Como escolher a melhor hospedagem para blog?

Como escolher a melhor hospedagem para blog?

Você trabalha com produção de conteúdo escrito na internet? Esse mercado está super em alta ultimamente, justamente pela facilidade de acesso à informação no mundo virtual. 

Sabe quando você abre um e-mail, interage nas redes sociais e lê materiais escritos? Podemos afirmar que esses dados estão armazenados em um servidor online, uma hospedagem que permite o acesso dos usuários e de quem está postando o conteúdo.

Neste artigo você vai saber qual a melhor opção de hospedagem para o seu blog.  

Por que preciso da melhor hospedagem para blog?

Muitas pessoas têm aproveitado a internet para criar conteúdo, seja para um blog, site ou nas redes sociais. Dessa forma, levando-os a garantir uma renda principal ou mesmo para complementar o ganho mensal, como é o caso de:

  • Criadores de conteúdo escrito, em vídeo ou ,como: redatores, roteiristas de vídeo e etc.
  • Social Media (profissional que gerencia as redes sociais de clientes)
  • Designers (profissionais que criam peças e ilustrações para propagandas e campanhas)

Então, quando se gera conteúdo para a internet, é preciso que haja um espaço disponível para o armazenamento de toda a informação colocada na rede. 

Sabendo disso, muitas dúvidas têm aparecido com relação à necessidade ou não de uma hospedagem para o seu blog, site ou loja virtual. 

A resposta para essa dúvida é que sim, o ideal é que o empreendedor tenha acesso a uma hospedagem de confiança e autoridade para a sua plataforma de conteúdo, pois isso gera segurança tanto para quem produz, como para os usuários e leitores que encontrarão o seu blog com facilidade.

O que significa investir nesse serviço?

Precisamos levar em conta que em um blog ou site, grande parte do conteúdo ocupa bastante espaço, ou seja, ele não pode ficar solto na internet, como se não tivesse autoria de alguém.

Além do mais, o profissional que trabalha nessa área deseja ter a segurança de que o seu conteúdo está bem armazenado e possui fácil acesso na internet. Então quando se fala em hospedagem, tudo isso faz parte do processo.

Então a hospedagem é um lugar onde são guardadas as informações de sites, blogs e todo conteúdo escrito, bem como mídia de áudio ou vídeo na internet. 

O domínio é o mesmo que hospedagem? A resposta é não. O domínio é o endereço do seu blog na internet, levando o nome que você escolheu para ele, por exemplo, blogdacarol.com.br

Quais são os tipos de hospedagem de sites? 

A hospedagem de sites é um serviço comercializado por empresas especialistas no assunto, aquelas que entendem a importância de se escolher a melhor hospedagem para blog e sites, bem como o impacto positivo que isso gera na internet. 

Por isso, você precisa saber quais são os principais tipos de hospedagem, para que ao criar o seu blog, o processo seja mais fácil de concluir. 

Se já tem uma hospedagem, que tal dar uma olhada nas opções abaixo e verificar se a que você escolheu está te proporcionando esses benefícios?

Servidor Compartilhado 

Trata-se de uma das hospedagens mais utilizadas em blogs, devido ao preço ser mais em conta – o que é um ótimo negócio para quem está começando. 

O custo dessa hospedagem é mais barato porque a empresa que fornece a hospedagem divide os gastos com outros clientes, rateando o valor entre todos. 

Por outro lado, além dos custos serem compartilhados, os recursos de armazenamento de dados também é dividido com outros usuários, limitando o uso da hospedagem e o seu desempenho. 

A solução para esse problema é: para começar o seu blog, a hospedagem compartilhada é uma boa opção. Mas, assim que o número de leitores e as visualizações aumentam, a partir de 500 visitas diárias e subindo gradativamente (de 1.000 visitas para cima, todos os dias), é hora de investir em um serviço de armazenamento mais robusto. 

Hospedagem Dedicada 

Nesse modelo você consegue ter uma hospedagem somente sua, incluindo os recursos de armazenamento, proporcionando um melhor desempenho da página do blog. 

O custo de ter uma hospedagem só sua pode ser um pouco maior, mas o investimento vale a pena a longo prazo, já que ninguém poderá acessar as suas informações no servidor.  

Servidor Virtual Privado 

Esse tipo de hospedagem vem da sigla em inglês Virtual Private Server (VPS), que significa Servidor Virtual Privado. 

Esse servidor possui os elementos encontrados na hospedagem compartilhada e também as do servidor dedicado (que citamos no tópico anterior). 

Neste caso, acontece o seguinte: vários servidores virtuais são armazenados dentro de um servidor maior que contém mais recursos e um desempenho ainda melhor na entrega das informações.  

Diferentemente do servidor compartilhado onde os recursos são limitados e divididos entre os demais clientes, no VPS o usuário terá um arquivo próprio para armazenamento dos dados do seu blog, com toda a segurança, ou seja, é um ótimo negócio apostar em hospedagem VPS. 

Cloud 

Cloud quer dizer armazenamento de informações na nuvem, ou seja, as informações ficam guardadas em um sistema online de fácil acesso aos usuários, mas com segurança.

É possível armazenar conteúdos escritos, áudios e vídeos, tornando o acesso rápido e fácil. 

  • O Cloud não ocupa espaço no HD do computador ou celular, otimizando esse recurso.
  • No caso da hospedagem em nuvem vários servidores funcionam conectados entre si, formando um sistema de funcionamento chamado cluster. 
  • O blog que utiliza esse recurso terá os seus dados salvos em vários servidores, o que significa mais espaço de armazenamento de informações. 
  • Esse sistema é mais estável do que os outros, já que o cliente não precisará mudar de hospedagem tão cedo – a não ser que ele precise. 
  • O preço para adquirir a hospedagem Cloud é bem acessível devido à grande procura dos usuários.

>> Com o UOL Host, você tem acesso a hospedagem na nuvem – Cloud – e garante ainda mais credibilidade para o seu negócio. Conte com quem já tem experiência e qualidade garantida no mercado!

Gratuita ou paga?

Se você usa o blog como se fosse um hobby, ou seja, uma atividade que lhe dá prazer, sem a pretensão de gerar renda, a hospedagem gratuita pode ser a melhor opção no seu caso.

Mas, se a ideia é trabalhar em um blog todos os dias, produzindo conteúdo relevante e que alcance várias pessoas em diferentes dispositivos, a hospedagem paga será um investimento nesse caso. 

Dicas para escolher a melhor hospedagem para o seu blog

Conseguimos explicar um pouco de como funciona o serviço de hospedagem, os tipos e se vale a pena investir em um sistema pago ou gratuito. 

Agora, iremos dar dicas de como escolher a melhor hospedagem para blog a fim de fazer você tomar uma excelente decisão. Vamos lá?

  • Escolha grandes nomes de hospedagem: é preferível optar por empresas que já tenham nome no mercado, garantindo que você terá um serviço de confiança e qualidade, como do UOL Host, por exemplo 
  • Garantia de suporte ao cliente: o cliente deseja ser atendido sempre que precisar através do suporte da empresa, resolvendo o problema imediatamente quando ele surgir
  • Análise de custo benefício: nem sempre a hospedagem mais cara é a melhor, assim como a mais barata. O ideal é escolher um serviço que atenda a sua necessidade no momento, garantindo segurança e estabilidade em seu servidor
  • Segurança dos seus dados: os dados precisam estar seguros na hospedagem que você contratar, livre de hackers e ameaças externas ao seu ambiente online

Esperamos ter ajudado você a decidir pela melhor hospedagem para blog, garantindo tudo o que precisa para fazer o seu conteúdo ser acessado por mais pessoas na internet. 
Se o seu objetivo é viver da escrita, separamos para você esse ebook que vai te ajudar com dicas exclusivas, até mesmo para quem está começando na área e deseja alcançar possíveis clientes com o seu conteúdo. Boa leitura!