Seja você dono de um pequeno ou médio negócio, precisa conhecer bem o público que consome seus produtos, não é verdade?
Para ajudar nessa coleta de dados, a lei LGPD surge como uma importante aliada nas suas campanhas de marketing e, consequentemente, no sucesso das vendas!
Mas é preciso ter em mente que o uso e a guarda dessas informações exige um cuidado extra de quem é empreendedor.
Se coloque por 1 segundo no lugar do seu cliente: você gostaria que seus dados fossem usados de forma irresponsável, correndo o risco de serem vazados?
Claro que não, né?
Por isso, o UOL Meu Negócio mostra como a sua empresa pode atuar com foco na segurança dos dados e em total conformidade com a LGPD!
Acompanhe!
Lei LGPD: 4 formas de saber se sua empresa está adequada
A Lei Geral de Proteção de Dados está em vigor desde 2020. Ou seja, se você já empreende há algum tempo, teve um período considerável para ficar em conformidade com a LGPD.
Abriu uma empresa recentemente? Ótimo! Isso significa que seus processos vão andar lado a lado com as adequações da lei LGPD.
Seja qual for a sua situação, o UOL Meu Negócio está aqui para ser o seu parceiro. Por isso, listamos 4 passos que indicam se o seu negócio está em conformidade com a LGPD.
Confira cada um deles e, se necessário, implemente na sua rotina o quanto antes!
1. Possuir uma política de segurança
A política de privacidade da LGPD pede que a justificativa para o uso dos dados seja de conhecimento público. Ou seja, é preciso divulgar de forma clara e atualizada essa informação aos usuários, divulgando os procedimentos adotados para a coleta dos dados.
Sempre que possível, revise os formulários onde você solicita as informações ao cliente. Dessa forma, ao menor sinal de brechas na segurança, é possível criar protocolos e atualizar os materiais para evitar vazamento de dados.
Falando em vazamento, é importante destacar que nem sempre eles ocorrem de forma acidental. Os ataques de cibercriminosos podem colocar a sua empresa em uma situação bem delicada!
Lembre-se de coletar somente as informações que façam sentido para as suas estratégias. Quanto menor a quantidade de informações em seu domínio, menores as chances de dados serem expostos de forma desnecessária.
2. Saber o ciclo de vida dos dados
É comum que os dados percorram uma jornada, desde o momento da sua coleta até a etapa de descarte. Isso é o que chamamos de “ciclo de vida de uma informação”.
Ao adotar os princípios da lei LGPD no seu negócio, você deve ter em mente que os dados percorrem ao menos 5 estágios:
- Coleta: é o momento em que o dado é criado, produzido ou extraído.
- Distribuição: é importante entender que os dados não podem ser transferidos para outras empresas sem consentimento do titular.
- Manuseio: é o momento de definir como o dado será classificado, utilizado ou alterado.
- Armazenamento: etapa de extrema importância, é quando será definido onde os dados serão armazenados – é recomendado que eles sejam criptografados!
- Descarte: é hora de pensar como os dados sensíveis serão eliminados. Algumas alternativas envolvem a exclusão das informações na nuvem ou a formatação de HDs físicos.
3. Conter a cultura de segurança
É fundamental que os propósitos da LGPD sejam incluídos na rotina de trabalho da sua empresa. Isso porque, ao implementar os objetivos da lei LGPD, fica mais fácil que você e seus colaboradores adotem boas práticas.
Lembre-se: a segurança dos dados de clientes e fornecedores estará nas suas mãos. Portanto, é essencial que sejam realizados treinamentos para que todos tenham conhecimento das normas da Lei Geral de Proteção de Dados!
4. Respeitar os direitos das pessoas
Falando em conhecimento das normas, o respeito aos direitos das pessoas é algo que deve ser levado à sério quando se trata da lei LGPD. O motivo é claro: todo e qualquer usuário tem o direito de se opor ao tratamento das informações.
Para que a sua empresa não enfrente problemas desse tipo, listamos alguns cuidados importantes para você ficar em conformidade com a LGPD:
- Os dados de pessoas físicas e jurídicas precisam do consentimento delas para serem utilizados e armazenados.
- Dados de crianças e adolescentes precisam de cuidados específicos, sendo obrigatório o consentimento de pelo menos um dos pais ou responsável legal.
- Os dados devem estar sempre disponíveis ao acesso de seus titulares.
Dicas extras: detalhes que merecem atenção para adequar a sua empresa à LGPD!
Para finalizar o conteúdo com chave de ouro, selecionamos 2 dicas valiosas para a sua empresa coletar e usar os dados pessoais da melhor forma possível!
Acompanhe:
- Adequar-se à LGPD é um processo contínuo: entenda que além de contínuo, esse processo deve ser permanente. É importante ter em mente que ao longo das suas operações, você terá que reavaliar suas operações de tratamento de dados pessoais.
- Verifique o que pode ser melhorado: outras ações importantes têm relação com as análises dos Termos de Uso e Políticas de Privacidade do seu site. Além disso, não deixe de revisar os antigos e os novos contratos. Assim, você garante que seus processos estarão em conformidade com a LGPD.
Gostou deste material mas deseja saber mais sobre a lei LGPD?
No blog do UOL Meu Negócio você também conhece todos os seus princípios, objetivos e as vantagens de seguir a Lei Geral de Proteção de Dados: