Enfim o último mês do ano chegou e com ele um dos eventos mais aguardados pelo comércio eletrônico, o Natal. Mas não é só a grande comemoração que compõe o calendário de datas especiais de Dezembro.
O mês traz dias de celebrações divertidas como o Dia do Palhaço, mas também, apresenta momentos sérios, como o Dia Mundial do Combate a Aids. E o que sua loja virtual tem a ver com tudo isso?
Bem, é hora de engajar-se! Seja em causas nobres ou em comemorações especiais, sua marca pode aproveitar o momento para a interação da marca e, de quebra, ainda tem algumas datas que rendem algumas vendas. Dá uma olhada:
1 – Dia Mundial da Prevenção Contra AIDS
O gesto mais simples que seja, por exemplo, atualizar a capa da sua fanpage durante esse dia, apoiando a causa, já vale! Marcas engajadas “ganham pontos” com o consumidor e não só isso, a partir do momento que você passa a ter fãs/seguidores, você se torna referência, logo, tratar de assuntos sérios também faz parte da responsabilidade social da sua marca.
2 – Dia Nacional do Samba
Mais uma data boa para quem trabalha com produtos que envolvem o mundo musical. Dia de trazer pra frente da prateleira virtual os clássicos como Demônios da Garoa e, também, os mais recentes como Fundo de Quintal.
8 – Dia Nacional da Família
Dia de espalhar amor na timeline. Os internautas vão aproveitar a data para declarar o amor pelos familiares e você pode ajudar e, com certeza, será visto com bons por isso. Como? Produzindo artes bacanas que eles possam compartilhar, ou enviando e-mails marketing que possam ser repassados para aqueles que amamos. Você pode, ainda, criar concursos e incentivar seus clientes a se declarem ou enviarem fotos de sua família premiando com vale-compras.
10 – Dia Universal do Palhaço
E hoje tem marmelada? Que tal aproveitar o dia para “brincar” com seu cliente e, assim, criar uma aproximação entre vocês dois. Pode ser uma “gracinha” enviada junto com a mercadoria, ou um e-mail marketing com uma “palhaçada”. Qualquer atitude para “quebrar o gelo” vale no Dia do Palhaço.
21 – Dia do Atleta
Boa data para as lojas que trabalham com produtos esportivos (tem de monte!). Aproveite para presentear o homenageado do dia com liquidações, condições especiais e cupons de desconto.
21 – Início do Verão
Olha só quem tá chegando! Ahhhh, o verão! Hora de trocar as coleções (especialmente para quem trabalha com moda e acessórios)e promover aquela liquidação tão esperada pelos clientes: a queima de estoque. Dê adeus às peças de inverno!
23 – Dia do Vizinho
Aquele que quebra seu galho quando falta o açúcar ou alimenta seus bichinhos de estimação enquanto você viaja merece ser lembrado e presenteado, não acha? Faça essa proposta aos seus clientes, talvez eles nem saibam da data e curtam a ideia de presentar o vizinho, após sua sugestão. Mas lembre-se: destaque produtos baratos, o Natal esta aí, e provavelmente, o orçamento de seus clientes destinado aos presentes já está estourado por conta disso.