Notícias e MercadoTecnologia

Números de ERP que você precisa conhecer

2 Mins read

Todo dono de empresa já desejou poder se transformar em uma máquina para otimizar os seus processos. Assim, ele conseguiria cuidar sozinho de todas as operações da companhia: faturamento, vendas, compras, atendimento ao cliente, estoque, fluxo de caixa, folhas de pagamento, impostos, controle de fornecedores e entregas, e por aí vai.

Mas, como essa transformação não é possível (pelo menos por enquanto), a melhor solução para organizar o dia a dia e controlar melhor os processos da empresa é recorrer a um bom software de ERP.

Ainda não está convencido de que precisa dessa ajuda? Confira algumas estatísticas que podem fazê-lo mudar de ideia:

− De acordo com a consultoria Gartner, o segmento movimentou globalmente cerca de 24,5 bilhões de dólares no ano passado. Só no Brasil, a movimentação no período foi de aproximadamente 940 milhões de dólares. A projeção de crescimento mundial para este ano é de cerca de 3%. 

− A e-Consulting prevê que a indústria nacional de ERP fechará o triênio (2012,2013 e 2014) com faturamento de 3,02 bilhões de reais.

− Em 2009, o Brasil já respondia por 50% das vendas de licenças de ERP na América Latina, à frente do México e da Argentina, como divulgou a consultoria IDC. 

− Estudo da consultoria IDC, realizado a pedido da sueca IFS, prevê que os investimentos em ERP móvel (sistemas compatíveis com smartphones e tablets) deverão saltar 59% até 2015. 

− Conforme dados da Microsoft, 34% das empresas que usam a plataforma foram motivadas pela redução de custos na companhia, e 18% pela necessidade de organizar melhor as operações.

− Pesquisa realizada no segundo semestre de 2012 pela Forrester Research apontava que uma em cada quatro pequenas e médias empresas pretendia atualizar o ERP existente ou implementar um novo durante 2013.


 O 2012 ERP Report, estudo conduzido pela Panorama Consulting Solutions com empresas espalhadas por 64 países, inclusive no Brasil, conta que mais de 60% das empresas implementam o sistema de ERP para melhorar sua performance nos negócios.

− Esse mesmo estudo da Panorama constatou que 81% das empresas que usam a ferramenta estão satisfeitas com a plataforma.

− Em julho, o IDC Manufacturing realizou estudo com 460 empresas de diversos setores industriais em 13 países. Um dos resultados mostra que 75% das companhias entrevistadas, com mais de 5 mil funcionários, consideram o ERP uma plataforma essencial para promover uma boa experiência para o cliente e conectar o front e back office de uma empresa.

− A pesquisa revela, também, que nas companhias com até mil funcionários o resultado é bem diferente. Aproximadamente 40% ou não têm ERP, ou usam algum sistema amador com diferentes sistemas interligados, que dificultam a conexão entre os setores da empresa.

− O IDC listou, também, os cinco benefícios da ferramenta que foram mais apontados pelos entrevistados: 

1 – Poder de adaptação para atender melhor os clientes;

2 – Melhora na visibilidade de informações precisas e oportunas da cadeia de valor;

3 – Mais rapidez no processo de tomada de decisões;

4 – Histórico de interação dos clientes;

5 – Simplificação ou automatização dos processos de negócios.

Related posts
Cloud ComputingTecnologia

Veja quais são as soluções de Cloud Computing para as suas dificuldades!

5 Mins read
Pensando em aumentar sua produtividade e ainda economizar? Nada mal para quem é empreendedor e precisa equilibrar os pratos, não é mesmo?…
Cloud ComputingProdutos UOL HostSoluçõesTecnologia

Como a computação em nuvem pode ajudar pequenas e médias empresas

4 Mins read
Você trabalha de maneira remota? Então gosta de priorizar ferramentas que tornam a rotina mais prática e segura, não é verdade? Se…
Notícias e MercadoTecnologia

Conheça as 5 tecnologias que revolucionaram o mundo dos negócios

6 Mins read
O surgimento de novas tecnologias fez com que o cenário dos negócios mudasse rapidamente, assumindo características muito diferentes das que tinha há…