Planejar é parte essencial de qualquer negócio. Seja para saber o quanto vendeu, estimar o quanto pretende vender, e claro, estabelecer metas e traçar o caminho até elas!
Você está começando um negócio? Já trabalha com vendas mas sente que algo precisa ser melhorado? Talvez você esteja precisando de um bom plano de vendas para sua empresa.
Seja para quem já tem um negócio ou para quem está começando agora, é preciso ter em mente que para crescer é importante se organizar!
Por isso, vamos começar a desenvolver o seu plano de vendas a partir do seguinte questionamento: você está trabalhando para a satisfação do cliente? Será que você realmente sabe como os seus clientes gostariam de ser atendidos?
Ter essas respostas é fundamental para elaborar os objetivos do plano estratégico de vendas, que visa alcançar metas e melhorar seus indicadores de conversão.
A partir de agora, o UOL Meu Negócio vai mostrar como a união de planejamento com estratégia pode gerar melhores resultados nas suas vendas. Acompanhe!
O que é plano de vendas?
O plano de vendas é o documento que estrutura as estratégias comerciais de um negócio. É nele que você deve organizar as metas, bem como as ações que devem ser executadas para atingir seus objetivos.
Você também pode adicionar a projeção de vendas dos seus produtos e comparações de desempenho da sua empresa com os concorrentes.
De modo geral, ele funciona como um mapa, listando as diretrizes necessárias para que você possa atrair mais leads – consumidores com chances de se tornar oportunidade de negócio –, converter mais clientes para as vendas e aumentar as taxas de fidelização.
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O que você deve saber antes de elaborar um plano de vendas
O plano de vendas precisa considerar o cenário atual do negócio, com a definição de objetivos claros (e que podem ser alcançados), criação de estratégias que resolvam eventuais problemas, além de ações que otimizem a rotina de vendas e que possam auxiliar no alcance de melhores resultados.
Mas atenção, você como dono do negócio precisa acompanhar de perto o cumprimento dessas ações. Caso contrário, o plano de vendas se tornará só mais um documento esquecido no fundo da gaveta.
Não é isso que você deseja para a sua empresa, não é verdade?
Como elaborar um bom plano de vendas?
Se você decidiu colocar suas estratégias no papel, parabéns! O UOL Meu Negócio está junto com você na tarefa de elaborar um plano de vendas super eficiente.
Vale lembrar que não existe um modelo único de planejamento. Mas através das nossas dicas, você conseguirá seguir etapas bem objetivas, que além de acelerar as ações práticas, também ajudarão o seu negócio a performar o mais rápido possível.
O primeiro passo é a análise do seu negócio, pois antes de definir para onde ir e como ir, é fundamental entender qual o nível de amadurecimento da empresa.
O seu cliente também precisa ser analisado e, para isso, você pode refinar o perfil de cliente ideal, criando a sua persona de consumidor.
Sabendo o nível que a empresa se encontra e o tipo de cliente que ela conversa, já é possível estabelecer as metas para vender mais. Ou seja, é a hora de definir os objetivos do plano estratégico e o que você precisa fazer para alcançá-los.
Conheça os 5 passos que irão mudar o seu negócio
Quer saber mais detalhes de cada uma dessas etapas? Nos próximos tópicos, o UOL Meu Negócio deixa você mais preparado(a) para conciliar a teoria com a prática!
1. Realize o diagnóstico do seu negócio
É nesse primeiro momento que você vai entender a realidade atual do negócio. Começou a empresa há pouco tempo? Não tem problema. Esse diagnóstico pode levar em conta um período de anos ou de poucos meses!
Para isso, analise o seu desempenho em períodos anteriores. Coloque na ponta do lápis quanto alcançou em vendas e os eventuais prejuízos. Assim, fica mais fácil entender o que não está deixando você evoluir e quais ações podem alavancar suas vendas.
Nesse levantamento, experimente usar a análise SWOT, uma ferramenta super eficiente para identificar suas “Forças”, “Fraquezas”, “Oportunidades” e “Ameaças”.
2. Estabeleça metas SMART
É fundamental entender o momento que a sua empresa está. Caso contrário, você pode acabar focando em objetivos que o seu negócio não está preparado para alcançar. Com o método SMART, você define metas e objetivos realistas para sua empresa.
“S” de “Specific” (Específico), representa um objetivo que deve ser pontual e direcionado – por exemplo, reduzir o tempo médio de atendimento. “M” de “Measurable” (Mensurável), se refere a algo que pode ser medido – por exemplo, a melhoria do atendimento pelo WhatsApp.
A letra “A” de “Attainable” (Atingível), indica que é necessário definir algo possível de ser alcançado – por exemplo, aumentar o volume de vendas em até 20%.
“R” de “Relevant” (Relevante), diz respeito a pontos que, quando atingidos, afetarão positivamente seus resultados – por exemplo, aumentar o nível de satisfação dos clientes, seja com o aprimoramento dos canais de contato ou pelo rápido atendimento.
Por fim, a letra “T” de “Time based” (Temporal), representa a definição de um tempo para que o objetivo seja alcançado – por exemplo, se você deseja reduzir o tempo de atendimento, pode definir que daqui a três meses você precisa atingir essa meta!
3. Entenda a persona do seu cliente
Você ainda tem certa dificuldade para entender o que o seu cliente precisa? Então essa etapa do plano de vendas vai ajudar você!
Nela, você poderá criar uma “persona” de consumidor, ou seja, uma representação fictícia do seu cliente ideal. Um ótimo recurso para aperfeiçoar a experiência do usuário e construir um atendimento direcionado às pessoas que se identificam com sua marca.
Para a criação da persona, podem ser levantadas características como: nome, idade, estado civil, localidade, gostos pessoais e comportamentais.
4. Crie uma lista de ações
Quer acompanhar de perto a evolução da sua empresa? Então experimente criar um cronograma de atividades. Assim, você não corre o risco de deixar alguma tarefa para trás, e ainda organiza seus objetivos para cumpri-los no prazo!
Vamos a um exemplo prático? Você pode elaborar um plano de vendas para monitorar o aumento das suas vendas no prazo de um ano, com revisões a cada trimestre.
Nesse caso, o seu cronograma deve contar com todas as ações necessárias para você atingir seus objetivos ao final desse prazo.
5. Não deixe o plano apenas no papel
Por último, mas não menos importante, vem a dica que deve ser tratada como prioridade máxima! Nem pense em iniciar um plano de vendas, abandoná-lo no meio da jornada, e depois tentar retomar a mensuração dos resultados.
Não esqueça: o seu planejamento estratégico deve ser monitorado, atualizado e revisado constantemente. Caso contrário, você estará perdendo um tempo valioso!
O UOL Meu Negócio não quer ver o seu negócio estagnado. A palavra de ordem para seus próximos meses é: crescimento!
Vamos juntos levar a teoria para a prática?
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