Todo dono de empresa já desejou poder se transformar em uma máquina para otimizar os seus processos. Assim, ele conseguiria cuidar sozinho de todas as operações da companhia: faturamento, vendas, compras, atendimento ao cliente, estoque, fluxo de caixa, folhas de pagamento, impostos, controle de fornecedores e entregas, e por aí vai.
Mas, como essa transformação não é possível (pelo menos por enquanto), a melhor solução para organizar o dia a dia e controlar melhor os processos da empresa é recorrer a um bom software de ERP.
Ainda não está convencido de que precisa dessa ajuda? Confira algumas estatísticas que podem fazê-lo mudar de ideia:
− De acordo com a consultoria Gartner, o segmento movimentou globalmente cerca de 24,5 bilhões de dólares no ano passado. Só no Brasil, a movimentação no período foi de aproximadamente 940 milhões de dólares. A projeção de crescimento mundial para este ano é de cerca de 3%.
− A e-Consulting prevê que a indústria nacional de ERP fechará o triênio (2012,2013 e 2014) com faturamento de 3,02 bilhões de reais.
− Em 2009, o Brasil já respondia por 50% das vendas de licenças de ERP na América Latina, à frente do México e da Argentina, como divulgou a consultoria IDC.
− Estudo da consultoria IDC, realizado a pedido da sueca IFS, prevê que os investimentos em ERP móvel (sistemas compatíveis com smartphones e tablets) deverão saltar 59% até 2015.
− Conforme dados da Microsoft, 34% das empresas que usam a plataforma foram motivadas pela redução de custos na companhia, e 18% pela necessidade de organizar melhor as operações.
− Pesquisa realizada no segundo semestre de 2012 pela Forrester Research apontava que uma em cada quatro pequenas e médias empresas pretendia atualizar o ERP existente ou implementar um novo durante 2013.
O 2012 ERP Report, estudo conduzido pela Panorama Consulting Solutions com empresas espalhadas por 64 países, inclusive no Brasil, conta que mais de 60% das empresas implementam o sistema de ERP para melhorar sua performance nos negócios.
− Esse mesmo estudo da Panorama constatou que 81% das empresas que usam a ferramenta estão satisfeitas com a plataforma.
− Em julho, o IDC Manufacturing realizou estudo com 460 empresas de diversos setores industriais em 13 países. Um dos resultados mostra que 75% das companhias entrevistadas, com mais de 5 mil funcionários, consideram o ERP uma plataforma essencial para promover uma boa experiência para o cliente e conectar o front e back office de uma empresa.
− A pesquisa revela, também, que nas companhias com até mil funcionários o resultado é bem diferente. Aproximadamente 40% ou não têm ERP, ou usam algum sistema amador com diferentes sistemas interligados, que dificultam a conexão entre os setores da empresa.
− O IDC listou, também, os cinco benefícios da ferramenta que foram mais apontados pelos entrevistados:
1 – Poder de adaptação para atender melhor os clientes;
2 – Melhora na visibilidade de informações precisas e oportunas da cadeia de valor;
3 – Mais rapidez no processo de tomada de decisões;
4 – Histórico de interação dos clientes;
5 – Simplificação ou automatização dos processos de negócios.