Gestão de estoquePresença digitalPrimeiros passosProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTudo para sua Loja Virtual

Como diversificar seu portfólio sem se perder no caminho

2 Mins read

Focar no que está dando certo ou diversificar o portfólio de produtos para crescer? Esse é um dilema comum de quem tem uma loja virtual.

Mais produtos no catálogo podem significar mais oportunidades de faturar. Mas também significam maiores investimentos em marketing, para atingir públicos diferentes. Significam também concorrência mais acirrada, afinal, se você atua em mais áreas, terá que encarar mais competidores.

Segundo os especialistas no assunto, não é aconselhável considerar a diversificação até que seu negócio seja estável e rentável. Se ainda está lutando para ganhar clientes, há um perigo real de se perder no caminho.

A diversificação pode colocá-lo no rumo certo para o crescimento, mas se a estratégia falhar, também pode significar um enorme prejuízo.

A recomendação é diversificar aos poucos. Por exemplo, se você vende camisas femininas, faz mais sentido acrescentar itens complementares ao portfólio, como lenços e echarpes, em vez de lançar uma nova coleção masculina. O segredo é testar o que funciona antes de fazer grandes investimentos.

Confira algumas dicas que podem ajudá-lo no processo:

1. Defina seus objetivos.

Isso inclui identificar novas demandas, mercados ainda não explorados e até faixas de consumidores às quais você não tinha prestado a atenção.

2. Faça uma transição suave.

Procure criar alguns diferenciais que agradem tanto a base de consumidores antigos como os novos. Assim você minimiza os riscos da transição.

 3. Avalie os riscos.

A diversificação pode ser uma tarefa demorada e cara. Portanto, é prudente analisar se você tem os recursos para desenvolver novos produtos ou modificar os já existentes.

Se não quiser criar produtos internamente, terá de considerar outras opções, como, por exemplo, encontrar novos fornecedores ou fazer novas parcerias. Coloque tudo isso na balança antes de embarcar nessa empreitada.

4. Pesquise o máximo que puder.

Antes de comprometer recursos para a diversificação, faça pesquisas para garantir que você entendeu as necessidades do mercado.

Use a internet para identificar potenciais concorrentes e descobrir mais sobre seus produtos e preços. Realize um teste de mercado em pequena escala para avaliar o potencial de sua estratégia.

Ouça os clientes e avalie bem os resultados das vendas no período de teste.

Pesou todos os prós e contras e decidiu que vale a pena ir em frente? Então boa sorte! Conte com a Loja Virtual do UOL Meu Negócio para isso.


Related posts
Soluções

Como escolher a plataforma de e-commerce ideal para o seu negócio

4 Mins read
Escolher a plataforma de e-commerce ideal pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio online. Hoje em…
Soluções

Como começar a empreender? 7 dicas para iniciar seu negócio ainda em 2024

6 Mins read
Sabemos o quanto empreender do zero é uma jornada desafiadora, repleta de oportunidades e claro, muitos obstáculos. Se você está ansioso para…
Soluções

Domínios de nicho: estratégias para alcançar públicos específicos

3 Mins read
Você já se perguntou como empresas conseguem se destacar em meio a um mar de concorrência online? Bem-vindo ao mundo dos domínios…