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Como saber se sua empresa está adequada a LGPD

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Seja você dono de um pequeno ou médio negócio, precisa conhecer bem o público que consome seus produtos, não é verdade?

Para ajudar nessa coleta de dados, a lei LGPD surge como uma importante aliada nas suas campanhas de marketing e, consequentemente, no sucesso das vendas!

Mas é preciso ter em mente que o uso e a guarda dessas informações exige um cuidado extra de quem é empreendedor.

Se coloque por 1 segundo no lugar do seu cliente: você gostaria que seus dados fossem usados de forma irresponsável, correndo o risco de serem vazados?

Claro que não, né?

Por isso, o UOL Meu Negócio mostra como a sua empresa pode atuar com foco na segurança dos dados e em total conformidade com a LGPD!

Acompanhe!

Lei LGPD: 4 formas de saber se sua empresa está adequada

A Lei Geral de Proteção de Dados está em vigor desde 2020. Ou seja, se você já empreende há algum tempo, teve um período considerável para ficar em conformidade com a LGPD. 

Abriu uma empresa recentemente? Ótimo! Isso significa que seus processos vão andar lado a lado com as adequações da lei LGPD.

Seja qual for a sua situação, o UOL Meu Negócio está aqui para ser o seu parceiro. Por isso, listamos 4 passos que indicam se o seu negócio está em conformidade com a LGPD.

Confira cada um deles e, se necessário, implemente na sua rotina o quanto antes! 

1. Possuir uma política de segurança

A política de privacidade da LGPD pede que a justificativa para o uso dos dados seja de conhecimento público. Ou seja, é preciso divulgar de forma clara e atualizada essa informação aos usuários, divulgando os procedimentos adotados para a coleta dos dados.

Sempre que possível, revise os formulários onde você solicita as informações ao cliente. Dessa forma, ao menor sinal de brechas na segurança, é possível criar protocolos e atualizar os materiais para evitar vazamento de dados.

Falando em vazamento, é importante destacar que nem sempre eles ocorrem de forma acidental. Os ataques de cibercriminosos podem colocar a sua empresa em uma situação bem delicada!

Lembre-se de coletar somente as informações que façam sentido para as suas estratégias. Quanto menor a quantidade de informações em seu domínio, menores as chances de dados serem expostos de forma desnecessária.

2. Saber o ciclo de vida dos dados

É comum que os dados percorram uma jornada, desde o momento da sua coleta até a etapa de descarte. Isso é o que chamamos de “ciclo de vida de uma informação”.

Ao adotar os princípios da lei LGPD no seu negócio, você deve ter em mente que os dados percorrem ao menos 5 estágios:

  • Coleta: é o momento em que o dado é criado, produzido ou extraído.
  • Distribuição: é importante entender que os dados não podem ser transferidos para outras empresas sem consentimento do titular.
  • Manuseio: é o momento de definir como o dado será classificado, utilizado ou alterado.
  • Armazenamento: etapa de extrema importância, é quando será definido onde os dados serão armazenados – é recomendado que eles sejam criptografados!
  • Descarte: é hora de pensar como os dados sensíveis serão eliminados. Algumas alternativas envolvem a exclusão das informações na nuvem ou a formatação de HDs físicos.

3. Conter a cultura de segurança

É fundamental que os propósitos da LGPD sejam incluídos na rotina de trabalho da sua empresa. Isso porque, ao implementar os objetivos da lei LGPD, fica mais fácil que você e seus colaboradores adotem boas práticas.

Lembre-se: a segurança dos dados de clientes e fornecedores estará nas suas mãos. Portanto, é essencial que sejam realizados treinamentos para que todos tenham conhecimento das normas da Lei Geral de Proteção de Dados!

4. Respeitar os direitos das pessoas

Falando em conhecimento das normas, o respeito aos direitos das pessoas é algo que deve ser levado à sério quando se trata da lei LGPD. O motivo é claro: todo e qualquer usuário tem o direito de se opor ao tratamento das informações.

Para que a sua empresa não enfrente problemas desse tipo, listamos alguns cuidados importantes para você ficar em conformidade com a LGPD:

  • Os dados de pessoas físicas e jurídicas precisam do consentimento delas para serem utilizados e armazenados.
  • Dados de crianças e adolescentes precisam de cuidados específicos, sendo obrigatório o consentimento de pelo menos um dos pais ou responsável legal.
  • Os dados devem estar sempre disponíveis ao acesso de seus titulares.

Dicas extras: detalhes que merecem atenção para adequar a sua empresa à LGPD!

Para finalizar o conteúdo com chave de ouro, selecionamos 2 dicas valiosas para a sua empresa coletar e usar os dados pessoais da melhor forma possível!

Acompanhe:

  • Adequar-se à LGPD é um processo contínuo:  entenda que além de contínuo, esse processo deve ser permanente. É importante ter em mente que ao longo das suas operações, você terá que reavaliar suas operações de tratamento de dados pessoais.
  • Verifique o que pode ser melhorado: outras ações importantes têm relação com as análises dos Termos de Uso e Políticas de Privacidade do seu site. Além disso, não deixe de revisar os antigos e os novos contratos. Assim, você garante que seus processos estarão em conformidade com a LGPD.

Gostou deste material mas deseja saber mais sobre a lei LGPD?

No blog do UOL Meu Negócio você também conhece todos os seus princípios, objetivos e as vantagens de seguir a Lei Geral de Proteção de Dados:

>> LGPD: O que é e qual o seu objetivo?

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