Atraia novos clientes com esta estratégia
Investir em ofertas relâmpagos pode ser uma ótima estratégia promocional para sua empresa de e-commerce. Afinal, esta mecânica possibilita o alcance de diferentes metas, traz resultados rápidos e requer um planejamento simples – mas que não pode deixar de ser cuidadoso!
Aqui, assim como em todos os outros tipos de promoção, é preciso avaliar antes as suas finanças. Não é porque a oferta vai acabar que ela não irá impactar no seu orçamento. É importante estudar bem a estratégia para não comprometer muito a sua margem de lucro.
→ No capítulo 4 do Superguia Academia UOL Meu Negócio – Como planejar uma promoção de sucesso, você confere diferentes tipos de promoção. Escolha a sua!
A técnica já caiu no gosto dos consumidores e dos lojistas. De acordo com o instituto norte-americano BIA/Kelsey, em 2016, o volume de gastos com compras de produtos com descontos instantâneos deve chegar a 5,5 bilhões de dólares.
Fora de grandes períodos promocionais, a oferta relâmpago é ideal para fisgar o consumidor pelo preço baixo sem cair no prejuízo de entrar no ciclo de uma longa liquidação.
Ainda precisa de bons motivos para apostar nessa estratégia? Então, confira cinco:
1. Chamar a atenção dos consumidores
A oferta relâmpago, como o nome já sugere, é caracterizada por ter curta duração – geralmente, de um único dia ou apenas algumas horas. Com o desconto existindo por pouco tempo, a ação cria um sentimento de urgência, já que os compradores precisam ser rápidos para aproveitar a oportunidade.
Ao ativar esse senso de urgência, além de correrem para garantir o seu produto, as pessoas tendem a divulgar a novidade para os amigos, a fim de que eles também aproveitem essa oportunidade. Assim, sua loja virtual ganha divulgação e força na propaganda “boca a boca”.
2. Converter mais visitantes em clientes
A oferta relâmpago é uma ótima forma de atrair novos clientes. Em meio a ações do tipo é natural que sua loja atraia muitos visitantes. E também é provável que a conversão de visitantes em clientes seja muito maior que em um dia comum. Isso acontece porque a técnica ajuda a focar em um público-alvo seleto e atingi-lo com grande apelo.
Assim, o visitante estará movido pelo interesse no produto específico selecionado para a oferta, vendo sua loja como uma chance de realizar a compra naquele momento exato e de forma mais vantajosa que nas lojas concorrentes.
3. Alavancar as vendas de um produto específico
Se você precisa potencializar o volume de vendas de determinado produto, a oferta relâmpago é um ótimo jeito de alcançar seu objetivo. Seja um artigo datado, um item com dificuldade de saída ou um produto novo: o desconto instantâneo incentiva o consumidor a comprar o que você selecionou, proporcionando uma limpa no seu estoque.
4. Ter mais conteúdo para as mídias sociais
Para construir um bom relacionamento com os clientes e manter os visitantes interessados na sua empresa, é importante estar sempre alimentando as mídias sociais.
A oferta relâmpago impulsiona a propagação de conteúdo atraente para essas redes. O próprio consumidor, empolgado e satisfeito com o desconto, tende a compartilhar a oportunidade com seus contatos, fazendo com que muitas pessoas falem da sua loja simultaneamente.
→ Confira no capítulo 7 do Superguia como usar as redes sociais para divulgar suas ações promocionais.
5. Fazer com que o cliente fique atento à sua loja
Após uma boa experiência de compra, o consumidor vai prestar mais atenção em sua empresa. Satisfeito com uma oferta vantajosa, ele pode se tornar um visitante assíduo à espera de uma nova oportunidade de compra e, eventualmente, tornar-se um cliente recorrente.
Ou seja, a oferta relâmpago ajuda a conquistar novos clientes, a chamar mais a atenção, a alavancar as vendas de um produto específico e ainda pode ser uma boa arma para uma futura fidelização. Tudo isso sem exigir um planejamento muito complexo e a intensa mobilização demandada por ofertas de longa duração.
Quer saber mais sobre promoções? Acesse já o Superguia Academia UOL – Como planejar uma promoção de sucesso.