DivulgaçãoE-mail MarketingMarketing DigitalMateriaisPlanilhasRedes SociaisSEOTemplates

Baixe grátis: Calculadora de ROI de e-mail marketing

3 Mins read

Saiba como calcular qual o retorno das suas ações em vendas

ROI é a sigla em inglês para Return on Investment ou Retorno sobre o Investimento, em português. Esta é a métrica que demonstra quanto do que você investiu retornou como forma de resultado palpável.

No e-mail marketing isso quer dizer que o ROI permite a você saber, diante do investimento feito em disparos, o quê, de fato, foi convertido.

>> Veja aqui Como deixar sua newsletter mais atraente

É possível calcular o ROI manualmente, somando todo o lucro obtido em uma campanha, subtraindo os custos desse montante e depois dividindo o resultado pelo investimento.

Contudo, como sabemos que o tempo do empreendedor é curto, criamos uma ferramenta que facilita, e muito, essa conta. É a Calculadora de ROI de E-mail Marketing, um instrumento do UOL HOST que você pode baixar gratuitamente e começar a usar no seu negócio.

>> Leia também 3 truques que vão ajudar a calcular o ROI das suas ações de marketing

Depois de fazer o download da planilha, você vai ver que existem três áreas principais, duas dedicadas às informações da campanha de e-mail e aos resultados com e sem transações monetárias e um glossário com os termos utilizados. Dê uma olhada:

Se você estiver considerando ações relacionadas à sua loja virtual, preencha os dados no primeiro quadro. Na coluna da esquerda coloque o número de e-mails que enviou durante um período, o número de mensagens que voltaram ou foram bloqueadas pelos filtros de spam, os cliques totais e as compras que foram fechadas por meio do contato por e-mail.

Não se esqueça de informar, também, qual foi o valor das vendas, quanto a operação custou e a margem bruta, que é o percentual de lucro proveniente das vendas.

Veja que, conforme os dados são preenchidos, a calculadora informa automaticamente a taxa de erros da campanha, qual a quantidade de mensagens que realmente foram entregues, o CTR (total dos cliques em relação aos e-mails enviados) e a taxa de conversão, que compara o número total de envios diante daqueles que resultaram em venda.


A ferramenta também mostra qual foi a receita média de cada compra, o lucro e o custo por transação. O ROI é calculado na última linha.

>> Além do ROI, existem outras estatísticas que você deveria analisar, confira quais as métricas mais importantes para uma loja virtual

Vamos fazer o mesmo com a outra tabela. Para campanhas que não envolvem transações monetárias, vamos preencher o segundo quadro. Aqui é necessário, também, colocar o número de e-mails enviados, informar quais não chegaram ao consumidor, quantos cliques foram obtidos e os valores investidos e faturados.

Se o seu objetivo for fazer os clientes concluir algum tipo de ação, como baixar um material ou se inscrever em um evento, preencha, também, o número de pessoas que concluíram o objetivo da peça de e-mail marketing.

Novamente, os números ao lado serão preenchidos automaticamente. Você vai descobrir a taxa de erros, o volume de e-mails entregues efetivamente, o CTR, os custos por contato, o valor de retorno por contato e a taxa de conversão. O ROI também será calculado e demonstrado na última linha do quadro.

Viu, não é difícil e você ainda consegue registrar outras métricas essenciais para avaliar o desempenho da sua estratégia de e-mail marketing, além do ROI!

Mas é claro que para enviar seus e-mails adequadamente e ter acesso a informações de número de mensagens que falharam e cliques nas peças você precisa usar uma ferramenta de disparo de e-mails.

E-mail Marketing UOL Meu Negócio é premiado como a melhor ferramenta no Brasil, 98% dos seus e-mails chegam até o destinatário e você terá acesso a essas e outras informações em um relatório completo!

Related posts
Redes Sociais

5 tendências de redes sociais para 2024

3 Mins read
As redes sociais continuam a moldar e refletir nossas dinâmicas sociais, e 2024 já promete ser um ano de evolução notável nesse…
CRMMarketing Digital

RD Summit 2023: como CRM ajuda na gestão de times de vendas

3 Mins read
No recente RD Summit 2023 que ocorreu em São Paulo, um dos destaques foi a mesa redonda intitulada “CRM como Grande Aliado…
Redes Sociais

Threads: o que é e como usar para divulgar sua marca

4 Mins read
As redes sociais se desenvolvem constantemente. As plataformas que já existem, passam por atualizações para melhorar a experiência de seus usuários. De…