Ao longo dos doze meses do ano você tem ao menos 8 oportunidades para vender mais e faturar como nunca. Já parou para pensar nisso?
Estamos falando das chamadas “datas comemorativas”, que são dias especiais do calendário que destacam eventos tradicionais, homenageiam figuras importantes, ou simplesmente foram criados para movimentar o comércio.
Vamos relembrar que datas sazonais são essas?
No primeiro trimestre do ano é possível aproveitar o clima de folia do Carnaval. Logo depois, vem a Páscoa e o combo das datas comemorativas mais lucrativas do ano: Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais.
Encerrando o ano, vem o Dia das Crianças, a tão aguardada Black Friday e o evento mais importante para o comércio: o Natal!
Diante de tantas possibilidades para planejar novas campanhas, você sabe como fazer uma previsão de faturamento para datas comemorativas?
Se ainda não, é hora de aprender a definir suas metas de faturamento para aproveitar os momentos de maior volume de vendas.
Quer saber como? Acompanhe o nosso conteúdo!
O que é previsão de faturamento?
Previsão de faturamento é um processo realizado para identificar o quanto de dinheiro pode entrar e sair do caixa da empresa em um determinado período.
No caso das datas sazonais, essa previsão pode ser feita de maneira prévia e planejada, já que o empreendedor normalmente sabe o período em que as vendas aumentam.
Fundamental para mapear a saúde financeira de um negócio, a previsão de faturamento funciona como uma espécie de “raio-x”, indicando se a empresa tem potencial para faturar ou se é melhor ter cautela e não realizar grandes investimentos para as datas sazonais.
Quais os benefícios de realizá-la?
Se você ainda não percebeu a importância de uma previsão de faturamento, o UOL Meu Negócio vai mostrar bons motivos para colocá-la em prática na sua empresa.
Antes de conhecer as suas vantagens, é importante ter em mente a importância de ter uma projeção correta de faturamento, caso contrário, os resultados do seu negócio podem ser seriamente comprometidos.
Isso porque, quando uma empresa subestima seu faturamento – apontando erroneamente que o lucro em um período pode não ser tão grande –, pode levar a empréstimos sem necessidade ou a cortes de despesas desnecessários.
Por outro lado, quando uma empresa superestima a entrada de capital – apontando equivocadamente que o lucro em um período pode superar as expectativas –, pode ter a saúde financeira comprometida ao assumir investimentos que não poderá cobrir no futuro.
Viu como é importante se preparar para o volume de vendas que está por vir? De forma planejada e cautelosa, é possível ter resultados coerentes e evitar falhas que induzem o empreendedor ao erro.
Quer mais benefícios? A previsão de faturamento reduz gastos, já que é possível analisar o fluxo de caixa, identificar possíveis gargalos e gastos desnecessários.
Também fica mais fácil identificar potenciais ameaças, antes mesmo que aconteçam. Assim, o empreendedor tem mais tempo para planejar estratégias e tomar decisões!
Como fazer uma previsão de faturamento para datas comemorativas?
As datas comemorativas são ótimos períodos para você planejar promoções, liberar o estoque e, assim, conquistar um consumidor que não compra frequentemente na sua loja.
Para que você tenha sucesso nessas vendas, é imprescindível se planejar e preparar o caixa da sua empresa. Como isso pode ser feito? Através de uma boa previsão de faturamento!
Se você ainda não sabe por onde começar, o UOL Meu Negócio facilita a sua vida. Vamos mostrar 5 passos super assertivos para você colocar a mão na massa e ter mais segurança ao planejar as próximas campanhas. Acompanhe!
Defina um período de projeção de faturamento
Esse é o primeiro passo para que a sua previsão de faturamento seja eficiente, pois no caso das datas comemorativas o intervalo de tempo pode ser bem apertado.
Considerando que as principais datas sazonais estão presentes ao longo de todo o ano, talvez você tenha que escolher algum período específico para fazer essa análise.
Seja qual for o período escolhido na sua estratégia, o segredo é considerar o mesmo período do ano anterior, assim você terá boas informações para efeito de comparação.
Utilize dados financeiros confiáveis da empresa a seu favor
Para realizar a previsão de faturamento é necessário reunir todos os dados financeiros do seu negócio. Ou seja, para que as projeções sejam confiáveis, é importante considerar tudo o que pode afetar seu faturamento, positiva ou negativamente.
Nessa etapa, você pode considerar o histórico de vendas, as contas a pagar e a receber, e até mesmo o histórico de pagamentos recebidos pelos mais diversos meios – seja pelo cartão de crédito, boleto bancário ou Pix.
Dessa forma, fica mais fácil prever quanto o seu negócio pode faturar e até mesmo identificar o meio de pagamento preferido dos seus clientes!
Analise o fluxo de caixa e avalie o histórico de faturamento destas datas
O fluxo de caixa revela as receitas e as despesas do seu negócio, por isso ele é um recurso tão importante para a previsão de faturamento da sua empresa.
Com essa análise, você consegue mensurar a liquidez do caixa, ou seja, é possível saber a quantidade de dinheiro que entra e sai. Lembre-se: para prever os períodos em que haverá mais recursos disponíveis, é fundamental manter essas informações atualizadas!
No momento de reunir as despesas, não esqueça de considerar os gastos fixos. No caso de lojas físicas, é preciso incluir o aluguel do espaço, por exemplo. Se você trabalha com uma loja virtual, o plano mensal da sua plataforma também deve ser levado em conta!
Observe o cenário econômico atual e a concorrência
Por mais que o último ano base tenha sido muito positivo para as suas vendas, é preciso considerar todos os cenários possíveis em uma previsão de faturamento – seja ele otimista, neutro ou pessimista!
Como toda previsão, a intenção é preparar o seu negócio para um cenário futuro. Portanto, tenha bastante cautela e prepare o seu orçamento para possíveis surpresas que possam surgir no meio do caminho.
Também é importante analisar fatores externos, como a concorrência, por exemplo. Assim, você pode observar se as estratégias dos seus competidores diretos deram resultados positivos no passado.
Monitore os resultados e torne sua métrica mais precisa a cada ano
Chegou a hora de vender? Ótimo! Mas isso não quer dizer que o seu trabalho termina por aqui. Após a realização das campanhas sazonais, é recomendado que você monitore e analise os resultados obtidos.
Dessa forma, é possível acompanhar de perto se a sua previsão de faturamento está condizente com a realidade. Caso contrário, ainda dá tempo de identificar as falhas e se preparar para as próximas datas comemorativas!
Gostou de conhecer as boas práticas que vão ajudar nas suas próximas campanhas? Agora, chegou a hora de deixar o seu negócio preparado para as futuras datas comemorativas!
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Aproveite essa parceria hoje mesmo e em qualquer outra época do ano!