Além dos preços atrativos, as formas de pagamento são muito importantes e influenciam o consumidor a finalizar uma compra.
Com o crescimento constante do e-commerce no Brasil, as empresas, por lidarem com um cenário de alta competitividade, tiveram que se adaptar da melhor maneira possível para agradar os seus consumidores.
Um dos principais desafios de uma loja virtual se refere as formas de pagamento que serão disponibilizadas aos clientes. Optar por diferentes opções que auxiliam na hora da compra traz benefícios tanto para o consumidor, quanto para o financeiro do lojista.
Para poder tomar a decisão correta sobre quais meios de pagamento e recursos oferecer, deve haver um estudo detalhado do perfil do cliente e fluxo de caixa. É importante sempre lembrar que, dependendo do método, o repasse do dinheiro nem sempre é imediato.
Hoje em dia, há disponível no mercado diversas opções de pagamento que se enquadram na necessidade de cada lojista. Por isso, nesse artigo, iremos explicar a importância de diversificar a ferramenta de pagamento online e como ela pode influenciar no desempenho da sua loja virtual.
- Ferramentas de pagamento online: o que são e qual a sua importância
- Como o pagamento online influencia no seu e-commerce?
- Tipos de meios de pagamento para e-commerce
- Como integrar as formas de pagamento no e-commerce?
- Como escolher as melhores formas de pagamento para sua loja virtual?
Ferramentas de pagamento online: o que são e qual a sua importância
Os cartões de crédito e débito são meios muito conhecido e comuns, mas o mercado está mudando e oferecendo novas formas de pagamento. Se seu foco é venda virtual, o ideal é oferecer várias opções para o consumidor escolher a apropriada para ele.
Utilizar de métodos tradicionais, ou até mesmo boletos bancários, incentivam os clientes a efetivarem as compras, pois de nada adianta você ter bons preços e boa variedade de produtos se não atende o meio que o cliente pode pagar, esse será um quesito muito importante que fará ele buscar pelo mesmo produto no concorrente. Portanto, para atrair um bom público, é importante se atentar a questões como essa e diversificar.
Como o pagamento online influencia no seu e-commerce?
Primeiramente, é muito importante fazer um planejamento estratégico que visa o aumento de vendas do e-commerce. Depois de responder questões de “o que” e “como” será vendido, é hora de pensar nas ferramentas de pagamento que irá disponibilizar na sua loja virtual.
Nesta etapa, você deverá avaliar com cuidado a preferência de tipo de pagamento dos seus clientes, como também as taxas e segurança que os serviços contratados irão proporcionar. Verifique no mercado opções que tem relação com os objetivos de seu negócio e coloque métodos compatíveis com o seu e-commerce
Para ter sucesso em vendas, priorize a boa experiência do consumidor em relação ao seu site, que inclui desde o momento em que ele acessa a sua loja, até a hora do pagamento. Isso irá reduzir a taxa de abandonos de carrinhos, muito comum em e-commerce, principalmente os que não possuem muito planejamento.
Tipos de meios de pagamento para e-commerce
Existe disponível no mercado diversas formas de pagamento para você incluir no seu e-commerce. Para te auxiliar na escolha, iremos listar as principais e suas respectivas características.
Cartão de crédito
O cartão de crédito é um dos meios mais utilizado, principalmente com o aumento do e-commerce no Brasil. É um método fácil, rápido e confiável, além disso possibilita que o cliente parcele suas compras em quantidades estipuladas pelo lojista.
Porém, você deve se atentar às taxas que as operadoras cobram, bem como o prazo de recebimento dos valores a receber.
Cartão de débito
A opção do cartão de débito é válida principalmente para pessoas que não possuem cartão de crédito. Essa operação não é mediada por uma operadora de maquinhas, mas sim por convênios ligados aos bancos, porém estude bem essa opção, pois as taxas não são muito convidativas.
Um lado positivo desse meio de pagamento é o prazo de recebimento do valor, onde muitas vezes é imediato, além de evitar correr o risco de o cliente solicitar estorno do valor, principalmente após o envio do produto.
Boleto bancário
Boleto bancário é uma opção cheia de benefícios. Ele é um escape para quem não utiliza cartão de crédito e muitas vezes é possível oferecer bons descontos para os clientes por se tratar de um método de pagamento a vista, além de ser bastante seguro.
Apenas alguns pontos para se atentar, apesar de ser uma opção atrativa devido as baixas taxas para emissão de boletos, há sempre o risco de o consumidor fechar a compra e não efetuar o pagamento ou até mesmo a confirmação de pagamento ser mais demorada.
Transferência online
A Transferência Online de Fundos, ou TEF é um método de pagamento muito rápido e barato. As taxas são muito baixas e o recebimento do valor é feito em poucos dias ou até mesmo horas.
Porém, essa modalidade precisa contar com sistema de segurança muito bom e robusto, pois os consumidores precisam disponibilizar informações importantes, como seus dados bancários para a plataforma, além disso, o seu site deve ter uma conexão com o internet banking das instituições bancárias.
Carteiras digitais
Apesar de não serem uma novidade no mercado, as carteiras digitais estão cada vez mais ganhando espaço entre as formas de pagamento. Isso ocorre porque a sua metodologia é bem simples, o consumidor efetua a compra por meio de um aplicativo no celular ou tablete.
Esses aplicativos guardam as informações do usuário e são utilizadas todas as vezes que for efetuar o pagamento. Eles também possuem ótimos recursos de segurança e privacidade, através da utilização de criptografias e biometria.
Milhas
A troca de milhas é um sistema bem popular entre os consumidores. Ao efetuarem as compras, os clientes acumulam pontos que podem ser trocados posteriormente por algum produto ou serviço.
Esse método é muito utilizado por companhias aéreas, mas nada te impede de fidelizar os clientes adotando esse sistema para sua empresa.
Como integrar as formas de pagamento no e-commerce?
Há três tipos de serviços que possibilitam utilizar as formas de pagamento em sua loja virtual. Veja a seguir como cada uma delas funciona:
Adquirentes
Os lojistas podem fazer parcerias com operadores como Rede, Cielo, Elavon, GetNet, Stone e outras. Essas operadoras são responsáveis por mediar a bandeira do cartão com o banco do emissor.
Esse método possibilita uma rapidez na transação, com um baixo custo de taxas, porém o sistema antifraude deve ser por conta do lojista, o que pode acabar encarecendo o processo.
Gateway de pagamento
Os gateways de pagamento, em resumo, funcionam como se fosse uma maquininha de cartão, porém de forma virtual. As informações dos clientes são enviadas aos responsáveis pela bandeira do cartão, que informará se há limite ou não disponível para efetuar a compra.
Além disso, eles costumam ter taxas mais acessíveis, porém é preciso fazer um contrato individual para cada bandeira de cartão, o que pode se tornar inviável para pequenos comerciantes.
Intermediador de pagamento
Os intermediadores de pagamento famosos como o PagSeguro fazem a mediação entre o comprador, lojista e instituições bancárias.
Esse sistema é cheio de vantagens, começando por, muitas vezes, oferecer serviços antifraude, além de disponibilizar uma grande diversidade de formas de pagamento e bandeiras de cartão.
Como escolher as melhores formas de pagamento para sua loja virtual?
Agora que você já conhece algumas das formas de pagamento bastante utilizadas no mercado atualmente, iremos dar dicas para definir os métodos de pagamento que serão disponibilizados em seu e-commerce.
Estude o perfil do público alvo
Há várias formas de você entender o perfil dos seus clientes. Comece analisando os clientes que você já possui e a preferência deles em relação ao tipo de pagamento. Se atente também a idade das pessoas que consomem em seu site, se você está lidando com jovens, eles normalmente irão optar por opções mais modernas, como carteiras digitais.
Há também pessoas que preferem parcelar, outras que procuram por descontos a vista e aquelas que nem sequer possui um cartão de crédito.
Observe o concorrente
Estude o seu concorrente e veja as opções de pagamento que ele oferece. Avalie quais opções você também deveria oferecer e não se esqueça de inovar. Oferecer algo diferente te coloca a um passo à frente da concorrência.
Prazos e taxas
Praticamente todos os métodos de pagamento disponíveis no marcado cobram taxa pelo serviço oferecido. Analise essas porcentagens e veja qual é o mais vantajoso para o seu caso em particular.
Além disso, se atente ao prazo para o recebimento dos valores, pois eles variam bastante de acordo com o tipo de pagamento escolhido.
Priorize a segurança
No mundo da internet há muitas possibilidades de fraudes. É muito importante ficar atento a segurança das suas soluções de pagamentos, esses sistemas devem garantir a detecção de fraudes de cartões, por exemplo.
Agora que você já conhece as formas de pagamentos disponíveis e como escolher, você deve estudar com cuidado e fazer a sua decisão de forma consciente. Essas soluções trarão benefícios tanto para os clientes, quanto para o seu negócio.