Atraia, cadastre e retenha clientes com estas 5 estratégias simples

Atraia, cadastre e retenha clientes com estas 5 estratégias simples

Atraia os clientes certos para o seu empreendimento

Os clientes são o sangue de um negócio, seja uma empresa global multimilionária, um pequeno negócio local ou um empreendedor independente. No entanto, como a digitalização dos negócios ultrapassa os limites geográficos e aumenta a concorrência, atrair os clientes certos para o seu empreendimento pode ser bastante desafiador.

 

Ainda mais difícil é conseguir que esses clientes de fato assinem um contrato comercial ou comprem algo de você e, finalmente, assegurar que eles permanecerão com você no futuro. Aqui estão cinco aspectos nos quais você deve se concentrar para criar uma base de clientes fiéis para o seu negócio.

 

1. Saiba no que você é bom

A expressão ‘Proposta de valor’ é usada com bastante frequência quando se trata de campanhas de marketing ou de aquisição de clientes, e por uma boa razão. Esteja você atraindo novos clientes ou tentando manter os existentes, lembre-os do que o diferencia sempre que puder.

 

Nos dias de hoje e na era das empresas digitais em expansão, não é preciso muito para que as pessoas resolvam comprar em outro lugar, mesmo que elas tenham sido leais a você por muitos anos. Você deve isso a si mesmo e a eles, tente descobrir algo que o torna especial e incorpore isso em todas as suas mensagens.

 

A proposta de valor mais óbvia para qualquer empresa é ter produtos e serviços de alta qualidade, preços competitivos, entrega rápida e a capacidade de inovação no que você se propõe a oferecer. Por mais importantes que sejam todos estes aspectos, você não deve subestimar a importância da ‘humanização’ do relacionamento cliente-empresa.

 

  • Concentre energia no atendimento ao cliente, contratando uma equipe forte e criativa, capaz de deixar um sorriso no rosto de cada cliente, além de resolver o problema do mesmo da maneira mais eficiente possível.
  • Crie um tom agradável, amistoso ou até bem-humorado em todas as suas interações por e-mail e mídias sociais.
  • Seja mais relevante e confiável para seus clientes, não apenas com relação ao que você está oferecendo, mas também a demonstrar quem você é.

2. Esteja online

Independentemente de você administrar um negócio online ou offline, você deve investir em um site de alta qualidade que facilite a navegação das pessoas e o entendimento do que você está oferecendo. Qualquer pessoa que tenha acesso à Internet (quase todo mundo, hoje em dia) realiza uma pesquisa online antes de procurar os serviços de uma empresa e, muitas vezes, antes de ter a chance de interagir com a empresa pessoalmente. Para que um site atraia mais tráfego e tenha uma classificação alta nos resultados do mecanismo de busca, verifique cada um dos seguintes pontos:

 

Velocidade de carregamento e navegação amigável

Se o seu site demorar muito para carregar ou for confuso para os visitantes, eles não hesitarão em ir embora. Otimize seu site para dispositivos móveis, pois atualmente grande parte dos usuários costuma realizar suas pesquisas em seus smartphones.

 

Design e layout atraentes

A aparência do seu site deve funcionar para seus clientes e sua empresa. Por exemplo, animações e ilustrações especiais para um site de jogos; cores brilhantes e divertidas para um site de recursos de aprendizado para crianças, e assim por diante.

O nome de domínio certo

Um nome de domínio curto, simples, direto, significativo e memorável pode ajudar a criar a identidade online adequada. Novas extensões de domínio, como .SITE, .STORE, .TECH, .ONLINE, permitem que você tenha uma identidade online mais relevante e confiável – um nome que ajude a diferenciá-lo da concorrência. Por exemplo, nomes de domínio como www.sweetheart.store e www.aurora.tech ajudam essas empresas a reforçar sua marca e a chamar a atenção de usuários, ao usar nomes de domínio descritivos e específicos do seu setor de atuação.

 

Cuidados com SEO (‘Search Engine Optimization’)

Além da velocidade e do layout, a incorporação de palavras-chave relevantes para a sua empresa, que as pessoas usam para encontrar o tipo de produto ou serviço que você oferece, é crucial para ‘incentivar’ os mecanismos de busca a direcionar mais tráfego orgânico para o seu site.

de conteúdo, hábitos de navegação e preferências de comunicação.

 

Um exemplo muito básico, mas importante, é como algumas pessoas preferem receber e-mail, enquanto outras preferem conversar com uma pessoa, por chat ou telefone, antes de tomar sua decisão de compra. Mesmo que sua mensagem e intenção sejam as mesmas, você precisa adaptar sua comunicação para garantir que você possa se relacionar bem com cada segmento entre seus usuários e clientes.

 

Por exemplo, suponha que você queira comprar comida para o seu animal de estimação, um gato. Você visita um site, faz uma compra de ração online, e também se inscreve nas notificações por e-mail. Agora você recebe e-mails regulares da loja online para pets, mas em vez de mostrar produtos para gatos, eles mostram produtos para cães e informações sobre cães, que não têm nenhuma utilidade para você.

Mesmo que você tenha ficado satisfeito com o produto e a entrega deles, achará estranho e poderá até ficar irritado pelo fato de eles estarem enviando informações que não são do seu interesse, ou seja, a loja não estará realizando uma comunicação eficaz com você como cliente.

Evite essa falta de entendimento e falha de comunicação usando ferramentas internas de gestão de mídias sociais e de gerenciamento de disparo de e-mails, como RD Station e Mailchimp, para criar mensagens de marketing relevantes e altamente direcionadas para segmentos específicos.

5. Peça recomendações

Em um mundo repleto de anúncios pagos de mídia digital e mídia social, o boca a boca ainda é percebido como a tática de marketing mais potente e autêntica. Isto é especialmente verdade se você estiver no setor de serviços. Por exemplo, é mais provável que as empresas contratem uma agência ou um freelancer se forem recomendados por alguém em quem confiam.

 

Clientes satisfeitos podem ser os melhores evangelistas da sua marca, mas às vezes eles precisam de um incentivo. Se alguém o elogiar por seu serviço, não hesite em pedir que ele avalie e recomende o serviço a amigos e familiares. Você pode até oferecer um desconto para cada novo cliente que vier até você por meio de suas recomendações. É assim que você pode criar uma boa reputação e crescer o seu negócio.

 

Para serviços ou produtos B2C, a melhor maneira de obter recomendações é incorporando esta iniciativa à sua comunicação regular por e-mail ou mídia social, e incentivá-la por meio de cupons de desconto, ofertas especiais ou brindes.

 

Conclusão

A retenção de clientes é tão importante quanto a aquisição de clientes, e isso deve estar bem presente na sua estratégia de marketing. Conhecer seus clientes e entender como eles se comportam, como respondem à sua comunicação, e como eles podem ser engajados, requer muitas tentativas e erros. A melhor maneira de fazer isso é sempre lembrar de pedir feedback, escutar atentamente, interagir e não se esquivar de realizar mudanças na sua estratégia caso seja necessário.