O sucesso nas redes sociais depende de seguir algumas regras.
Quer obter mais sucesso nas suas campanhas no Facebook? Que tal começar escolher a dedo quais usuários vão enxergar seus anúncios?
Sim, isso é perfeitamente possível. Você pode, por exemplo, fazer uma ação direcionada a todos os clientes que já compraram na sua loja virtual mesmo aqueles que não são seus fãs na rede.
Como? É simples. Você fornece uma lista de e-mails e o Facebook os sincroniza com a sua própria base de dados, direcionando a publicidade só para as pessoas pré-selecionadas por você.
Em um universo com mais de 1 bilhão de usuários, com os perfis e gostos mais variados, investir nessa estratégia pode ser o caminho para ser mais eficaz nas suas divulgações.
Como funciona
Para gerenciar e customizar o Facebook anúncios, você pode utilizar tanto o Facebook Power Editor quanto o Gerenciador de Anúncios.
Você importa a sua lista de contatos, com o e-mail, telefone ou mesmo o nome de usuário no Facebook dos clientes que serão os alvos do anúncio. A partir dela, o Facebook vai verificar quais estão inscritos na rede social e direcionar a propaganda.
Também é possível sincronizar os dados com servidores de e-mail marketing, se a sua loja possui algum.
Amplie o alcance
A partir da lista de contatos customizada que você criou, você pode optar, também, por direcionar suas campanhas para um público-alvo com perfil similar. Ou seja, outros usuários do Facebook que ainda não tiveram contato com a sua loja, mas que possuem as mesmas características e gostos.
O Facebook irá analisar os perfis que você indicou, e criará uma lista de usuários a partir dos mesmos parâmetros: faixa etária, sexo, localização, e preferências.
Nesse caso, quanto mais contatos você fornecer para o Facebook, mais informações ele terá para criar uma lista realmente idêntica a sua.
Crie seu anúncio
Com a lista customizada em mãos, crie um anúncio que chame a atenção, use imagens de qualidade e frases de impacto.
Escolha o tipo de resultado que você quer atingir. O Facebook dá as seguintes opções:
– Envolvimento de publicação
– Curtidas na página
– Cliques no site
– Conversões no site
– Instalações do aplicativo
– Envolvimento com o aplicativo
– Participações no evento
– Obtenção da oferta
Depois disso, defina o tempo de duração da campanha e o orçamento disponível.
Acompanhe
Uma vez no ar, acompanhe o desempenho do anúncio diariamente, para verificar a sua eficácia.
Lembre-se, por mais que o público esteja bem segmentado, é preciso um anúncio eficaz para despertar a atenção dos usuários. Planeje-o com carinho e atenção.