoas que autorizaram o envio de seus e-mails.

⇒ Aprenda como criar uma base qualificada de contatos para o envio de e-mail marketing.

Listas de sugestões de presentes divididos por valores

Dar presente ao pai (ou a qualquer outra pessoa) não é uma missão muito simples. Então, que tal ser amigo do seu cliente e passar uma lista de sugestões de presentes conforme o tipo e o preço dos produtos?

A loja de produtos de beleza Sepha criou uma landing page justamente com esse propósito. Lá, há categorias de produtos divididos por preço, além de outras opções, como “os preferidos dos clientes” ou mesmo “presentes com brindes”.

Listas de sugestões de presentes divididos por estilo

Já a Lojas Rede, também de cosméticos e beleza, fez as sugestões baseadas no estilo do pai. Em seu blog, a empresa selecionou presentes que agradam aos mais variados tipos de homem, desde os esportistas até os mais vaidosos.

Então, aqui mostramos uma série de exemplos de campanhas que custam pouco dinheiro e podem trazer bons resultados. Agora é com você, corra para colocar a sua campanha no ar.

Procure selecionar produtos de maior giro no estoque para atrair seus clientes e comece a preparar suas campanhas de e-mail marketing. Não se esqueça, também, de alimentar seu blog e as redes sociais, sempre lembrando do Dia dos Pais!

Ainda não tem uma loja virtual? Conheça já a Loja UOL e comece a vender pela internet hoje mesmo!

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