EmpreendedorismoOtimização de lojaPresença digitalProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTudo para sua Loja Virtual

Saiba como escolher uma hospedagem para loja virtual

4 Mins read

Abrir uma loja virtual não é algo simples, é necessário se atentar a diversos fatores como domínio, plataforma e, principalmente, escolher uma boa empresa com serviço de hospedagem para e-commerce.

 Atualmente há diversas opções de hospedagens no mercado, porém é muito importante verificar os tipos de serviços e planos que a empresa oferece, além de aspectos como bom atendimento e suporte ao cliente.

 Para auxiliá-los na escolha, iremos explicar como funciona uma hospedagem para loja virtual, suas características e os pontos importantes que podem pesar na sua decisão.

  • O que é hospedagem para loja virtual?
  • Por que é importante ter uma hospedagem de qualidade?
  • Quais são os tipos de hospedagens para e-commerce?
  • Como escolher o melhor serviço para hospedagem de sites?

O que é hospedagem para loja virtual?

Para compreender de forma fácil o que é hospedagem de site e como criar um site para sua empresa, vamos relacioná-lo com uma loja física. Após concluir todos os processos burocráticos de sua empresa, o próximo passo é alugar ou comprar um estabelecimento para você poder comercializar os produtos. Com o e-commerce não é diferente, pois para conseguir um espaço na internet é preciso alugar um plano de hospedagem de site, assim você terá um local para armazenamento de arquivos, imagens e textos, que ficará disponível 24 horas por dia.

 Assim como o estabelecimento comercial, você aluga a hospedagem para sites totalmente vazia no momento da aquisição. Posteriormente você terá recursos para complementá-la de acordo com o que necessita.

 Para criar uma loja virtual e para que ela seja encontrada pelas pessoas, é preciso adquirir um domínio, diferentemente da hospedagem, ele não armazena nenhum dado, apenas serve como o endereço eletrônico na internet.

Por que é importante ter uma hospedagem de qualidade?

A falta de qualidade de uma hospedagem pode influenciar nos resultados do e-commerce, pois você poderá enfrentar problemas com a estabilidade, apoio e suporte técnico e desempenho do site.

Uptime

Um fator muito importante na escolha do servidor é garantir que seus clientes tenham acesso ao seu site a qualquer momento, denominado como Uptime. Se seu serviço for de baixa qualidade, poderá ter complicações no funcionamento do site, tornando-o inoperante e impedindo que clientes possam acessá-lo com facilidade.

Medidas de segurança

A segurança é o ponto mais importante para você se atentar. Diariamente estamos sujeitos a ações de hackers ou infecção por malwares e isso pode prejudicar o desempenho do site ou chegar informações em mãos erradas. Por isso é tão importante investir em segurança para seus dados, principalmente se seu e-commerce necessitar de armazenamento para diversas elementos confidenciais.

É indispensável obter um servidor que disponibilize certificados de segurança como o HTTPS e Certificado SSL, pois estes garantem uma criptografia segura ao chegar no banco de dados, além de ser um fator para ranqueamento de pesquisa em sites de busca.

Mais rapidez

Sites que demoram muito para carregar interferem na decisão de compra do cliente além de influenciar no resultado de busca na internet, pois os buscadores priorizam sites mais velozes.

Caso o seu site de compras virtuais demore mais que dois segundos para fazer o carregamento, opte por otimizar o desenvolvimento do site ou da hospedagem. Um site mais ágil deixa os clientes mais satisfeitos gerando melhorias nas vendas e lucros.

Quais são os tipos de hospedagens para e-commerce?

Agora que você já aprendeu um pouco sobre o que é uma hospedagem para loja virtual, iremos nos aprofundar e mostrar sobre três diferentes tipos de hospedagens que existem no mercado, sendo que cada um é indicado para determinados tipos e tamanhos de sites. Conheça a seguir as diferenças entre eles.

Hospedagem compartilhada

A hospedagem compartilhada é uma forma útil e econômica para o seu negócio virtual, principalmente para quem está começando e necessita ter seu próprio site para e-commerce.

O servidor contratado que faz a hospedagem divide os mesmos recursos com outros sites. Apesar do nome “compartilhada”, nenhum site consegue ter acesso ou controle em relação ao outro. Esse tipo de hospedagem possui diversos serviços completos para garantir funcionalidade e eficiência.

A hospedagem compartilhada costuma oferecer funcionalidades como amplo espaço de armazenamento, cadastro de mais de uma conta de e-mail e possibilidade de execução pelo WordPress. Portanto, é uma ótima solução para quem busca por custo-benefício.

Vps – servidor virtual privado

Essa opção é geralmente destinada à donos de sites que possuem um tráfego médio de visitas, mas que ultrapassam os limites dos planos de hospedam compartilhada, porém, ainda assim, não atinge os quesitos de um servidor dedicado.

A hospedagem VPS utiliza a tecnologia virtual, com recursos privados em um servidor com vários usuários. Esta é uma solução de hospedagem ainda mais segura e estável do que a compartilhada.

Servidor dedicado

Se você tem um site que necessita de serviços com configurações mais específicas e técnicas, a opção é contratar um servidor dedicado. Este tipo de hospedagem garante diversas vantagens como: autonomia de instalação de sistemas, mais espaço para armazenamento e versatilidade.

 Portanto, como o servidor dedicado possui todos os recursos reservados, ele é uma ótima escolha para e-commerce já consolidado no mercado e com alto tráfego de acessos.

Como escolher o melhor serviço para hospedagem de sites?

Além de tudo o que já mencionamos anteriormente, é importante saber algumas características necessárias na hora de contratar um serviço de hospedagem. Veja a seguir esses aspectos que devem ser considerados.

Capacidade de processamento

É importante se atentar à necessidade técnica de hospedagem da sua loja virtual. Para isso você deve adquirir planos compatíveis com o espaço de armazenamento que você irá precisar para o seu e-commerce.

Suporte técnico especializado

Diversas empresas mais baratas não possuem um suporte técnico qualificado e seu problema muitas vezes não será resolvido no momento que precisar, podendo demorar dias para ter um retorno.

Escolha um provedor que tenha um suporte técnico a qualquer momento, com recursos e atendimentos eficientes.

Custo-benefício

O preço não deve ser um elemento decisivo para a sua escolha. Compare os planos e serviços oferecidos por cada provedor e atente-se aos benefícios e reputação dessa empresa. Portanto, antes de contratar, procure comentários de outros clientes sobre o serviço e veja se ele é bem avaliado.

Ter um site em uma boa plataforma de hospedagem é fundamental para evitar problemas futuros tanto para você, quanto para os seus clientes. Lembre-se que para um e-commerce cada segundo conta, pois se houver qualquer tipo de contratempo, serão vendas não realizadas, em compensação uma plataforma de qualidade afeta positivamente no seu negócio

Para evitar frustrações e dificuldades, faça comparações pertinentes à sua necessidade e vejo tudo o que o servidor tem a te oferecer de benefícios.


Related posts
Soluções

Shopping UOL: confira tudo sobre o marketplace do UOL HOST

3 Mins read
Na última terça-feira, dia 23/04, o UOL HOST fez o lançamento do Shopping UOL, o seu próprio marketplace, uma nova solução para…
Soluções

Como escolher a plataforma de e-commerce ideal para o seu negócio

4 Mins read
Escolher a plataforma de e-commerce ideal pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio online. Hoje em…
Soluções

Como começar a empreender? 7 dicas para iniciar seu negócio ainda em 2024

6 Mins read
Sabemos o quanto empreender do zero é uma jornada desafiadora, repleta de oportunidades e claro, muitos obstáculos. Se você está ansioso para…