A taxa de conversão para um e-commerce é a razão entre as pessoas que visitam o site e as que fazem compras de fato. Para chegar ao resultado, divida o número de compradores pelo número de visitantes e multiplique por 100. Exemplo: se em um mês sua loja tem 5 mil visitas e 500 pessoas fazem compras, sua taxa de conversão é de 10%.
Veja a fórmula:
Pessoas que fizeram compras (500) ÷ Visitas (5.000) x 100 = 10%
Uma alta taxa de conversão significa que suas ações para atrair os clientes são eficazes e que sua loja é atraente.
Por outro lado, uma baixa taxa de conversão significa que os clientes não estão encontrando o que querem na sua loja ou estão tendo dificuldade para concretizar a compra.
O problema pode estar no preço, no processo de finalização do pedido ou até mesmo no mix de produtos. Outra possibilidade é que seus anúncios não estejam atraindo as pessoas certas para sua loja virtual.
Aumentar a taxa de conversão pode exigir mudanças estruturais no seu site, como caprichar mais no design e melhorar a organização dos produtos.
Confira algumas dicas que podem ajudá-lo nesse processo:
1 – Descreva bem seus produtos
2 – Tenha boas fotos no seu site
4 – Tenha um check-out eficiente